ESTE ARTIGO ANALISA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE HIDROCARBONETO POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO SUPERIOR DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (SDI), QUE ALÉM DE TÉCNICA PARA COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E METODOLÓGICA. NESSE SENTIDO, OBJETIVOU-SE ESPECIFICAMENTE EM IDENTIFICAR O CONCEITO DE HIDROCARBONETOS APRESENTADO POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA. PARA A ANÁLISE, ESCOLHEU-SE A TÉCNICA DE ANALISE HERMENÊUTICA-DIALÉTICA. A SÍNTESE FINAL APROXIMOU-SE DA DEFINIÇÃO DA IUPAC PARA HIDROCARBONETOS. ALÉM DISSO, VERIFICOU-SE QUE O USO DESSA FERRAMENTA EM SALAS DE AULA DE QUÍMICA POSSIBILITA A MAIOR INTERAÇÃO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDOS, PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DA SDI CONTRIBUI PARA O DIÁLOGO ENTRE OS PARES E PROTAGONISMO ESTUDANTIL, AFINAL, OS EDUCANDOS PARTICIPAM ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO ESCOLHIDO E ISSO POSSIBILITA QUE O CONHECIMENTO SE APROXIME DA REALIDADE EM QUE O EDUCANDO ESTÁ INSERIDO E TORNE - SE CADA VEZ MAIS SIGNIFICATIVO.