Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PROJETO PIBID-INGLÊS NA UFC E NO LICEU ESTADUAL DE MARACANAU: UMA PROPOSTA COLABORATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM FORMAÇÃO INICIAL.

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Para atender a um contingente maior possível de alunos nessa escola, um grupo de oito bolsistas do PIBID foi subdividido em quatro duplas que, sob a supervisão do professor de inglês da escola, supervisor local, buscam implementar ações de intervenção diversas e em horários variados, alcançando tanto os alunos do turno da manhã, quanto os alunos da tarde, no contra turno. Para o desenho das ações e sua implementação, as duplas se reúnem com a professora coordenadora do subprojeto com o professor supervisor, semanalmente, em que realizam: (i) sessões de leitura e discussão dos referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação para o estudo de casos didático-pedagógicos; (ii) cotejamento da análise de casos didático-pedagógicos com a prática e a experiência dos professores das escolas de educação básica, em articulação com seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos; (iii) análise do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos ligado ao subprojeto e também das diretrizes e currículos educacionais da educação básica; (iv) elaboração de instrumentos de pesquisa de sondagem e avaliação de resultados; (v) identificação de temas/problemas nas diferentes situações e instâncias de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa científica relacionadas aos temas identificados; (vi) planejamento colaborativo das ações de intervenção a serem implementadas nas escolas ; (vii) planejamento colaborativo das ações de divulgação das ações do subprojeto e recrutamento dos alunos para participar delas; (vii) relatórios orais sobre as atividades desenvolvidas durante a semana; (ix) discussão sobre os relatórios orais e reflexão-crítica colaborativa sobre as experiências no projeto durante a semana; entre outras ações que se mostrarem necessárias. As práticas pensadas pelos bolsistas levam em consideração o processo de ensino-aprendizagem tendo como enfoque o conceito de multiletramento, as ideias de Bakhtin a respeito da dialogicidade e temáticas interdisciplinares. As práticas supracitadas que foram desenvolvidas em reunião para posterior implementação, são: Conversation Club (Clube de Conversação), Song Club (Clube de Música), Movie Club (Clube do Filme), Book Club (Clube do Livro), Card Games (Jogos de Carta), Board Games (Jogos de Tabuleiro), RPG e Preparatório para o Enem. A variedade de ações é possível a natureza multifacetada da escola, tanto em relação ao seu alunado, quanto a sua estrutura física. No que se relaciona à sua infraestrutura, a escola apresenta-se ideal para receber o subprojeto PIBID-Inglês, tendo em vista que dispõe de acesso à internet banda larga e equipamentos eletrônicos aos alunos, professores e administrativos, tais como computadores, TV, DVD, copiadora, retroprojetor, impressora, aparelho de som, projetor multimídia, câmera fotográfica e filmadora. Essa escola possui 14 salas de aula, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, laboratório de ciências, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiros com acessibilidade a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, auditório e pátio coberto. Na primeira fase do projeto na escola, o objetivo maior tem sido proporcionar oportunidades ricas de familiarização com o contexto PIBID-Escola por meio de sondagens diagnósticas e intervenções no modelo piloto. Neste sentido, uma primeira pesquisa foi feita a fim de investigar o interesse de participação dos alunos do Liceu no projeto, através da aplicação de um questionário contendo vários pontos que incluíram desde os horários disponíveis dos alunos, passando pelas temáticas preferidas e o nível de habilidade com a língua inglesa, fazendo, assim, um levantamento mais acurado para que os projetos a serem realizados tenham uma real relevância para os estudantes. Esse questionário foi aplicado nos dois turnos e em todas as turmas da escola para garantir um maior alcance dentro do corpo discente. Também foram feitas visitas à escola e acompanhamento de algumas aulas de inglês para se proporcionar o contato dos bolsistas com os alunos, possibilitando o reconhecimento tanto do público quanto do ambiente aos bolsistas. Os resultados foram debatidos em reuniões com a presença dos bolsistas, professor supervisor e coordenadora do subprojeto PIBID Inglês, a fim de orientar a definição das ações que serão implementadas. Após a avaliação dos resultados obtidos, espera-se reorientar as atividades de modo a proporcionar ambientes cada vez mais adequados ao desenvolvimento das competências e habilidades desejáveis aos bolsistas e aos alunos, explorando as capacidades comunicativas de ambos, num processo de construção colaborativa. Referências: BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997. BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003; "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará - PIBID-UFC 2018-2020, por meio do subprojeto PIBID-Inglês busca proporcionar aos estudantes de licenciatura o primeiro contato com o Ensino Básico através da oferta de atividades que atendam as demandas dos alunos ao mesmo tempo em que contribui para a formação e aperfeiçoamento dos futuros docentes enquanto pesquisadores da sua própria prática. O subprojeto PIBID Inglês da UFC atua em três escolas, duas no município de Fortaleza, e uma localizada no município de Maracanaú, o Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues, que conta com mais de 1.230 alunos matriculados no Ensino Médio oriundos de diferentes classificações socioeconômicas, das classes mais baixas até a média-alta. 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No que se relaciona à sua infraestrutura, a escola apresenta-se ideal para receber o subprojeto PIBID-Inglês, tendo em vista que dispõe de acesso à internet banda larga e equipamentos eletrônicos aos alunos, professores e administrativos, tais como computadores, TV, DVD, copiadora, retroprojetor, impressora, aparelho de som, projetor multimídia, câmera fotográfica e filmadora. Essa escola possui 14 salas de aula, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, laboratório de ciências, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiros com acessibilidade a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, auditório e pátio coberto. Na primeira fase do projeto na escola, o objetivo maior tem sido proporcionar oportunidades ricas de familiarização com o contexto PIBID-Escola por meio de sondagens diagnósticas e intervenções no modelo piloto. 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