RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFRRJ: POLÍTICAS PÚBLICAS E IDENTIDADE DOCENTE
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Agência Financiadora: CAPES Resumo A educação brasileira, atualmente, tem se preocupado de forma muito efetiva com a formação dos professores, com isso, vem implementando vários programas educacionais como políticas públicas que vão se desenvolvendo gradualmente no âmbito do ensino superior e da educação básica. Nesse contexto, a UFRRJ vem, também, participando e implementando os programas que o governo disponibiliza para as instituições de ensino. Como exemplo dessa participação, queremos apresentar a proposta do trabalho do Programa Residência Pedagógica na UFRRJ. Esse programa tem como um dos seus objetivos articular os saberes e conhecimentos discutidos na universidade com a vivência do cotidiano das escolas de educação básica. Para tanto, o programa atua com os alunos residentes que são os licenciandos e os preceptores que são os professores das escolas da rede pública de ensino que interagem com o docente orientador a fim de planejar, elaborar, discutir atividades de práticas inovadoras a serem desenvolvidas nas escolas conveniadas. Tais atividades têm como propósito diagnosticar as especificidades de cada área de ensino e propor intervenções didático-pedagógicas a fim de promover a construção de um sujeito cidadão consciente de seu papel social como professor na sociedade em que atua. Pretende-se, a partir de uma pequena mostra, apresentar experiências interativas desenvolvidas em variados espaços formativos nas diversas áreas do conhecimento das Licenciaturas da UFRRJ. Para fundamentar nossa argumentação, alinhamo-nos às concepções teóricas de autores como Cuche (2002), em que trata a questão da cultura e afirma que todo homem é um ser social, Freire (1996) nas questões da valorização do magistério em que apresenta a boniteza de ser professor, Hall (2005), em que o autor fala da ideia do sujeito integrado, com identidade múltipla e heterogênea, Gimenez (2005), que fala dos desafios contemporâneos na formação dos professores. Sob esses aspectos teóricos, sabemos que as sociedades modernas, desde o final do século XX, estão passando por transformações de ordem estrutural. Estas mudanças, segundo Hall (2005) estão atingindo as nossas identidades pessoais, além das culturas de classe, gênero, sexualidade, etnia e nacionalidade, confrontando, assim, a ideia de sujeito integrado. Nessa perspectiva, os objetivos, de um modo geral, do Projeto Institucional da UFRRJ, em consonância com o Edital 06/2018-CAPES, parte de uma abordagem centrada na questão das interações entre os sujeitos, nas experiências constituintes dos professores e na preocupação com a produção de conhecimentos. Sendo assim, tomamos por base o exercício da transposição didática, de acordo com Chevallard (1991), na tradição dos saberes práticos e científicos de Tardiff, Lessard e Lahaye (1991) e Perrenoud (1999) como elementos fundamentais na constituição da identidade e competências profissionais. Para tanto, o que se pretende é uma interlocução direta dos protagonistas da universidade com a escola e seus professores, a fim de estimular a constituição, em diálogo com as redes de ensino da Educação Básica, de projetos que tomem como parâmetros o exercício da docência, permeados por uma constante e construtiva interação entre as dimensões teórica e prática dos conhecimentos. Além disso, promover efetivos mecanismos de consolidação e aperfeiçoamento didático-pedagógico dos discentes universitários, tomando como lugar para inscrição desse movimento o estágio supervisionado. Dessa forma, objetiva-se construir, também, uma relação de mútuo comprometimento, entre escolas e universidade, que culmine numa proposta de reformulação deste estágio, em consonância com o diálogo crítico com a BNCC, a adequação dos currículos e as propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores. O projeto Residência Pedagógica na UFRRJ representa uma das políticas públicas da universidade que promove a valorização do professor e contribui para a (re)construção da identidade docente demonstrando, assim, através de suas práticas de sala de aula e da elaboração das atividades, uma atuação prática orientada, de modo a permitir que os licenciandos tornem-se sujeitos ativos no processo de construção de seus saberes docentes, a partir de uma releitura e orientação crítica do processo do fazer docente. Palavras-chave: Formação docente, Identidade docente, Formação de professores, Políticas Públicas Referências BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural Orientação Sexual. 3. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Fundamental, 2001. BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Conhecimentos de Espanhol. Secretaria de Educação Básica. 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