PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: FAVORECENDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DO ASSUNTO SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DOS ALIMENTOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM ABAETETUBA-
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Leônidas Monte Maria Rosilene Maués Gomes[6]/IFPA-Campus Abaetetuba Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Resumo A relação teoria e prática é condição primordial para que os alunos se apropriem dos conhecimentos que são trabalhados no contexto educacional. Contudo, temos percebido que existe uma desarticulação nessa relação. Questões dessa natureza nos impulsionam a refletir e buscar meios que possibilitem um ensino onde essa relação se concretize facilitando com isso a aprendizagem dos alunos. Os estudos no ensino de Ciências e Biologia criticam o uso excessivo, de aulas apenas expositivas, uma vez que a aula expositiva clássica faz o uso do livro e do quadro como os únicos meios empregados pelos professores no processo de ensino. BARTZIK e ZANDER (2013) ressaltam a importância da aula prática e a definem como uma interação entre o aluno e materiais concretos, os quais podem ser livros, instrumentos, microscópios etc. A partir dessa interação, a qual torna-se natural e social, desenvolve-se relações que irão possibilitar atingir conhecimentos integrados ao ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma atividade educativa relacionando teoria e prática a fim de facilitar a apreensão dos conceitos sobre substâncias químicas, na disciplina de biologia, aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual localizada na cidade de Abaetetuba- Pa. Paulo freire ressalta a importância do pedagogo aprimorar sua prática discente, nos convidando a aquisição de conhecimentos e de práticas educativas bem elaboradas e adaptadas em sala de aula. Segundo ele o educador ao buscar formas de ensinar melhor e de repassar seu conteúdo, pode utilizar de métodos que possibilite ao discente uma melhor compreensão no que diz respeito ao aprendizado, ressalta ainda que a reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria/pratica sem a qual pode se tornar uma prática ativista. A teoria não é apenas aquela que retrata ou faz constatação do existente, mas também é orientadora de uma ação que permita mudar a realidade. Quanto à prática educacional, ela é entendida como sendo sempre o ponto de partida e o ponto de chegada (SOUSA et al., 2014). Nesse sentido, pratica e a teoria no cotidiano escolar devem receber a mesma dosagem de atenção, tendo em vista o enriquecimento do trabalho escolar, uma vez que a teoria vem da indagação na buscar de respostas que é respondia na pratica. 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