O USO DO SMARTPHONE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52455 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2746 "inscrito_id" => 55745 "titulo" => "O USO DO SMARTPHONE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => " O USO DO SMARTPHONE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM [1] Rodolfo Rodrigues Lucas dos Santos/rodolfo_hodrigues@hotmail.com/UFERSA [2] Youri Djorkaeff da Silva Lopes/UFERSA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem Resumo O resumo do trabalho intitulado: O uso do smartphone como objeto de aprendizagem, trata-se de um trabalho aplicado na escola da rede pública estadual de ensino a Escola Estadual Professor Francisco veras, localizada no interior do Rio Grande do Norte na cidade de Angicos, onde é muito comum a problemática com o uso dos dispositivos móveis nas escolas. Este problema tem dificultado o cotidiano dos professores nas salas de aula e pode ser decorrente de muitos fatores dentre os quais: a ausência de formação continuada na área das tecnologias e mídias, o que concorre para a falta de profissionais capacitados que possam dar suporte aos profissionais da educação, quando no uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Estas questões perpassam a falta de incentivo por parte dos sistemas políticos, os quais não repensam políticas de formação continuada para os professores. A problemática ora apresentada é comum nas escolas do interior do estado. Por isso se torna cada vez mais necessário o apoio ao profissional docente no tocante ao bom uso das tecnologias e mídias, para que o mesmo possa se aperfeiçoar e desenvolver novas práticas, metodologias e novos objetos de aprendizagem para melhorar o nosso sistema educacional. Compreendemos que é necessário trabalhar o desenvolvimento de mais habilidades e novos conhecimentos tecnológicos que acarretará em novas práticas educativas e um melhor desenvolvimento educacional para os discentes. O nosso trabalho teve como objetivo estimular o uso de dispositivos móveis dentro da sala de aula como ferramenta pedagógica, produzir juntamente com alunos e professores métodos de aprendizagem mais interativos e atraentes, desconstruir a cultura de que a sala de aula se limita apenas as paredes de um prédio. Desta maneira pensamos na construção de um espaço escolar que permita o uso de diversos dispositivos tecnológicos com fins multidisciplinares, ampliando o horizonte de novas aprendizagens através do uso do smartphone como ferramenta pedagógica. Dedicamo-nos a análise documental de livros que trabalham a temática de objetos de aprendizagem e práticas docentes e através desta analise vimos que existe uma gama de possibilidades para que se possa inovar na sala de aula. Escolhemos a metodologia a ser aplicada a partir de tecnologias já existentes que possibilitam essas interações, para realizarmos nossa pesquisa escolhemos QR Code que é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera, uma tecnologia que atualmente é amplamente utilizada por diversas instituições. Introduzimos o seu uso ligado a educação como facilitador no aprendizado dos alunos, e com a ajuda de uma professora de inglês montamos um quiz que foi aplicado com três turmas concluintes do ensino médio, onde os alunos iriam ler os QR code com o seu celular e logo após responderiam as questões. Na segunda fase pedimos para cada grupo formar a sua pergunta baseada no assunto em que estavam estudando e colocá-la em formato de QR code, onde foram obtidos resultados positivos, apesar de ser o primeiro contato da turma com essa ferramenta todos tiveram facilidade, e por fim cada grupo respondeu as questões feitas pelos outros colegas. Todos acertaram e ganharam uma pontuação extra pelo bom desempenho. Após a aplicação do trabalho os professores, que antes achavam que tecnologia e educação não poderia ser uma combinação para os alunos, mudaram os seus conceitos e viram que dá para estimular as ferramentas tecnológicas a favor de aulas mais construtivas. Vimos também uma enorme aceitação por parte dos alunos, onde os mesmos queriam saber quando teriam outra aula como aquela, dando a sugestão de fazer também com outras matérias. Ao realizarmos esse trabalho analisamos os resultados e vimos que o desempenho dos alunos melhorou consideravelmente em relação ao conteúdo aplicado durante o trabalho. Percebemos também que a professora que nos recebeu mudou sua visão sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula e os outros professores que observaram a ação também ficaram interessados nessas novas práticas ali introduzidas. Os resultados obtidos através desse trabalho são extremamente positivos, pois vimos que é possível utilizar as novas tecnologias em sala de aula e que também é possível criar um ambiente de aprendizagem mais interativo, que estimule ainda mais o uso da tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem. Ressaltamos que esta experiência partilhada por nós não se aplica somente ao smartphone, mas a tecnologia de forma geral tem um grande impacto na educação, principalmente por ser mais atrativa e gerar nos jovens e crianças uma curiosidade pelo saber. Sabemos que várias empresas do ramo da computação têm investido fortemente no mercado educacional tecnológico dando a escola softwares e aparelhos adequados para que possamos vivenciar novos métodos de aprendizagem futurista. Palavras-chave: Smartphone, Tecnologia, Aprendizagem, Ferramenta pedagógica. REFERÊNCIAS BRAGA, Juliana Cristina, Objetos de aprendizagem volume 1: Introdução e fundamentos. Santo André: Editora UFABC,2014. p.19-57. BRAGA, Juliana Cristina, Objetos de aprendizagem volume 2: Metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora UFABC,2015. p.23-25. LIBÂNEO, José Carlos, Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez editora, 2011. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-55745-25112018-222957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:46" "updated_at" => "2020-08-11 17:30:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YOURI DJORKAEFF DA SILVA LOPES" "autor_nome_curto" => "YOURI" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52455 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2746 "inscrito_id" => 55745 "titulo" => "O USO DO SMARTPHONE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => " O USO DO SMARTPHONE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM [1] Rodolfo Rodrigues Lucas dos Santos/rodolfo_hodrigues@hotmail.com/UFERSA [2] Youri Djorkaeff da Silva Lopes/UFERSA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem Resumo O resumo do trabalho intitulado: O uso do smartphone como objeto de aprendizagem, trata-se de um trabalho aplicado na escola da rede pública estadual de ensino a Escola Estadual Professor Francisco veras, localizada no interior do Rio Grande do Norte na cidade de Angicos, onde é muito comum a problemática com o uso dos dispositivos móveis nas escolas. Este problema tem dificultado o cotidiano dos professores nas salas de aula e pode ser decorrente de muitos fatores dentre os quais: a ausência de formação continuada na área das tecnologias e mídias, o que concorre para a falta de profissionais capacitados que possam dar suporte aos profissionais da educação, quando no uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Estas questões perpassam a falta de incentivo por parte dos sistemas políticos, os quais não repensam políticas de formação continuada para os professores. A problemática ora apresentada é comum nas escolas do interior do estado. Por isso se torna cada vez mais necessário o apoio ao profissional docente no tocante ao bom uso das tecnologias e mídias, para que o mesmo possa se aperfeiçoar e desenvolver novas práticas, metodologias e novos objetos de aprendizagem para melhorar o nosso sistema educacional. Compreendemos que é necessário trabalhar o desenvolvimento de mais habilidades e novos conhecimentos tecnológicos que acarretará em novas práticas educativas e um melhor desenvolvimento educacional para os discentes. O nosso trabalho teve como objetivo estimular o uso de dispositivos móveis dentro da sala de aula como ferramenta pedagógica, produzir juntamente com alunos e professores métodos de aprendizagem mais interativos e atraentes, desconstruir a cultura de que a sala de aula se limita apenas as paredes de um prédio. Desta maneira pensamos na construção de um espaço escolar que permita o uso de diversos dispositivos tecnológicos com fins multidisciplinares, ampliando o horizonte de novas aprendizagens através do uso do smartphone como ferramenta pedagógica. Dedicamo-nos a análise documental de livros que trabalham a temática de objetos de aprendizagem e práticas docentes e através desta analise vimos que existe uma gama de possibilidades para que se possa inovar na sala de aula. Escolhemos a metodologia a ser aplicada a partir de tecnologias já existentes que possibilitam essas interações, para realizarmos nossa pesquisa escolhemos QR Code que é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera, uma tecnologia que atualmente é amplamente utilizada por diversas instituições. Introduzimos o seu uso ligado a educação como facilitador no aprendizado dos alunos, e com a ajuda de uma professora de inglês montamos um quiz que foi aplicado com três turmas concluintes do ensino médio, onde os alunos iriam ler os QR code com o seu celular e logo após responderiam as questões. Na segunda fase pedimos para cada grupo formar a sua pergunta baseada no assunto em que estavam estudando e colocá-la em formato de QR code, onde foram obtidos resultados positivos, apesar de ser o primeiro contato da turma com essa ferramenta todos tiveram facilidade, e por fim cada grupo respondeu as questões feitas pelos outros colegas. Todos acertaram e ganharam uma pontuação extra pelo bom desempenho. Após a aplicação do trabalho os professores, que antes achavam que tecnologia e educação não poderia ser uma combinação para os alunos, mudaram os seus conceitos e viram que dá para estimular as ferramentas tecnológicas a favor de aulas mais construtivas. Vimos também uma enorme aceitação por parte dos alunos, onde os mesmos queriam saber quando teriam outra aula como aquela, dando a sugestão de fazer também com outras matérias. Ao realizarmos esse trabalho analisamos os resultados e vimos que o desempenho dos alunos melhorou consideravelmente em relação ao conteúdo aplicado durante o trabalho. Percebemos também que a professora que nos recebeu mudou sua visão sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula e os outros professores que observaram a ação também ficaram interessados nessas novas práticas ali introduzidas. Os resultados obtidos através desse trabalho são extremamente positivos, pois vimos que é possível utilizar as novas tecnologias em sala de aula e que também é possível criar um ambiente de aprendizagem mais interativo, que estimule ainda mais o uso da tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem. Ressaltamos que esta experiência partilhada por nós não se aplica somente ao smartphone, mas a tecnologia de forma geral tem um grande impacto na educação, principalmente por ser mais atrativa e gerar nos jovens e crianças uma curiosidade pelo saber. Sabemos que várias empresas do ramo da computação têm investido fortemente no mercado educacional tecnológico dando a escola softwares e aparelhos adequados para que possamos vivenciar novos métodos de aprendizagem futurista. Palavras-chave: Smartphone, Tecnologia, Aprendizagem, Ferramenta pedagógica. REFERÊNCIAS BRAGA, Juliana Cristina, Objetos de aprendizagem volume 1: Introdução e fundamentos. Santo André: Editora UFABC,2014. p.19-57. BRAGA, Juliana Cristina, Objetos de aprendizagem volume 2: Metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora UFABC,2015. p.23-25. LIBÂNEO, José Carlos, Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez editora, 2011. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-55745-25112018-222957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:46" "updated_at" => "2020-08-11 17:30:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YOURI DJORKAEFF DA SILVA LOPES" "autor_nome_curto" => "YOURI" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }