QUIZ IN ENGLISH: USANDO AS TIC'S COMO UM MÉTODO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda dos Reis Vasconcelos / amandapltg@gmail.com / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Antônio Acaian Oliveira de Sousa / acaian.sousah@gmail.com / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Leandro Breno Vasconcelos Furtuna / wheydja@gmail.com / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Simone da Silva Ferreira / simonnysilva.100@gmail.com / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Vivian Régia Silva de Oliveira / vivianregia90@gmail.com / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Eixo Temático: (Processo de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes.) Resumo O presente estudo surgiu da ideia de criar um Quiz como atividade avaliativa para os alunos do Ensino Fundamental a partir das discussões realizadas por um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês do IFCE Campus Camocim, na disciplina de TIC's Aplicadas ao Ensino. Utilizar as tecnologias como ferramenta para o aprendizado têm sido a melhor forma de instigar o interesse dos alunos, principalmente tratando-se do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Visto isso, foi desenvolvido o projeto de ensino e escolheu-se o Quiz como uma ferramenta lúdica para auxiliar o docente, proporcionando debates e maior interação em sala de aula. O trabalho teve como objetivo geral: relacionar as TIC's com a disciplina de Língua Inglesa para avaliar os níveis dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido por um grupo de alunos e contou com a realização de aprofundamentos investigativos acerca dos processos de aprendizagem, considerando que o professor encontra dificuldades ao planejar atividades que possibilitam conhecer os níveis de conhecimento da turma. Utilizou-se como fonte de referência para a base e realização da pesquisa as citações e os conceitos de Borges (2012) e Passos (2017), e para a criação do Quiz, uma gramática e um livro didático com base nos conteúdos programáticos da série em questão. Posteriormente, foi realizado a ação em um laboratório de informática enfatizando cinco assuntos da disciplina de Língua Inglesa - saudações, verbo "to be", simple present e vocabulário básico - através de uma competição em grupos formados por três alunos, resultando em uma atividade lúdica. A competição seguia regras e contava com duas etapas. A primeira etapa, denominada como "introdução", foi o momento de sensibilização, contextualização e motivação acerca do processo de avaliação para os alunos, com o propósito de tornar a aula fluida e sem a tensão gerada por atividades avaliativas. A segunda etapa caracteriza-se pela aplicação da ferramenta Quiz e pela explicação das regras para os envolvidos. O jogo avaliativo é repassado para a turma em forma de link, bastando copiá-lo no navegador do computador para começar o teste. Ao finalizar, o aluno deverá chamar o professor para mostrar a sua pontuação, a fim do professor fazer uma planilha com todos os resultados dos alunos da turma. O aluno poderá, se for de seu interesse, compartilhar o seu resultado na conta pessoal do Facebook, pois o aplicativo "Quizur" possui tal função. Por fim, os alunos serão classificados da maior pontuação para a menor pontuação de acordo com o resultado da atividade, sendo a equipe premiada e considerada campeã aquela que tirar pontuação maior ou igual a 20 pontos. Através do resultado obtido pelo teste foi possível analisar o grau de dificuldade da turma em relação aos conteúdos abordados na competição, além de identificar a aceitação por parte dos alunos que se divertiram ao mesmo tempo que foram avaliados pelo professor. Esse método lúdico proporcionou um melhor rendimento dos alunos, até mesmo dos que apresentavam dificuldades na aprendizagem da disciplina de Língua Inglesa. Sendo assim, pode-se destacar a importância do uso das tecnologias dentro de sala de aula, usando a inovação como mecanismo capaz de facilitar o ensino para o professor e a aprendizagem para os alunos. Ressalta-se ainda que mesmo vivendo em uma era digital, nem todos os professores conseguiram adequar-se a essa nova metodologia e, por isso, resulta-os em profissionais com aulas antiquadas que não despertam o interesse e a curiosidade de seus alunos, o que pode ser uma barreira para a aprendizagem, principalmente no ensino de uma Segunda Língua. Pensando nisso, a equipe adicionou como última etapa do trabalho a socialização do projeto e dos resultados com uma turma do 4º semestre de licenciatura em Letras, do IFCE Campus Camocim, visando conscientizar e agregar conhecimentos na formação desses futuros professores, incentivando-os a aprimorar continuamente os seus conhecimentos e práticas de ensino. Palavras-chave: Quiz, Língua Inglesa, TIC's, Ensino Referências BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Orientações Gerais para o de Desenvolvimento do Projeto de Ensino. Unesp/UNIVESP. 1a edição 2012. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. Fourth Edition. Cambridge University Press 2015. PASSOS, Carmensita Matos Braga. Planejamento: para além do burocratismo. Notas de aula na disciplina de Didática Geral. Camocim, 2017. Time to Share, 7° ano/ organizadora Editora Saraiva; obra coletiva organizada e produzida pela Editora Saraiva; editor responsável Vicente Martínez; coordenadora Gisele Aga. - !. ed. - São Paulo: Saraiva, 2015.