PROGRAMA DE INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOS ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51709 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 547 "inscrito_id" => 54070 "titulo" => "PROGRAMA DE INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOS ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE" "resumo" => "O presente texto discute a formação de professores tendo como problemática de pesquisa em que medida o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Pibid vem alcançando suas metas de valorização à formação inicial dos professores para Educação Básica no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Acre, Campus - Rio Branco-AC. Dentre seus objetivos está o de promover a integração entre a educação do ensino superior e a educação básica das escolas estaduais e municipais, por meio da inserção do licenciando no cotidiano escolar. Como fundamentação teórica a pesquisa se ancorou em autores que são referências em estudos dessa natureza. A metodologia adotou características de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados coletados foram analisados a partir de um referencial crítico, revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a temática, análise documental e pesquisa de campo, na qual se privilegiou a perspectiva de 39 Iniciantes à Docência atuantes no programa, por meio de aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados revelam que o Pibid vem alcançando, em grande parte, seus objetivos referentes à valorização da formação inicial, que a experiência do aluno em formação, contribui significativamente para a apropriação de saberes da docência inerentes à profissão, promovendo mudanças significativas na formação desses sujeitos. Palavras-chave: Políticas Educacionais, Formação de Professores, Pibid." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-54070-30112018-180047.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:16:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "Francisca do Nascimento Pereira Filha" "autor_nome_curto" => "Francisca" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51709 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 547 "inscrito_id" => 54070 "titulo" => "PROGRAMA DE INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOS ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE" "resumo" => "O presente texto discute a formação de professores tendo como problemática de pesquisa em que medida o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Pibid vem alcançando suas metas de valorização à formação inicial dos professores para Educação Básica no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Acre, Campus - Rio Branco-AC. Dentre seus objetivos está o de promover a integração entre a educação do ensino superior e a educação básica das escolas estaduais e municipais, por meio da inserção do licenciando no cotidiano escolar. Como fundamentação teórica a pesquisa se ancorou em autores que são referências em estudos dessa natureza. A metodologia adotou características de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados coletados foram analisados a partir de um referencial crítico, revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a temática, análise documental e pesquisa de campo, na qual se privilegiou a perspectiva de 39 Iniciantes à Docência atuantes no programa, por meio de aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados revelam que o Pibid vem alcançando, em grande parte, seus objetivos referentes à valorização da formação inicial, que a experiência do aluno em formação, contribui significativamente para a apropriação de saberes da docência inerentes à profissão, promovendo mudanças significativas na formação desses sujeitos. Palavras-chave: Políticas Educacionais, Formação de Professores, Pibid." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-54070-30112018-180047.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:16:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "Francisca do Nascimento Pereira Filha" "autor_nome_curto" => "Francisca" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }