RELAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Roberto Abraão Fonseca dos Santos[1] /robertoabraao96@gmail.com/IFPA- Campus Abaetetuba Ozielma Neponucena dos Reis[2]/IFPA- Campus Abaetetuba Jacirema de Cássia de Almeida Negrão[3]/IFPA- Campus Abaetetuba Sirnoel Quaresma Perna[4]/IFPA-Campus Abaetetuba Adriana Xavier Ferreira[5]/ E.E.E.F.M.P. Leônidas Monte Maria Rosilene Maués Gomes[6]/IFPA-Campus Abaetetuba Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Resumo A relação teoria e prática é condição primordial para que os alunos se apropriem dos conhecimentos que são trabalhados no contexto educacional. Contudo, temos percebido que existe uma desarticulação nessa relação. Questões dessa natureza nos impulsionam a refletir e buscar meios que possibilitem um ensino onde essa relação se concretize facilitando com isso a aprendizagem dos alunos. Os estudos no ensino de Ciências e Biologia criticam o uso excessivo, de aulas apenas expositivas, uma vez que a aula expositiva clássica faz o uso do livro e do quadro como os únicos meios empregados pelos professores no processo de ensino. BARTZIK e ZANDER (2013) ressaltam a importância da aula prática e a definem como uma interação entre o aluno e materiais concretos, os quais podem ser livros, instrumentos, microscópios etc. A partir dessa interação, a qual torna-se natural e social, desenvolve-se relações que irão possibilitar atingir conhecimentos integrados ao ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma atividade educativa relacionando teoria e prática a fim de facilitar a apreensão dos conceitos sobre substâncias químicas, na disciplina de biologia, aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual localizada na cidade de Abaetetuba- Pa. Paulo freire ressalta a importância do pedagogo aprimorar sua prática discente, nos convidando a aquisição de conhecimentos e de práticas educativas bem elaboradas e adaptadas em sala de aula. Segundo ele o educador ao buscar formas de ensinar melhor e de repassar seu conteúdo, pode utilizar de métodos que possibilite ao discente uma melhor compreensão no que diz respeito ao aprendizado, ressalta ainda que a reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria/pratica sem a qual pode se tornar uma prática ativista. A teoria não é apenas aquela que retrata ou faz constatação do existente, mas também é orientadora de uma ação que permita mudar a realidade. Quanto à prática educacional, ela é entendida como sendo sempre o ponto de partida e o ponto de chegada (SOUSA et al., 2014). Nesse sentido, pratica e a teoria no cotidiano escolar devem receber a mesma dosagem de atenção, tendo em vista o enriquecimento do trabalho escolar, uma vez que a teoria vem da indagação na buscar de respostas que é respondia na pratica. Diante disso, torna-se essencial a buscar por novos mecanismos de aprendizagem que levam o aluno a realizar essa interação entre teoria e pratica. Sendo assim, a metodologia deste trabalho buscou tratar sobre o assunto de substancias químicas bem como abordar por meio do assunto sobre os alimentos essências para a saúde humana. Atualmente, o consumo de carnes e alimentos industrializados (refrigerantes, biscoitos, e refeições prontas) está se tornando cada vez mais elevado no padrão alimentar da sociedade brasileira e, consequentemente, há uma redução no consumo de leguminosas, frutas e hortaliças, o que acarreta complicações na saúde da população (SZWARCWALD et al., 2013). A atividade teve como principal foco conscientizar os alunos por meio do assunto abordado sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis apresentando-os através de uma pirâmide expositiva desenvolvida em sala de aula. Sabe-se que, atualmente, a ingestão de alimentos não saudáveis está cada vez maior no Brasil. Na realização desta atividade, foi desenvolvida uma aula de caráter didático para a turma do 9º ano da E.E.E.F.M. prof. Leônidas Montes. O assunto ministrado foi substâncias químicas dos alimentos, baseado no conteúdo do livro escolar dos alunos, associados a esse material foram utilizados recursos didáticos como: figuras de alimentos e a pirâmide expositiva para que os alunos pudessem fazer associação entre a aula teórica e a prática. Vale ressaltar que as imagens dos alimentos foram apresentadas aos alunos seguindo uma ordem de acordo com cada categoria da pirâmide alimentar, destacando os benefícios de cada grupo de alimentos: carboidratos, verduras e legumes, frutas, proteínas, açucares, leites e derivados. A montagem das pirâmides foram realizadas pelos próprios alunos em sala de aula, os quais foram divididos em dois grupos, sendo que cada grupo foi orientado a selecionar os alimentos de acordo com cada pilar da pirâmide, na base da estrutura deveriam estar os alimentos mais indicados para o consumo, já no meio da pirâmide os alimentos que devemos consumir moderadamente e no topo da pirâmide aqueles que devemos evitar o consumo diariamente. Diante disso, percebe-se a importância da criação de novos métodos de ensino que busquem despertar nos alunos hábitos alimentares evidenciando a necessidade de buscar e manter uma alimentação adequada. A partir da análise da pirâmide após a execução da pratica, percebeu-se um grande empenho e assimilação do conteúdo, pois os alunos organizaram de forma coesa a maioria dos alimentos, o que foi importante, pois percebeu-se que os mesmos conseguiram assimilar as diferenças entre as substancias químicas. Os alunos consideraram que a atividade desenvolvida durante a aula foi importante para o aprendizado, pois as imagens dos alimentos apresentados com a pirâmide expositiva tornaram a aula mais envolvente, isso possibilitou a associação entre a aula teórica e a prática. Ademais, cada aluno se conscientizou sobre os tipos de alimentos que consomem diariamente, considerando fundamental a ingestão de alimentos saudáveis para manutenção da saúde do corpo humano. Com o trabalho desenvolvido é possível inferir que a prática utilizada pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a imagem dos alimentos e a pirâmide expositiva ajudou na compreensão de conceitos que muitos alunos tinham dificuldade em aprender. Em síntese, observou-se, com essa metodologia, uma intensa motivação intrínseca entre os educandos na busca por novas formas de ensino que melhorem a compreensão dos alunos diante de assuntos complexos de ciências e ou biologia, gerando resultados significativos no diz respeito a formação integral do cidadão-estudante. Palavras-chave: aula prática, substâncias químicas, ensino de ciências. Referências BARTZIK, Franciele.; ZANDER, Leiza Danielle, 2016. A Importância Das Aulas Práticas de Ciências no Ensino Fundamental. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.4, n. 8, 2016. Disponível em < http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/viewFile/P.2318-7344.2016v4n8p31/11268 > Acesso em: 5 de out de 2018. CLARO, Rafael Moreira.; SANTOS, Maria Aline Siqueira Santos.; OLIVEIRA, Tais Porto.; PEREIRRA, Cimar Azevedo.; SZWARCWALD, Célia Landman.; MALTA, Deborah Carvalho, 2013. Consumo de Alimentos não saudáveis relacionados a doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Pesquisa Nacional de saúde, 2013. Epidemiol. Serv. Saúde, 257 Brasília, 24(2): 257-265, 2015. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ress/v24n2/2237-9622-ress-24-02-00257.pdf > Acesso em: 5 de out de 2018. .SOUZA, Ana Paula Azevedo de.; SILVA, Jean Rycard da.; ARRUDA, Rodney Mendes de.; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de.; CARVALHO.; Edione Teixeira de, 2014. A Necessidade da Relação Entre Teoria e Prática no Ensino de Ciências Naturais. UNOPAR Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 15, n.esp, p. 395-401, 2014. Disponível em Acesso em: 13 de out de