TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA MARXIANA-LUKACSIANA: CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO DA PRÁXIS DOCENTE NA FORMAÇÃO DE INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
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Traz as contribuições do Estado da Questão que foi produzido como forma de aproximação ao objeto de estudo em questão, o trabalho docente na formação inicial de professores de Biologia. "A finalidade do 'estado da questão' é de levar o pesquisador a registrar, a partir de um rigoroso levantamento bibliográfico, como se encontra o tema ou o objeto de sua investigação no estado atual da ciência ao seu alcance" (THERRIEN; NÓBREGA-THERRIEN, 2004, p.7). Nesse sentido, cumpre um papel decisivo no refinamento da delimitação do objeto de pesquisa, (re) elaboração dos objetivos e enriquecimento da problematização. Assim, como etapa inicial da investigação, a realização do EQ nos possibilitou uma aproximação acadêmico-científica ao objeto em questão. Buscamos identificar as produções que discutem a categoria trabalho docente na perspectiva da Ontologia marxiana-lukacsiana, e se essa discussão se faz presente no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Assim, este trabalho tem por objetivo explicitar as contribuições do Estado da Questão à referida pesquisa, destacadamente no tocante à relação trabalho e educação, nos Anais da ANPED e no Banco de teses e dissertações do PPGE. O Estado da Questão foi elaborado durante os semestres 2016.1 e 2017.2. A busca nas reuniões anuais da ANPED foi realizada em material disponível on line, no GT 09 - Trabalho e Educação, compreendendo o período de 2000 a 2015 (não estão disponibilizados on line os trabalhos das reuniões anteriores a 2000). Optamos por consultar os trabalhos da modalidade Comunicações Orais pela maior extensão do conteúdo, se comparados aos Pôsteres. Já no Banco de dissertações e teses do PPGE, consultamos as produções de 2004 (ano de ingresso da primeira turma, no então Curso de Mestrado Acadêmico em Educação - CMAE, e posteriormente, PPGE) até 2017.1. 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Já a investigação de Tassigny (2005) propõe aprofundar o debate acerca da educação em suas origens ontogenéticas; percurso através do qual se tornou possível discuti-la como mediação fundamental no processo de desenvolvimento do gênero humano, portanto, existente como complexo social que guarda estreita relação com a categoria da ética. Por fim, o trabalho de Macário (2001) teve a pretensão de contribuir para uma ontologia da educação. Destaca que tal abordagem não pode fugir à determinação do trabalho como elemento estruturante da esfera social, mas, por outro lado, tem de captar a especificidade da educação no interior do metabolismo sócio-histórico e em relação mediata com a produção material. Os estudos de Titton (2008), Tassigny (2008) e o de Macário (2011) contribuem para o estabelecimento de nexos importantes entre o objeto de tese, as categorias teóricas e a ontologia marxiana-lukacsiana. 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