O ENSINO DE QUÍMICA É MARCADO POR CRÍTICAS E INSATISFAÇÕES, AS QUAIS ESTÃO ATRELADAS, PRINCIPALMENTE ENTRE A FORMA DE ENSINAR DO PROFESSOR E AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER DOS ESTUDANTES, ALÉM DAS ABSTRAÇÕES DOS CONTEÚDOS, A UNIÃO DESSES E OUTROS FATORES LEVAM OS ESTUDANTES A NÃO COMPREENSÃO DO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO, O QUE LEVA A DESMOTIVAÇÃO. POR OUTRO LADO, NÃO É DESCONHECIDO O RELATO DOS PROFESSORES QUE OS ESTUDANTES DO SÉCULO XXI SE DISTRAEM COM FACILIDADE PRINCIPALMENTE NA PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). DIANTE DESSA REALIDADE, ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR A TECNOLOGIA COMO UMA SAÍDA PARA O PROFESSOR DE RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO. PARA TANTO, APRESENTAMOS UM TUTORIAL COM AS DISCUSSÕES SOBRE AS FUNCIONALIDADES E O DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) NA PLATAFORMA PBWORKS PARA AUXILIAR ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. O AVA PBWORKS É ORIGINÁRIO DA PLATAFORMA PBWORKS ON-LINE TEAM COLLABORATION, A QUAL SE DESTINA À CONSTRUÇÃO E EDIÇÃO DE PÁGINAS DA WEB, CHAMADAS DE WORKSPACES. O PBWORKS POSSIBILITA ATRAVÉS DE SUAS FERRAMENTAS UMA MANEIRA DE INTEGRALIZAR OS RECURSOS PRESENCIAIS COM RECURSOS VIRTUAIS, FORNECE DE MANEIRA ADEQUADA E SIMPLES O ACESSO À INFORMAÇÃO E AOS MATERIAIS DIDÁTICOS INSERIDOS EM DIVERSAS POSSIBILIDADES DE ARQUIVOS, SE CARACTERIZA POR SER UMA FERRAMENTA ASSÍNCRONA, TÊM UM BOM GERENCIAMENTO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, ASSIM COMO, OS PEDAGÓGICOS E POSSIBILITA A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES INDIVIDUAIS OU EM GRUPO.