CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56692 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 291 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO" "resumo" => "O PROJETO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO – LIC SESI- PB, OFERECE AOS ESTUDANTES VIVÊNCIAS EM PESQUISAS, SENTIDO E MOTIVO PARA APRENDER E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE. RECOMENDA-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS SEJA BASEADO EM METODOLOGIAS PLURALISTAS DE MANEIRA A ATENDER AS PERSPECTIVAS DA SOCIEDADE O SÉCULO XXI. PARA ISSO DESTACAMOS AS METODOLOGIAS ATIVAS E A ABORDAGEM STEAM NESTE PROCESSO. O OBJETIVO FOI SONDAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SESI EM CAMPINA GRANDE-PB, SOBRE A CIÊNCIA E O TRABALHO CIENTÍFICO, EM SEGUIDA VERIFICOU-SE A MUDANÇA DE CONCEPÇÃO AO DECORRER DOS ENCONTROS DO PROJETO LIC. A AMOSTRA DO ESTUDO TOTALIZOU-SE QUINZE (15) ESTUDANTES, SENDO 2 DO SEXO MASCULINO, 13 DO SEXO FEMININO, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS, TODOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.FOI SOLICITADO AOS ESTUDANTES QUE REPRESENTASSEM NA FORMA DE DESENHO A FIGURA DA “PESSOA QUE FAZ CIÊNCIA”, A FIM DE SONDAR A PERCEPÇÃO SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO. AS INTERVENÇÕES APRESENTADAS FORAM ELABORADAS SEGUINDO A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. APESAR DA AMOSTRA DA PESQUISA SER PEQUENA OS DESENHOS RETRATADOS FORAM AO ENCONTRO DE UMA IMAGEM DEFORMADA E ESTEREOTIPADA DO TRABALHO CIENTÍFICO. APÓS AS INTERVENÇÕES, OS ALUNOS CONSIDERARAM A CIÊNCIA NÃO APENAS COMO UMA ÁREA PREDOMINANTEMENTE MASCULINA, MAS ONDE TODOS OS GÊNEROS, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS PODEM E DEVEM FAZER PARTE. ALÉM DE VALIDAR A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO, OS RESULTADOS REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS QUE DESENVOLVAM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL CONCOMITANTE A EDUCAÇÃO FORMAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, CIENTISTA, IMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID291_30062019204914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO ADELINO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ADELINO" "autor_email" => "eadelino.eduardoadelino@g" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56692 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 291 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO" "resumo" => "O PROJETO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO – LIC SESI- PB, OFERECE AOS ESTUDANTES VIVÊNCIAS EM PESQUISAS, SENTIDO E MOTIVO PARA APRENDER E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE. RECOMENDA-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS SEJA BASEADO EM METODOLOGIAS PLURALISTAS DE MANEIRA A ATENDER AS PERSPECTIVAS DA SOCIEDADE O SÉCULO XXI. PARA ISSO DESTACAMOS AS METODOLOGIAS ATIVAS E A ABORDAGEM STEAM NESTE PROCESSO. O OBJETIVO FOI SONDAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SESI EM CAMPINA GRANDE-PB, SOBRE A CIÊNCIA E O TRABALHO CIENTÍFICO, EM SEGUIDA VERIFICOU-SE A MUDANÇA DE CONCEPÇÃO AO DECORRER DOS ENCONTROS DO PROJETO LIC. A AMOSTRA DO ESTUDO TOTALIZOU-SE QUINZE (15) ESTUDANTES, SENDO 2 DO SEXO MASCULINO, 13 DO SEXO FEMININO, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS, TODOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.FOI SOLICITADO AOS ESTUDANTES QUE REPRESENTASSEM NA FORMA DE DESENHO A FIGURA DA “PESSOA QUE FAZ CIÊNCIA”, A FIM DE SONDAR A PERCEPÇÃO SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO. AS INTERVENÇÕES APRESENTADAS FORAM ELABORADAS SEGUINDO A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. APESAR DA AMOSTRA DA PESQUISA SER PEQUENA OS DESENHOS RETRATADOS FORAM AO ENCONTRO DE UMA IMAGEM DEFORMADA E ESTEREOTIPADA DO TRABALHO CIENTÍFICO. APÓS AS INTERVENÇÕES, OS ALUNOS CONSIDERARAM A CIÊNCIA NÃO APENAS COMO UMA ÁREA PREDOMINANTEMENTE MASCULINA, MAS ONDE TODOS OS GÊNEROS, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS PODEM E DEVEM FAZER PARTE. ALÉM DE VALIDAR A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO, OS RESULTADOS REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS QUE DESENVOLVAM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL CONCOMITANTE A EDUCAÇÃO FORMAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, CIENTISTA, IMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID291_30062019204914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO ADELINO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ADELINO" "autor_email" => "eadelino.eduardoadelino@g" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }