O ESTÁGIO CURRICULAR DOCENTE DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO E NO IFRN CAMPUS CAICÓ Luciane Soares Almeida/ luciane.almeida@ifrn.edu.br/ IFRN Campus Caicó Larissa Fernanda Santos Oliveira dos Reis/ IFRN Campus Caicó Gisele Freitas da Silva / IFRN Campus Caicó Taís Tatiana Dantas de Brito / IFRN Campus Caicó Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores Resumo O presente trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que investiga o estágio curricular docente da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Caicó, que é o lócus da formação inicial e passa a ser, simultaneamente, a escola campo de estágio, quando licenciandos realizam etapas do estágio no próprio Instituto, em turmas de ensino médio técnico integrado. Conforme estabelece a Organização Didática do Instituto, o estágio docente é uma prática profissional obrigatória na Licenciatura, considerada uma "[...] etapa educativa necessária para consolidar os conhecimentos da prática docente"; desenvolvido em 4 etapas, contabilizando 400 horas distribuídas em 100 horas por período do curso, as escolas nas quais ocorrerão os estágios "[...] deverão, prioritariamente, contemplar a realidade de inserção do estudante em escolas públicas, inclusive em cursos técnicos integrados (regular e EJA) do próprio IFRN" (IFRN, 2012, p. 69). Dentre as escolas localizadas no município e região, o Instituto recebe alunos da licenciatura para a realização de etapas do estágio em turmas do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado, onde são recepcionados pelos seus professores da licenciatura que, obrigatoriamente, atuam no nível médio. Essa configuração do estágio, realizado na própria instituição formadora, com os mesmos professores da licenciatura, nos motivou a investigar como se dá, na visão dos licenciandos e dos professores, essa dupla interação. O objetivo geral da pesquisa é analisar as repercussões na formação docente dos licenciandos, deste estágio realizado no próprio IFRN. Consideramos que este é um fenômeno típico dos institutos federais, onde coexistem, dentre outras ofertas, cursos de ensino médio técnico integrado e cursos de licenciatura. Não é característico das universidades, por exemplo, a existência, no mesmo ambiente, de cursos de nível superior e de nível médio. Além disso, a pesquisa se justifica pela necessidade de ampliarmos nosso conhecimento acerca do estágio curricular docente no âmbito da licenciatura ofertada no Campus. Neste estudo, tomamos como referência os escritos de Pimenta e Lima (2004), por corroborarmos que o estágio é um campo de conhecimento, que detém um estatuto epistemológico, portanto, vai além de uma atividade prática instrumental. As autoras criticam o estágio como mera instrumentação técnica, haja vista que "a prática pela prática e o emprego de técnicas sem a devida reflexão podem reforçar a ilusão de que há uma prática sem teoria ou de uma teoria desvinculada da prática" (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 36-37). Para a superação desta separação e construção de uma nova concepção de estágio, é preciso concebê-lo como atividade teórica que permite conhecer e se aproximar da realidade e a pesquisa no estágio. Para tanto, Pimenta e Lima (2004, p. 34) propõem o estágio pautado em uma práxis, "[...] que aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade". Nesta mesma linha, Barreiro e Gebran (2006, p. 22) consideram que a articulação da relação teoria e prática é um "processo definidor" da qualidade da formação do professor, "[...] porque lhe permite uma permanente investigação e a busca de respostas aos fenômenos e às contradições vivenciadas". Desse modo, compreendemos que a ideia do estágio como parte prática do curso deve ser substituída pelo entendimento do estágio como um processo, que deve caminhar para a reflexão, a partir da realidade e em diálogo com a teoria. No domínio metodológico, considerando a abordagem qualitativa da pesquisa, a natureza do objeto de estudo e o objetivo proposto, são privilegiados como estratégias e instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, a análise documental, o questionário e a entrevista. A revisão bibliográfica prioriza obras sobre estágio docente e formação de professores, como Pimenta e Lima (2004); Barreiro e Gebran (2006); Imbernón (2006); Tardif (2012). Além disso, foi feito um levantamento do estado da arte, a partir dos descritores "estágio", "licenciatura" e "instituto federal, na base de dados da Scielo.org e do Periódicos CAPES, compreendendo o período entre 2014 a 2018. Todo material encontrado está em processo de classificação e análise. Foi realizado, no Módulo do Estágio Docente do SUAP-EDU e no arquivo físico da Coordenação da Licenciatura, o mapeamento dos licenciandos que desenvolveram etapas do estágio no IFRN, bem como os professores envolvidos, no período de 2014 à 2018. Do total de 90 estágios realizados no curso, incluindo as 4 etapas, identificamos um total de 23 efetivados no IFRN Campus Caicó, com colaboração de 8 professores. Dos 23 estágios, apenas 1 foi referente ao Estágio I, os demais foram no Estágio II. Não houve realização dos Estágios III e IV no Campus. A maioria dos alunos optam por realizar o Estágio I em escolas da sua cidade, ou próxima à sua residência, em geral, onde estudaram. Comumente, esses alunos migram para o IFRN no Estágio II, e mudam para outra escola quando vão para as etapas 3 e 4, referente à regência. Interpretamos que a escolha por realizar o Estágio II, que corresponde a observação de sala de aula, ocorre por considerarem uma oportunidade de compartilhar da experiência profissional dos seus professores atuando na educação básica. A respeito dos sentidos atribuídos pelos licenciandos acerca do estágio, identificamos nos relatórios a compreensão de que se trata de uma etapa importante da formação. Há relatos de que no estágio foi possível relacionar a teoria com a prática e perceber as diversas maneiras de desenvolver atividades de ensino; que proporciona uma visão de como funciona a sala de aula; que a metodologia do professor se torna uma referência para a prática; que o estágio é momento de aprendizagem para crescimento acadêmico e profissional. Sobre a visão dos sujeitos sobre como se dá a dupla interação dos licenciandos com a instituição e com os professores, verificamos que os relatórios não apresentam reflexões aprofundadas nesta perspectiva. Apostamos que esses elementos virão à tona por meio dos questionários aplicados junto aos alunos e professores, bem como nas entrevistas. Os questionários estão em processo de aplicação junto aos sujeitos da pesquisa, via Google Formulários. Espera-se como resultado desta pesquisa a construção de um panorama do estágio curricular docente da Licenciatura do Campus, quando realizado no âmbito do IFRN, com vistas ao aprimoramento do estágio nos cursos de licenciatura, do Campus e de toda a instituição. Espera-se também contribuir com a produção acadêmica da área, a partir da divulgação e disseminação dos resultados, por meio de trabalhos científicos em periódicos e em eventos acadêmico-científicos, internos e externos ao IFRN. Palavras-chave: Formação inicial, Licenciatura, Estágio Curricular Docente. Referências BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. IFRN. Organização Didática do IFRN. 2012. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.