A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE SOBRE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA LICENCIATURA EM FÍSICA
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Desde outubro de 2017, foi lançado um conjunto de editais pertencentes ao que o MEC chama de Política Nacional de Formação de Professores. Nesse contexto, as chamadas publicadas se reversaram entre propostas de formação inicial e de formação continuada. Destacam-se entre essas ações, os editais de oferta de vagas para cursos a distância, sejam em forma de primeira e/ou segunda licenciatura, sejam em formas de cursos de pós-graduação latu e/ou stictu sensu. Ainda no conjunto das ofertas, chama-se a atenção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ao programa de Residência Pedagógica, amparados no edital 06/2018/CAPES e na portaria 175/2018/CAPES que regulamenta tais programas. Esse último, trás em sua essência a indução do aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Nesse contexto, várias instituições de ensino distribuídas no país encontram-se em fase de implantação de seus respectivos projetos de Residência Pedagógica no âmbito dos cursos de licenciatura. O objetivo desse trabalho é analisar o modelo de subprojeto de Residência Pedagógica desenhando para a área de Física de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Para isso, é importante elencar alguns argumentos teóricos sobre a formação de professores de Física. Em um primeiro plano, é importante ressaltar os modelos de formação docente praticados nas últimas décadas. Pereira (1999) descreve pelo menos três: o da racionalidade técnica, no qual os docentes são formados pela aquisição de um conjunto de conhecimentos padronizados a serem reproduzidos na sala de aula; um outro modelo da racionalidade prática, no qual são enfatizados os conhecimentos práticos subsidiados pelas ações na sala de aula; e o modelo de formação crítica, no qual, além da dimensão prática, a dimensão política e social do trabalho docente é colocada em uma posição de destaque. Ainda para essa discussão, é importante observar as discussões feitas sobre a prática profissional, as quais revelam que a ação docente tem que levar em conta o conhecimento profissional adquirido em serviço (TARDIF, 2004; FÁVERO, 2001; PORLAN e RIVERO, 1998;). Esse autores sugerem que o conhecimento profissional se relaciona de modo estreito com o contexto da comunidade escolar, principalmente, quando construído nas trocas com os sujeitos pertencentes ao mesmo espaço profissional. 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Segundo Carvalho (2012), o estágio deve contribuir para que o futuro professor compreenda a escola, seu futuro local de trabalho, em toda a complexidade que ele, como aluno, não conhecia. Essa autora ainda sugere algumas etapas para a realização das vivências nas escolas, são elas: ambientação, observação do espaço escolar, regência coparticipativas e minicursos, atividades em espaços não formais, bem como investigações sobre a dinâmica escolar e atividades em espaços não formais. Para essa estudo optou-se pela Análise de Conteúdo, tal como proposta por Bardin (2009), das informações presentes no Projeto Institucional da IES analisada, em especial do subprojeto de Física, objeto dessa discussão. O subprojeto da Residência Pedagógica da Licenciatura em Física analisado está planejado para atuar em 03 escolas-campo, com 3 preceptores e 28 residentes (24 bolsistas e 4 voluntários). 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