A ÁLGEBRA E O SEU ENSINO NA ATUALIDADE: UMA PESQUISA DO ENCANTAMENTO À APRENDIZAGEM
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56344 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 1749 "titulo" => "A ÁLGEBRA E O SEU ENSINO NA ATUALIDADE: UMA PESQUISA DO ENCANTAMENTO À APRENDIZAGEM" "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DE CUNHO QUALITATIVO, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO SENTIDO DE RECONSTRUIR DETERMINADOS CONCEITOS ALGÉBRICOS E/OU RESSIGNIFICÁ-LOS A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, DESTACANDO ASPECTOS QUE PODEM SER ORIENTADORES PARA O ESTUDO DA ÁLGEBRA, EM UM CONTEXTO PRÁTICO DE ESTUDO E PESQUISA, CRIANDO POSSIBILIDADES DE UM NOVO PENSAR E FAZER MATEMÁTICA. A PESQUISA TEM SIDO DESENVOLVIDA COM O APOIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA – PIBIC, DESDE AGOSTO DE 2018, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS MONTEIRO. SABEMOS QUE, OS PROBLEMAS ENFRENTADOS ATUALMENTE, NO ENSINO DA ÁLGEBRA, PODEM SER REFLEXO DA EVOLUÇÃO DA ÁLGEBRA, DESDE A SUA INCLUSÃO NO CURRÍCULO ATÉ OS DIAS ATUAIS. O QUE OCORRE NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR TALVEZ SEJA UMA FIXAÇÃO EXAGERADA NAS MANIPULAÇÕES MECÂNICAS COM SÍMBOLOS, E ISSO, PODE PRODUZIR UMA FALSA SENSAÇÃO DE FACILIDADE. NA VERDADE VÁRIOS DILEMAS SE APRESENTAM NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA E SOMENTE OS CONHECENDO A FUNDO SE PODE EVITAR AS CONCEPÇÕES ERRADAS. SEGUE UMA BREVE APRESENTAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DA ÁLGEBRA DE USISKIN (1995) PARA ILUSTRAR O CARÁTER MULTIFACETADO DAS VARIÁVEIS E PROPOMOS QUE, O ENSINO DA ÁLGEBRA SEJA FEITO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PERMITINDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ÁLGEBRA E NÃO PURAMENTE MECÂNICA. DADA A COMPLEXIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA, CONSIDERAMOS QUE TAIS ESTUDOS AUXILIEM OS FUTUROS PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA BASEADA NESSA CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1749_01072019193435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ RODRIGUES " "autor_email" => "biarodriguesdsa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56344 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 1749 "titulo" => "A ÁLGEBRA E O SEU ENSINO NA ATUALIDADE: UMA PESQUISA DO ENCANTAMENTO À APRENDIZAGEM" "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DE CUNHO QUALITATIVO, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO SENTIDO DE RECONSTRUIR DETERMINADOS CONCEITOS ALGÉBRICOS E/OU RESSIGNIFICÁ-LOS A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, DESTACANDO ASPECTOS QUE PODEM SER ORIENTADORES PARA O ESTUDO DA ÁLGEBRA, EM UM CONTEXTO PRÁTICO DE ESTUDO E PESQUISA, CRIANDO POSSIBILIDADES DE UM NOVO PENSAR E FAZER MATEMÁTICA. A PESQUISA TEM SIDO DESENVOLVIDA COM O APOIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA – PIBIC, DESDE AGOSTO DE 2018, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS MONTEIRO. SABEMOS QUE, OS PROBLEMAS ENFRENTADOS ATUALMENTE, NO ENSINO DA ÁLGEBRA, PODEM SER REFLEXO DA EVOLUÇÃO DA ÁLGEBRA, DESDE A SUA INCLUSÃO NO CURRÍCULO ATÉ OS DIAS ATUAIS. O QUE OCORRE NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR TALVEZ SEJA UMA FIXAÇÃO EXAGERADA NAS MANIPULAÇÕES MECÂNICAS COM SÍMBOLOS, E ISSO, PODE PRODUZIR UMA FALSA SENSAÇÃO DE FACILIDADE. NA VERDADE VÁRIOS DILEMAS SE APRESENTAM NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA E SOMENTE OS CONHECENDO A FUNDO SE PODE EVITAR AS CONCEPÇÕES ERRADAS. SEGUE UMA BREVE APRESENTAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DA ÁLGEBRA DE USISKIN (1995) PARA ILUSTRAR O CARÁTER MULTIFACETADO DAS VARIÁVEIS E PROPOMOS QUE, O ENSINO DA ÁLGEBRA SEJA FEITO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PERMITINDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ÁLGEBRA E NÃO PURAMENTE MECÂNICA. DADA A COMPLEXIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA, CONSIDERAMOS QUE TAIS ESTUDOS AUXILIEM OS FUTUROS PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA BASEADA NESSA CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1749_01072019193435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ RODRIGUES " "autor_email" => "biarodriguesdsa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }