LINS, Abigail Fregni et al.. A importância de por quês e porquês matemáticos. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/56379>. Acesso em: 22/11/2024 15:40
CABE AO PROFESSOR TRABALHAR O DIÁLOGO COM O ALUNO, MEDIANDO CONVERSAS SOBRE O CONTEÚDO E LEVANDO-O A REFLETIR. OS POR QUÊS MATEMÁTICOS TÊM ESSE OBJETIVO, EM QUE OS ALUNOS TIRAM SUAS DÚVIDAS, FAZENDO-OS QUE CONSTRUAM SEUS CONHECIMENTOS COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO, TORNANDO AINDA A AULA MAIS DIALOGADA. O POR QUÊ MATEMÁTICO AUXILIA O PROFESSOR EM VÁRIOS ASPECTOS, FAZENDO COM QUE O ALUNO TENHA MAIS INDEPENDÊNCIA EM SUA CONSTRUÇÃO COGNITIVA. NESTA LINHA DE PENSAMENTO QUE ELABORAMOS, E ESTAMOS EM ANDAMENTO, NOSSO PROJETO DE PESQUISA PROPESQ/UEPB, A EXPLORAR OS POR QUÊS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (ESCOLAS PÚBLICAS EM CAMPINA GRANDE E LAGOA SECA) E ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR (CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB). BUSCAREMOS ALCANÇAR COM NOSSA PESQUISA UM DESPERTAR ENTRE OS PARTICIPANTES PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA NECESSIDADE DE SE TRABALHAR EM SALA DE AULA OS POR QUÊS QUE VENHAM A OCORRER POR SEUS ALUNOS. EM INVESTIGAR, CASO NÃO SAIBAM, OS PORQUÊS DOS POR QUÊS MATEMÁTICOS DE SEUS ALUNOS, PARA QUE ASSIM OCORRA UMA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PLENA DE SIGNIFICADO, ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO. E QUE ESTE DESPERTAR, POR NÓS PRETENDIDO PARA COM OS PARTICIPANTES PROFESSORES DE MATEMÁTICA, SEJA FRUTÍFERO, A PROVOCAR, QUEM SABE, UM FUTURO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE ELES NA BUSCA DE MELHORIAS EM SEUS ENSINOS E NAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DE SEUS ALUNOS.