O SOLO É O SUSTENTÁCULO DA VIDA E TODOS OS ORGANISMOS TERRESTRES DELE DEPENDEM DIRETA OU INDIRETAMENTE, PORÉM O ENSINO DESSE CONTEÚDO NO ENSINO FUNDAMENTAL É CONSIDERADO DE QUALIDADE INFERIOR À DESEJADA. DIANTE DISSO, VIU-SE A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PARA ABORDAGEM DESSE TEMA, COMO A EXPERIMENTAÇÃO, A FIM DE DESPERTAR NOS ALUNOS O INTERESSE E MOTIVAÇÃO NECESSÁRIA PARA TORNÁ-LOS MAIS ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, DA ESCOLA MUNICIPAL CEAI ANTÔNIO MARIZ, SITUADA EM UMA ÁREA URBANA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI PROPICIAR AOS ALUNOS OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS SOBRE OS SOLOS, ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS DIFERENCIADAS, TORNANDO DESSA FORMA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO.