Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram criados a partir da Lei nº 11.892/2008, que definiu a finalidade, os objetivos e as demais prerrogativas de atuação no campo da educação profissional e tecnológica. Destaca-se a atuação na oferta de cursos de licenciatura, especialmente, nas áreas das ciências exatas e naturais. Esta pesquisa se dedica a investigar a formação e profissionalização docente realizada no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O instrumento de análise é a identificação da forma e como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica contribuem com a profissionalização, pois ambos antecipam a inserção do licenciando à prática da docência nas escolas de educação básica. Autores como Nóvoa (1992), Schön (1995), Tardif (2002), Alarcão (2003), Imbérnon (2006), Zabala (2008) vem discutindo e produzindo resultados investigativos que apontam que as práticas docentes são elementos importantes para o desempenho dos estudantes. A construção de conhecimento do professor sobre o ensino ocorre de duas maneiras no espaço em que ele vive: com base nos conhecimentos transmitidos em cursos de formação docente, formação continuada, leituras, discussões com seus pares e, sobretudo, nas relações com seus alunos. Os saberes profissionais são personalizados e situados, ou seja, não se trata de saberes formalizados, de saberes objetivados, antes, porém, são saberes apropriados, incorporados, subjetivados na interação humana durante as experiências no trabalho. Partindo do pressuposto de que esses programas ganham corpo e conteúdo de modelos inovadores no campo da formação docente inicial, possibilitando quebrar o ciclo da formação profissional assentada na racionalidade técnica, pretende-se identificar e analisar os tipos de atividades desenvolvidas pelos licenciandos que atuam no Pibid e na Residência Pedagógica; analisar as ações de formação institucionalizadas pelos professores formadores junto aos licenciandos; identificar e analisar o trabalho do professor coformador e discutir sua avaliação sobre os programas. O conjunto de procedimentos propostos são: estudo comparativo dos documentos orientadores dos programas Pibid e Residência Pedagógica e os documentos regulamentadores da atividade no âmbito do IFTM; revisão bibliográfica sobre as contribuições do Pibid à formação inicial de professores, buscando apontar as diferenças e similaridades entre o Pibid e a Residência Pedagógica e pesquisa empírica, com o uso dos instrumentos questionários e formação de grupo focal para o levantamento das percepções dos protagonistas sobre as contribuições dos programas para formação docente inicial e as repercussões na ressignificação da prática docentes dos formadores. Na promoção do grupo focal com professores formadores e coformadores, objetiva-se levantar elementos para a elaboração de um mapa conceitual dos indicadores, bem como subsidiar a elaboração dos questionários. Considerar-se-á instrumentos pré-testados de outros estudos realizados na elaboração do questionário, complementando com questões sobre perfil sócio econômico dos bolsistas, aspectos específicos dessa investigação e questões abertas que pretenderão aprofundar a percepção dos envolvidos sobre os programas. Para esse momento, realizou-se a leitura dos documentos oficiais que orientam e regulam os programas Pibid e Residência Pedagógica, registrando os pontos convergentes e divergentes entre os dois programas. Os programas buscam promover a formação dos educadores assentada na reflexão sobre a relação entre teoria e prática e proporcionando a experimentação de novas alternativas pedagógicas. Evidenciam uma coerência entre os objetivos dos programas e o trabalho desenvolvido na inserção do licenciando em seu campo de conhecimento apontado pela literatura sobre Formação de Professores. Em comum, os programas pretendem oferecer um papel ativo ao licenciando enquanto sujeito da aprendizagem, em consonância com os estudos sobre Formação Docente, os quais exprimem que processo de aprendizagem da docência e? um contínuo ir e vir entre conteúdos e problemas que são postos a? reflexão e às características de desenvolvimento da prática docente. Pelo exposto, essa investigação possibilitará ampliar e trazer novos sentidos a compreensão da profissão docente, posto que essa é extremante exigente, complexa e imprevisível. Entender o ensino como prática social, concreta, multidimensional, interativa, dinâmica, sempre imprevisível, por um lado, e por outro lado como um processo influenciado por aspectos econômicos, psicológicos, técnicos, culturais, éticos, políticos expressa a complexidade que envolve os saberes pedagógicos. Palavras-chave: Pibid, Residência Pedagógica, Instituto Federal, formação de professores. Referências ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em Uma Escola Reflexiva. São Paulo. Editora Cortez, 2003. BARRETTO, Elba S. S. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, jul./set. 2015. Disponível: . Acesso: 29 setembro 2018. ANDRÉ, Marli. Pesquisas sobre Formação de Professores: tensões e perspectivas do campo. In: Formação de Professores, Culturas: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões/ Helena Amaral da Fontoura e Marco Silva (orgs.). Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011. CAPES. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB: relatório de gestão:2009-2012. Brasília, 2012. Disponível em: < http://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/bolsas/RelatorioFinal-2012-DEB.pdf >. Acesso em: 15 ago. 2018. ___________. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. 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