ESTE ARTIGO EXPLANA OS RESULTADOS DE ESTRATÉGIAS ENSINO-PEDAGÓGICAS EM TORNO DO PROJETO DE MONITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB, CAMPUS I, PARA A DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA EXPERIMENTAL. OBJETIVOU-SE A AVALIAÇÃO COMPARATIVA DO APRENDIZADO DOS DISCENTES, PARTINDO-SE DAS MÉDIAS PARCIAIS E TOTAIS DAS TURMAS INTEGRANTES DO PROJETO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE NATUREZA LABORATORIAL, GERENCIAL E EDUCACIONAL, TENDO COMO INSTRUMENTOS: COLETA E ACOMPANHAMENTO EM TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS EM AULAS PRÁTICAS; ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MÉTODOS PARA INSERÇÃO NO ROTEIRO DA DISCIPLINA; ACOMPANHAMENTO “IN LOCO” DO DESEMPENHO DOS EDUCANDOS EM LABORATÓRIO; PREPARO, OTIMIZAÇÃO E ACONDICIONAMENTO DOS REAGENTES A SEREM EMPREGADOS EM AULAS PRÁTICAS. A PESQUISA FOI REALIZADA NOS PERÍODOS DE 2017.2 E 2018.1 DA INSTITUIÇÃO, ABRANGENDO CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, BACHARELADO EM QUÍMICA, QUÍMICA INDUSTRIAL, ENGENHARIA QUÍMICA E FARMÁCIA. APÓS O PROJETO DE MONITORIA, NOS DOIS PERÍODOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER UM AUMENTO NO DESEMPENHO ESCOLAR DO CORPO DISCENTE ASSISTIDOS PELA MONITORIA NA DISCIPLINA. ALÉM DISSO, FOI PROMOVIDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AOS MONITORES INTEGRANTES, SOB SUPERVISÃO DO PROFESSOR-ORIENTADOR, COM O CUIDADO NO MANUSEIO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS EM LABORATÓRIO, ALÉM DA PROMOÇÃO DE UM MAIOR APRENDIZADO DO MONITOR NA ÁREA E INTERESSE A PARTIR DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA.