PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO SERTÃO PARAIBANO
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52470 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2761 "inscrito_id" => 563780 "titulo" => "PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => " PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO SERTÃO PARAIBANO Francisca Samara Avelino Carneiro/samarinhacarneiro7@gmail.com/IFPB Rossana Vescya Formiga de Sousa/IFPB Fernanda Lira Braga/IFPB Ana Clara Cassimiro Nunes/IFPB Mariana Beatriz Gomes da Silva/IFPB Gertrudes Nunes de Melo/IFPB Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: PROBEXC RESUMO Objetivo: Verificar o desenvolvimento motor de escolares com a faixa etária entre 7 e 10 anos. Métodos: A pesquisa de cunho quantitativo, descritivo e de campo. O estudo foi composto por uma amostra de 17 crianças com média de idade 7,94 (+0,8). Sendo 41,2% feminino e 58,8% da amostra do sexo masculino. Foi utilizado a bateria de testes Test of Gross Motor Development Second Edition (TGMD-2). Empregou-se estatística descritiva com desvio padrão, média, valores máximos, mínimos e porcentagem. Resultados: As meninas demonstraram escore locomotor médio 21,4 (min. 18; Max. 28) e escore para controle de objetos médio 14,1 (min. 7; Max. 21). Já os meninos demonstraram escore locomotor médio 24 (min. 13; Max. 34) e escore para controle de objetos médio 19,7 (min. 10; Max. 30). Enquanto que o Quociente Médio Feminino foi de 17,75 e o Masculino foi de 21,85. Conclusão: Os resultados obtidos indicam a necessidade de promover um incentivo maior à implementação de atividades que proporcionem desenvolver as habilidades motoras fundamentais, principalmente para meninas. Com isso, percebe-se que a existência da disciplina Educação Física é importante no currículo escolar desde as séries iniciais. PALAVRAS-CHAVE: Escolares; Desenvolvimento Motor; Habilidades Motoras Fundamentais. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:46" "updated_at" => "2020-08-11 17:30:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA SAMARA AVELINO CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52470 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2761 "inscrito_id" => 563780 "titulo" => "PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => " PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO SERTÃO PARAIBANO Francisca Samara Avelino Carneiro/samarinhacarneiro7@gmail.com/IFPB Rossana Vescya Formiga de Sousa/IFPB Fernanda Lira Braga/IFPB Ana Clara Cassimiro Nunes/IFPB Mariana Beatriz Gomes da Silva/IFPB Gertrudes Nunes de Melo/IFPB Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: PROBEXC RESUMO Objetivo: Verificar o desenvolvimento motor de escolares com a faixa etária entre 7 e 10 anos. Métodos: A pesquisa de cunho quantitativo, descritivo e de campo. O estudo foi composto por uma amostra de 17 crianças com média de idade 7,94 (+0,8). Sendo 41,2% feminino e 58,8% da amostra do sexo masculino. Foi utilizado a bateria de testes Test of Gross Motor Development Second Edition (TGMD-2). Empregou-se estatística descritiva com desvio padrão, média, valores máximos, mínimos e porcentagem. Resultados: As meninas demonstraram escore locomotor médio 21,4 (min. 18; Max. 28) e escore para controle de objetos médio 14,1 (min. 7; Max. 21). Já os meninos demonstraram escore locomotor médio 24 (min. 13; Max. 34) e escore para controle de objetos médio 19,7 (min. 10; Max. 30). Enquanto que o Quociente Médio Feminino foi de 17,75 e o Masculino foi de 21,85. Conclusão: Os resultados obtidos indicam a necessidade de promover um incentivo maior à implementação de atividades que proporcionem desenvolver as habilidades motoras fundamentais, principalmente para meninas. Com isso, percebe-se que a existência da disciplina Educação Física é importante no currículo escolar desde as séries iniciais. PALAVRAS-CHAVE: Escolares; Desenvolvimento Motor; Habilidades Motoras Fundamentais. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:46" "updated_at" => "2020-08-11 17:30:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA SAMARA AVELINO CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }