A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE (RE)CONEXÃO DO SER HUMANO COM O AMBIENTE
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56355 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 911 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE (RE)CONEXÃO DO SER HUMANO COM O AMBIENTE" "resumo" => "DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, O HOMEM SE RELACIONA COM O MEIO EM QUE VIVE, INTEGRANDO-O, INTERFERINDO DE FORMA ATIVA NA NATUREZA GERANDO IMPACTOS EM GRANDE PARTE NEGATIVOS, OCASIONANDO AQUILO QUE SE CHAMA DE CRISE AMBIENTAL. NESSE CONTEXTO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SURGE COMO UM CONTRAPONTO AO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA EM QUE SE JUSTIFICAVA A EXPLORAÇÃO DA NATUREZA EM NOME DE UM SUPOSTO DESENVOLVIMENTO. NESSES TERMOS ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR DE QUE FORMA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPICIOU UMA (RE)CONEXÃO DO HOMEM COM O MEIO AMBIENTE E ANALISAR COMO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO QUE DIZ RESPEITO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODEM CONTRIBUIR PARA A PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. TRATA-SE DE UM ESTUDO BASEADO EMINENTEMENTE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, SENDO QUE PARA FUNDAMENTAÇÃO DAS BASES EPISTEMOLÓGICAS QUE ABORDAM O TEMA FEZ-SE USO DAS OBRAS DE FREIRE (1988), LEFF (2009), E MORIN (2003). JÁ OS AUTORES RELACIONADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL FEZ-SE USO PRINCIPALMENTE DAQUELES VOLTADOS PARA A VERTENTE CRÍTICA, COMO LOUREIRO (2003) E GUIMARÃES (1995). EVIDENCIAMOS A NECESSIDADE DE NOVAS BASES EPISTEMOLÓGICAS, QUE PROPORCIONE UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE NAS PRÁTICAS DE UMA EFETIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA, DE MODO QUE OS INDIVÍDUOS SE TORNEM CRÍTICOS, REFLEXIVOS E TRANSFORMADORES. ASSIM, OBSERVAMOS QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM UMA SIGNIFICATIVA FUNÇÃO DE PERMITIR A INTEGRAÇÃO DO HOMEM COM O AMBIENTE, PROPICIANDO, ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS, PRINCÍPIOS E COMPORTAMENTOS, A INSERÇÃO DO SER HUMANO COMO CIDADÃO ATIVO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CRISE AMBIENTAL, (RE)CONEXÃO, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID911_25062019182636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY DE SOUSA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLY SOUSA" "autor_email" => "danibiologia20@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56355 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 911 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE (RE)CONEXÃO DO SER HUMANO COM O AMBIENTE" "resumo" => "DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, O HOMEM SE RELACIONA COM O MEIO EM QUE VIVE, INTEGRANDO-O, INTERFERINDO DE FORMA ATIVA NA NATUREZA GERANDO IMPACTOS EM GRANDE PARTE NEGATIVOS, OCASIONANDO AQUILO QUE SE CHAMA DE CRISE AMBIENTAL. NESSE CONTEXTO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SURGE COMO UM CONTRAPONTO AO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA EM QUE SE JUSTIFICAVA A EXPLORAÇÃO DA NATUREZA EM NOME DE UM SUPOSTO DESENVOLVIMENTO. NESSES TERMOS ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR DE QUE FORMA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPICIOU UMA (RE)CONEXÃO DO HOMEM COM O MEIO AMBIENTE E ANALISAR COMO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO QUE DIZ RESPEITO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODEM CONTRIBUIR PARA A PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. TRATA-SE DE UM ESTUDO BASEADO EMINENTEMENTE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, SENDO QUE PARA FUNDAMENTAÇÃO DAS BASES EPISTEMOLÓGICAS QUE ABORDAM O TEMA FEZ-SE USO DAS OBRAS DE FREIRE (1988), LEFF (2009), E MORIN (2003). JÁ OS AUTORES RELACIONADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL FEZ-SE USO PRINCIPALMENTE DAQUELES VOLTADOS PARA A VERTENTE CRÍTICA, COMO LOUREIRO (2003) E GUIMARÃES (1995). EVIDENCIAMOS A NECESSIDADE DE NOVAS BASES EPISTEMOLÓGICAS, QUE PROPORCIONE UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE NAS PRÁTICAS DE UMA EFETIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA, DE MODO QUE OS INDIVÍDUOS SE TORNEM CRÍTICOS, REFLEXIVOS E TRANSFORMADORES. ASSIM, OBSERVAMOS QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM UMA SIGNIFICATIVA FUNÇÃO DE PERMITIR A INTEGRAÇÃO DO HOMEM COM O AMBIENTE, PROPICIANDO, ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS, PRINCÍPIOS E COMPORTAMENTOS, A INSERÇÃO DO SER HUMANO COMO CIDADÃO ATIVO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CRISE AMBIENTAL, (RE)CONEXÃO, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID911_25062019182636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY DE SOUSA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLY SOUSA" "autor_email" => "danibiologia20@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }