ESTE TRABALHO ABORDA UM ASSUNTO QUE É BASTANTE DISCUTIDO POR TODOS NO MEIO EDUCACIONAL, ONDE O ENSINO SE TORNA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL, POIS A INDISCIPLINA DOS ALUNOS NOS DIAS ATUAIS É NOTÓRIA E PARECE SER IRREVERSÍVEL ATÉ O PRESENTE MOMENTO. SÃO MUITOS OS PONTOS A SEREM DISCUTIDOS E INVESTIGADOS PARA EXPLICAR ESSE COMPORTAMENTO. OS PROGRAMAS PEDAGÓGICOS SÃO DE CERTO MODO, UMA DAS FERRAMENTAS QUE VEM AJUDANDO A EDUCAÇÃO, COM PROPOSTAS DE INOVAR O ENSINO, PARA QUE O RENDIMENTO E APRENDIZAGEM SEJAM SATISFATÓRIOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É FAZER REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, LOCALIZADA NA CIDADE DE CUITÉ – PB, POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – CAPES – SUBPROJETO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG/CES, ONDE FOI OBSERVADO A INDISCIPLINA E A DIFICULDADE DE ENSINO EM SALA DE AULA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DE INTERVENÇÃO PARA TENTAR MUDAR ESSA REALIDADE QUE SE ESTENDE POR TODA REDE PÚBLICA DE ENSINO. AS REFLEXÕES FEITAS SERVIRAM COMO IDENTIFICAÇÃO E NORTEAMENTO PARA NOVOS CAMINHOS A SEREM TRILHADOS RUMO A UMA EDUCAÇÃO COM RENDIMENTOS POSITIVOS.