A INTEGRAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PRIMEIRAS AÇÕES DO PIBID - UFJF
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51262 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 902 "inscrito_id" => 55552 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PRIMEIRAS AÇÕES DO PIBID - UFJF" "resumo" => "O texto trata dos primeiros passos do grupo de alunos da Licenciatura em Matemática da UFJF/MG no projeto PIBID - 2018. Os objetivos do projeto são: complementar a formação integral do estudante da Licenciatura em Matemática tendo como base o conhecimento da dinâmica da escola e a utilização de recursos didáticos diversos, de tal maneira que interfira e contribua na prática pedagógica dos supervisores da educação básica da rede pública e na formação inicial dos alunos bolsistas. As ações do projeto, desenvolvidas em duas escolas, são divididas em três fases (Ambientação, Inserção do bolsista no ambiente escolar e Aperfeiçoamento do bolsista no domínio da Língua Portuguesa) cada dividida em Estratégias e estas num conjunto de Ações. As primeiras ações desenvolvidas foram: apresentação dos bolsistas aos supervisores e discussão das normas da escola, à comunidade escolar, aos estudantes da escola e familiarização dos bolsistas com o entorno escolar. Esta fase foi desenvolvida utilizando o preenchimento dos diários de campo, registros por fotos e conversas com pessoas responsáveis nos locais pesquisados. Seguida do estudo do Projeto Político Pedagógico, legislação e orientações curriculares, livros e participação em reuniões pedagógicas, de conselho de classe e o desenvolvimento da expressão escrita por meio da redação de atas das reuniões semanais, produção de relatórios e atividades de registro. As ações são monitoradas pelas reuniões semanais para acompanhamento e reflexão das ações em curso e avaliação permanente visando o replanejamento das atividades. Além das fases anteriores elencadas, os bolsistas da licenciatura em Matemática estão envolvidos em projetos relacionados à Educação Financeira Escolar e a elaboração de material para o atendimento a alunos com surdes e a implantação de um laboratório de Educação Matemática em uma das escolas, ações estas que daremos ênfase neste texto." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-55552-30112018-224720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:39" "updated_at" => "2020-08-11 17:14:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCO ANTONIO ESCHER" "autor_nome_curto" => "MARCO" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51262 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 902 "inscrito_id" => 55552 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PRIMEIRAS AÇÕES DO PIBID - UFJF" "resumo" => "O texto trata dos primeiros passos do grupo de alunos da Licenciatura em Matemática da UFJF/MG no projeto PIBID - 2018. Os objetivos do projeto são: complementar a formação integral do estudante da Licenciatura em Matemática tendo como base o conhecimento da dinâmica da escola e a utilização de recursos didáticos diversos, de tal maneira que interfira e contribua na prática pedagógica dos supervisores da educação básica da rede pública e na formação inicial dos alunos bolsistas. As ações do projeto, desenvolvidas em duas escolas, são divididas em três fases (Ambientação, Inserção do bolsista no ambiente escolar e Aperfeiçoamento do bolsista no domínio da Língua Portuguesa) cada dividida em Estratégias e estas num conjunto de Ações. As primeiras ações desenvolvidas foram: apresentação dos bolsistas aos supervisores e discussão das normas da escola, à comunidade escolar, aos estudantes da escola e familiarização dos bolsistas com o entorno escolar. Esta fase foi desenvolvida utilizando o preenchimento dos diários de campo, registros por fotos e conversas com pessoas responsáveis nos locais pesquisados. Seguida do estudo do Projeto Político Pedagógico, legislação e orientações curriculares, livros e participação em reuniões pedagógicas, de conselho de classe e o desenvolvimento da expressão escrita por meio da redação de atas das reuniões semanais, produção de relatórios e atividades de registro. As ações são monitoradas pelas reuniões semanais para acompanhamento e reflexão das ações em curso e avaliação permanente visando o replanejamento das atividades. Além das fases anteriores elencadas, os bolsistas da licenciatura em Matemática estão envolvidos em projetos relacionados à Educação Financeira Escolar e a elaboração de material para o atendimento a alunos com surdes e a implantação de um laboratório de Educação Matemática em uma das escolas, ações estas que daremos ênfase neste texto." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-55552-30112018-224720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:39" "updated_at" => "2020-08-11 17:14:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCO ANTONIO ESCHER" "autor_nome_curto" => "MARCO" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }