CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria do Carmo Carvalho Madureiro [1] maria.faec@gmail.com / UFPI Esequias Rodrigues da Silva [2] / UFPI Eixo Temático: 8. Formação inicial e continuada de professores Trata-se de um relato de experiência sobre o programa institucional de Monitoria cuja intencionalidade é contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos cursos de graduação. A proposta deste relato de experiência é refletir sobre as contribuições do programa de monitoria para o aluno-monitor. Para estudarmos a produção dos saberes da docência, no âmbito do referido programa, escolhemos a classificação proposta por Pimenta (2008) que considera os saberes docentes como: saberes do conhecimento, saberes da docência e saberes pedagógicos. De acordo com Pimenta (2008), repensar as práticas pedagógicas na formação inicial de professores tem sido uma demanda recorrente a partir dos anos 90, assim colocamos em análise o Programa de Monitoria Acadêmica desta Instituição de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, nos perguntamos: como as práticas pedagógicas deste programa contribuem para a mobilização e reflexão sobre as saberes da docência? Os objetivos específicos desse trabalho são: apresentar o funcionamento do programa de monitoria e discutir sobre os saberes da docência mobilizados no âmbito do Programa de Monitoria Acadêmica desta IES. A relevância deste relato de experiência centra-se na necessidade de discutir a valorização dos programas de Monitoria Acadêmica, cuja importância está em incentivar o interesse do aluno pela docência. A monitoria possibilita ao aluno uma diversidade de atividades, dentre elas, vivenciar juntamente com o professor-orientador o desenvolvimento das atividades didáticas das disciplinas. O programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí é regulamentado por edital específico publicados semestralmente pela Coordenação de cada curso de acordo com o Calendário Acadêmico e seguindo orientações de Edital anterior da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), onde consta a lista das disciplinas com oferta de vagas, o nome do professor da disciplina, e se a mesma é com remuneração ou sem remuneração; São critérios para que o aluno(a) possa participar do programa de monitoria: estar regularmente matriculado na instituição, ter cursado no mínimo dois períodos letivos, e possuir aprovação na disciplina objeto da monitoria ou equivalente. Durante o semestre letivo o aluno-Monitor possui uma carga horária de 12 horas semanais para auxiliar o professor da disciplina relacionada à Monitoria na realização das atividades didáticas. O aluno monitor é selecionado por meio do seu rendimento acadêmico, sendo este apresentado ao professor somente após a aceitação do Termo de Compromisso via Sistema institucional (Sigaa). As ações da monitoria são planejadas e definidas em um Plano de Atividades pelo professor orientador no inicio da vigência da mesma, que corresponde ao inicio do período letivo; as tarefas do aluno será no auxilio ao professor acerca das atividades didáticas, envolvendo-se nos momentos de reflexão sobre a prática do ensino em seus diferentes aspectos, conteúdos, metodologias, objetivos, avaliação, dentre outros. Este relato versa sobre a experiência do Programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí, no período de 2016 a 2017. Foram analisados os seguintes documentos concernentes ao Programa de monitoria: Editais, Resoluções e Relatórios Finais dos monitores. Daremos ênfase aos Relatórios finais, que correspondem aos seguintes itens: O Relatório Final de Monitoria correspondem aos seguintes itens: 1 - Relacionar as atividades desenvolvidas durante o exercício da Monitoria; 2 - Listar as contribuições do exercício de Monitoria para sua vida pessoal e vida profissional; 3 - Avaliar o seu desempenho durante o exercício de Monitoria; 4 - Tecer críticas e apresentar sugestões para a melhoria do Programa de Monitoria da UFPI. Observa-se que a variedade de atividades realizadas pelos monitores, possibilita-lhes adquirir diferentes habilidades para o exercício da docência, como por exemplo, orientações dos alunos acerca dos conteúdos da disciplina, elaboração de oficinas, elaboração de material didático, produção de resumos e fichamentos para estudo, dentre outros. O exercício da docência é uma atividade complexa, que exigirá daquele que se compromete com a profissão, o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências. Para estudarmos a produção dos saberes da docência, no âmbito do referido programa, escolhemos a classificação que considera os saberes docentes como: saberes do conhecimento, saberes da docência e saberes pedagógicos. Identificamos mobilização de saberes do conhecimento e reflexões sobre os saberes da experiência nos Relatórios analisados. Todavia, essas mobilizações evidenciaram modesta capacidade reflexiva, no sentido de articulação teoria e prática. PALAVRAS-CHAVE: Programa Institucional de Monitoria. Saberes da docência. Formação Inicial de professores. Relato de experiência. Referências PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 4. ed. - São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Docência em Formação) PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 6. ed. - São Paulo: Cortez, 2008. (Saberes da Docência) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI. Edital Nº 02/2018 - PEDAGOGIA/CAFS/UFPI, de 12 de junho de 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2018, 01:00. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ . Plano de Atividades de Monitoria. 2018. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Resolução 076/2015. CEPEX/UFPI. Teresina-PI, 2015.