LITERANDO CONCEITOS E COMBATENDO PRECONCEITOS
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Santos Ali [3] / Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Prof. Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas [4]/ Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Eixo Temático: Educação, diversidade e Inclusão social - com ênfase na relação entre educação, as culturas populares e movimentos sociais. Resumo O preconceito é definido como um juízo pré-concebido, que se manifesta em uma atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. Indubitavelmente, se constitui como um dos principais problemas da sociedade contemporânea, existindo e se manifestando de diversas maneiras, e afetando em diversos níveis da vida em sociedade. O presente projeto pretende pesquisar diversos meios e fontes do ensino que contribuem para o combate do racismo, o ageismo e o preconceito linguístico através da literatura, do teatro e da música, trabalhando os conceitos de inclusão nas escolas, com o intuito de melhorar a relação de ensino e aprendizagem. O Objetivo geral, portanto, é buscar diferentes meios de combate dos diferentes tipos de preconceito, almejando, com isso, melhorar a situação de ensino e aprendizagem nas escolas, trabalhando o tema de acordo com o público alvo, ou seja, tendo como referência a faixa etária e a necessidade de cada grupo alvo para escolher o tipo de preconceito a ser analisado e discutido. Obviamente, o desenvolvimento do projeto não eliminaria este problema, tão presente na sociedade, mas, por outro lado, os preconceitos, sejam raciais, linguísticos, ou de qualquer natureza, requer o seu combate. Segundo Marina Passos e Luciana Oliveira (2015), "(...) há uma forte relação entre a aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes e um clima escolar menos ou mais preconceituoso e discriminatório tal como também nos indica o Relatório do estudo sobre as Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar (FIPE, 2009)". Acreditamos que um trabalho através da literatura, não só modificaria os conceitos moldando seres humanos melhores, como desenvolveria o entusiasmo cultural e o interesse pela leitura em pessoas de diferentes idades. A oficina literária tem como objetivo resolver ou pelo menos atenuar algumas questões como: a falta de entendimento e respeito das crianças em relação às pessoas mais velhas; e também a discriminação entre crianças e adolescentes devido a cor e a cultura linguística, e como isso afeta o ensino e aprendizagem dentro das escolas. Segundo Teresa Cristina Silva e Patricia Araújo (2018), "(...) a literatura infantil com todo seu poder de encantar e enfeitiçar por meio das palavras, ajuda a criança a compreender o que está acontecendo com o mundo e a repensar sobre si mesma, e, além disso, contribui para que a criança estimule a formação de conceitos e valores éticos e morais." Portanto, o projeto literário pode moldar e ensinar, formando seres humanos melhores, além de poder estimular o desenvolvimento e o interesse da criança, trazendo também alegria, de acordo com o que diz Rosinete Confessor (2018): "(...) Se o professor acreditar que além de informar, instruir ou ensinar, o livro pode dar prazer, encontrará meios de mostrar isso à criança. E ela vai se interessar por ele, vai querer buscar no livro esta alegria e prazer." O nosso trabalho, portanto, consiste em organizar uma "Oficina Literária" para combater o preconceito, sendo realizado em quatro etapas. Na primeira etapa, serão escolhidos livros, músicas e teatros infantis para abordar o tema racismo, sendo realizada com crianças na faixa etária de cinco anos, tendo como objetivo a interação de todas as crianças de todas as etnias. Na segunda etapa, serão realizados os mesmos procedimentos, porém com crianças de oito anos, para a abordagem do tema agismo. Na terceira etapa, novamente serão realizados os mesmos métodos e o tema abordado consistirá no preconceito linguístico, e o público alvo serão as crianças com a faixa etária de dez anos. A quarta e última etapa, consiste em uma visita de interação das crianças, no abrigo dos idosos, onde será realizada a oficina de leitura e uma confraternização finalizando o projeto. Foi desenvolvido um cronograma para o desenvolvimento das atividades que serão desempenhadas pelo grupo, sendo ele dividido em quatro semanas: Na primeira semana do projeto, será realizada a primeira etapa, essa primeira atividade será de combate ao racismo. Na segunda semana, será realizada a segunda etapa, etapa de combate ao ageismo, desenvolvida com crianças na faixa etária de 8 anos de idade. Na terceira semana será realizada a terceira etapa, de combate ao preconceito linguístico, com crianças na faixa etária de 10 anos de idade. Na quarta semana será realizada a quarta etapa, de interação e finalização do projeto, etapa essa que será desenvolvida em um abrigo de idosos. Palavras-chave: Preconceito, Ensino, aprendizagem, sociedade. Referências: CONFESSOR, Rosinete. "A Literatura Infantil Como Recurso De Inclusão Social Nas Escolas". Disponivel em: http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade _1datahora_10_11_2014_09_57_00_idinscrito_1510_c3564b3858d541e73778b636cc883d73.pdf.> Acessado em: 09/09/2018. PASSOS, Mariana; Oliveira, Luciana, "Como Preconceito E Discriminação Se Relacionam Com Os Processos De Ensino E Aprendizagem". Disponivel em: < http://www.puc-rio.br /Pibic/relatorio_resumo2015/relatorios_pdf/ctch/EDU/EDU-Marina %20Passos%20e%20 Luciana%20Oliveira.pdf>. Acessado em: 09/09/2018. SILVA, Teresa; ARAÚJO, Patricia. "O Papel Educativo Da Literatura Infantil Na Construção Dos Valores Humanos E Das Relações Étnico Raciais". Disponivel em: . Acessado em: 09/09/2018. 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