ESTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DE CUNHO QUALITATIVO, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO SENTIDO DE RECONSTRUIR DETERMINADOS CONCEITOS ALGÉBRICOS E/OU RESSIGNIFICÁ-LOS A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, DESTACANDO ASPECTOS QUE PODEM SER ORIENTADORES PARA O ESTUDO DA ÁLGEBRA, EM UM CONTEXTO PRÁTICO DE ESTUDO E PESQUISA, CRIANDO POSSIBILIDADES DE UM NOVO PENSAR E FAZER MATEMÁTICA. A PESQUISA TEM SIDO DESENVOLVIDA COM O APOIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA – PIBIC, DESDE AGOSTO DE 2018, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS MONTEIRO. SABEMOS QUE, OS PROBLEMAS ENFRENTADOS ATUALMENTE, NO ENSINO DA ÁLGEBRA, PODEM SER REFLEXO DA EVOLUÇÃO DA ÁLGEBRA, DESDE A SUA INCLUSÃO NO CURRÍCULO ATÉ OS DIAS ATUAIS. O QUE OCORRE NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR TALVEZ SEJA UMA FIXAÇÃO EXAGERADA NAS MANIPULAÇÕES MECÂNICAS COM SÍMBOLOS, E ISSO, PODE PRODUZIR UMA FALSA SENSAÇÃO DE FACILIDADE. NA VERDADE VÁRIOS DILEMAS SE APRESENTAM NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA E SOMENTE OS CONHECENDO A FUNDO SE PODE EVITAR AS CONCEPÇÕES ERRADAS. SEGUE UMA BREVE APRESENTAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DA ÁLGEBRA DE USISKIN (1995) PARA ILUSTRAR O CARÁTER MULTIFACETADO DAS VARIÁVEIS E PROPOMOS QUE, O ENSINO DA ÁLGEBRA SEJA FEITO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PERMITINDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ÁLGEBRA E NÃO PURAMENTE MECÂNICA. DADA A COMPLEXIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA, CONSIDERAMOS QUE TAIS ESTUDOS AUXILIEM OS FUTUROS PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA BASEADA NESSA CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA.