ENVOLTOS EM TECNOLOGIAS TÃO AVANÇADAS, OS ESTUDANTES DESSA GERAÇÃO, MAIS DO QUE NUNCA, NÃO SE SATISFAZEM COM O ENSINO TRADICIONAL. PARA QUE SUA APRENDIZAGEM SEJA MAIS SIGNIFICATIVA É PRECISO QUE O DOCENTE FALE SUA LÍNGUA E, SENDO ASSIM, DEVE SABER INTEGRAR AS TECNOLOGIAS NA SUA PRÁTICA. A QUÍMICA, UMA CIÊNCIA CONSIDERADA DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PELOS ALUNOS, PODE TER SEUS OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM AMENIZADOS COM O AUXÍLIO DAS TICS. ESTE TRABALHO BUSCOU ELUCIDAR OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES DA PRESENÇA DAS TICS EM UMA DAS ESCOLAS ATENDIDAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFPB. PARA TANTO, FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA, ASSOCIADO À OBSERVAÇÃO IN LOCO, DIRECIONADOS AO TÉCNICO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, AOS PROFESSORES DE QUÍMICA E AOS ALUNOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. COM OS DADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O LABORATÓRIO DISPÕE DE UMA BOA INFRAESTRUTURA PARA ATIVIDADES, OS ALUNOS POSSUEM FÁCIL ACESSO À INTERNET E DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS, E HÁ UMA VISÃO DOCENTE DE BOAS EXPECTATIVAS QUANTO À INTEGRAÇÃO DE TICS À PRÁTICA PEDAGÓGICA. DESTE MODO, VERIFICA-SE QUE HÁ BOA PERSPECTIVA NA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, EMPREGANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO AUXÍLIO.