NA CONTEMPORANEIDADE SÃO EVIDENTES AS INFLUÊNCIAS DO PARADIGMA NEWTONIANO - CARTESIANO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA, SEJA NA EDUCAÇÃO BÁSICA OU NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O TRABALHO EM SALA DE AULA ACABA POR SE BASEAR NA SEPARABILIDADE, NA LINEARIDADE E NÃO CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS, DIFICULTANDO ASSIM O DIÁLOGO ENTRE AS DISCIPLINAS E O CONTEXTO EM QUE OS EDUCANDOS ESTÃO INSERIDOS. EM OPOSIÇÃO A ESTA PROBLEMÁTICA, APRESENTAMOS A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PROBLEMATIZADO E CONTEXTUALIZADO, AFINAL, ESTA OBJETIVA-SE NA COMPREENSÃO DO MUNDO. SENDO ASSIM, NOSSA PESQUISA PARTE DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO A TRANSDISCIPLINARIDADE PODERÁ CONTRIBUIR NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS, POR PROFESSORES DE CIÊNCIA DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA? ASSIM, TEMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR DE QUE FORMA A TRANSDISCIPLINARIDADE PODERÁ CONTRIBUIR NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS ATRAVÉS DA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE CAMARAGIBE –PE. TODAVIA, FOI NECESSÁRIO, A PRIORI, CONHECER AS CONCEPÇÕES DE TRANSDISCIPLINARIDADE APRESENTADAS POR NOSSOS ATORES, QUE SE DEU ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA E DA ANÁLISE HERMENÊUTICA DIALÉTICA. ATRAVÉS DE ANOTAÇÕES NO CADERNO DE BORDO OBSERVAMOS ALGUNS OBSTÁCULOS PARA A REALIZAÇÃO DE FORMAÇÕES CONTINUADAS PARA PROFESSORES, EM ESPECIAL, OS QUE ATUAM NA REDE PARTICULAR DE ENSINO E ALGUNS AVANÇOS COMO A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO, QUE POSSUI A ALIMENTAÇÃO COM O TEMA CENTRAL.