MÉTODOS DE ENSINO E AVALIAÇÃO UTILIZADOS NO ENSINO SUPERIOR
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Diante disso, esta pesquisa, que é parte dos trabalhos desenvolvidos na monitora da disciplina "Construção do Número na Criança", aborda uma discussão sobre as metodologias de ensino e avaliação presentes no 6º. período do curso de Pedagogia. Seu objetivo foiidentificar o que os acadêmicos da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, Ceará esperam dos professores do curso e refletir a importância do uso de diferentes abordagens de ensino e seus impactos no aprendizado dos estudantes. A justificativa para seu desenvolvimento deve-se ao fato de que no semestre de 2018.1 a professora da disciplina optou por utilizar-se de uma metodologia diferenciada frente aos semestres anteriores, que foi o método de Trabalho de Grupo, nos moldes de Anastasiou & Alves (2004). O quadro teórico utilizado foi o das autoras ora mencionadas, que discutem a relevância de diferentes metodologias no processo de ensinagem na Universidade. Sobre o trabalho em grupo elas falam que é fundamental a organização, a preparação cuidadosa, o planejamento compartilhado e mutuamente comprometido com o aluno que, como sujeito de seu processo de aprendiz, deve atuar ativamente. Existem papéis a serem assumidos por todos e isso será um diferencial. A metodologia desenvolvida na pesquisa foi de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso nos moldes de Vieira & Matos (2002). Para tanto, foram feitas observações na turma do 6º período no turno da manhã e da noite, durante a monitoria das aulas da disciplina Construção do Número na Criança, conforme mencionado anteriormente. Foi realizada também, uma coleta de informações por meio da aplicação de questionários, onde os alunos comentaram o que esperavam dos professores e o que pensavam a respeito dos métodos avaliativos nas disciplinas que tiveram contato até o momento. Os resultados encontrados estão em processo de análise, mas até o momento notou-se a perceptível mudança comportamental dos alunos frente ao uso de uma nova metodologia de trabalho de grupo utilizada pela professora, onde cada discente tinha um papel exclusivo no grupo, conforme Anastasiou & Alves (2004); críticas positivas e negativas em relação a metodologia exclusiva de leitura de textos e desenvolmento de seminários e provas, que normalmente são apontados pelos alunos como sendo o método de ensino primordialmente utilizado pelos docentes do curso foi apontado, bem como a importância do comprometimento do docente frente aos trabalhos desenvolvidos e seus planejamentos. Para os participantes do estudo, eles percebem quando os professores organizam suas aulas e pensam estratégias diversificadas, que terminam por incentivar uma maior participação e envolvimento de todos no processo de ensino e aprendizagem e consequentemente, reflete nos resultados das avaliações propostas. Contudo, existem professores que fazem uso das mesmas estratégias de trabalho e avaliações há anos, o que é visível a todos e compromete o entusiasmo dos discentes. Os alunos baseiam-se muito nas posturas e exemplos de cada docente. Isso se torna muito importante para eles e influencia diretamente nos profissionais que serão. Até o momento, percebe-se que o aproveitamento real das disciplinas ministradas no curso de Pedagogia está intimamente ligado ao planejamento flexível e ao uso de métodos que exploram a autonomia dos acadêmicos, onde estes tenham ações específicas, papéis e responsabilidades. Sobre o trabalho em grupo proposto por Anastasiou & Alves (2004) e desenvolvido na sala de aula do 6o. período do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, viu-se que há dificuldade dos alunos em agir e assumir seus deveres na equipe, constituindo-se como um desafio a ser reconhecido e enfrentado por todos. Na sociedade atual, torna-se fundamental que os cidadãos e profissionais saibam exercer seus papéis de modo interativo e colaborativo. Neste sentido, entende-se que este estudo é relevante e pode abrir novas possibilidades e reflexões no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas universidades brasileiras. Há de se buscar novas alternativas de trabalho docente no ensino superior, tendo em vista os profissionais que o mercado de trabalho exige nos dias de hoje e, principalmente, no âmbito educacional atual. Palavras-chave: Formação Inicial, Metodologias de Ensino, Avaliação, Impactos na Aprendizagem Referências Anastasiou, L. das G. C. & Alves, L. P. (orgs). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3a. Edição. Joinville, Santa Catarina: Univille, 2004. Vieira, S. L. & Matos, K. S. L. Pesquisa Educacional: o prazer de conhecer. Edições Demócrito Rocha: EDUECE, 1a. Edição: 2002. 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