PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
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No que concerne ao contexto educacional, a presença do planejamento se torna ainda mais necessária, visto que é algo inerente ao trabalho do professor e é a partir dele que se delineia de que maneira se concretizará o processo de ensino-aprendizagem (GOMES, 2011). O planejamento requer, de quem o faz, uma postura reflexiva, no que se refere às tomadas de decisão, pensando sobre os sujeitos envolvidos no processo da prática, no tocante a realidade sobre a qual irá intervir (LIBÂNEO, 1992). Nessa direção, o momento destinado ao planejamento deve conduzir o professor a uma tarefa pedagógica não tão fácil: contemplar os objetivos que levem à aprendizagem significativa de seus educandos. Assim, durante este momento, o professor precisa se reconhecer como autor de seu fazer profissional, considerando o contexto escolar o qual está inserido (FARIAS et al., 2014). A temática do presente estudo ganha relevância, pois faz-se necessário perceber de que maneira as aulas estão sendo preparadas para a garantia de um aprendizado efetivo. Considerando que o planejamento não deve ser elaborado de modo técnico e estático, é preciso refletir para quê ensina, quem aprende e os resultados desejados, cabe então ao professor um pensar sobre esses pressupostos indispensáveis antes de planejar (VEIGA, 2006). Partindo desse pressuposto, o objetivo deste estudo é investigar como os professores, em sua primeira experiência profissional docente, desenvolvem o planejamento de aula, buscando compreender as suas concepções sobre o ato de planejar, as dificuldades e suas possibilidades de superação, além da avaliação que fazem do processo. O aporte teórico desta pesquisa apóia em estudos de Farias et al. (2014), Libâneo (1992), Veiga (2006), dentre outros autores que demandam estudos acerca da temática. A metodologia utilizada nesta pesquisa exploratória é de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, utilizou-se o questionário. Com o uso desta técnica, é possível conhecer e compreender opiniões, expectativas e experiências vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa (GIL, 1999). Os questionamentos contemplam as temáticas ora apresentadas sobre planejamento e a inserção a essa nova prática, buscando conhecer concepções e desafios do ato de planejar, desde sua elaboração, execução e avaliação, tendo como sujeitos da pesquisa três docentes em início de carreira que atuam na Educação Básica, em instituições da rede municipal da Prefeitura de Fortaleza, ampliando as discussões sobre a temática. Com o intuito de preservar a identidade dos sujeitos, recorreu-se ao uso de códigos. Os resultados, a partir da análise, evidenciaram que a prática do planejamento, vai sendo aprimorada mediante o exercício reflexivo por parte do professor. 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