GINO, Andrã‰A Silva. Formação de professores. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/52173>. Acesso em: 22/11/2024 18:47
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Andréa Silva Gino/andreasgino@gmail.com/UEMG Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiências, programas e políticas Agência Financiadora: CAPES Resumo Este artigo aborda sobre a formação de professores, a relação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Reflete sobre a formação docente com ênfase no desenvolvimento profissional. Focaliza alguns estudos e concepções sobre formação de professores. A relação entre Universidade e Escola de Educação Básica, vem sendo discutida e orientada pelas diretrizes legais vigentes, em especial a Resolução CNE/CP nº 02/2015, a Portaria CAPES/MEC nº 158/2017. Mesmo assim, embora a articulação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica esteja presente e orientada pelas diretrizes vigentes, ainda parece permanecer a dicotomia entre os processos de formação inicial e as necessidades de aprendizagem profissional. Essa perspectiva é sinalizada por Zeichner (2010), quando afirma que um problema perene entre os programas tradicionais de formação de professores mantidos por faculdades e universidades tem sido a falta de conexão entre o curso de formação de professores nessas unidades e o campo da prática (p.483). A relação entre teoria e prática é outra dimensão focalizada nos documentos oficiais vigentes que regulamentam a formação de professores. A Resolução CNE/CP nº 02/2015 apresenta como um dos princípios da formação de profissionais do magistério para a Educação Básica, "a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão". O interesse pelo tema da formação de professores tem crescido e vem sendo sinalizado em estudos sobre a produção acadêmica na área da Educação (ANDRÉ, 2009; BREZEZINSK, 2006; MARCELO, 1998; ZEICHNER, 2009). Diniz-Pereira (2008), Carr e Kemmis (1986) apresentam uma visão crítica da relação teoria e prática com o principal objetivo de transformação da educação e da sociedade. Este artigo problematiza a formação de professores e destaca a formação docente no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, como uma referência no campo das políticas de formação de professores para a Educação Básica. Discute dados da pesquisa "Percursos Formativos de Estudantes Participantes do PIBID em IES Mineiras: Saberes, Práticas e Contextos, chamada MCTI/CNPQ/MEC Nº 22/2014". A pesquisa buscou investigar os percursos formativos vivenciados por licenciandos participantes do Pibid, em cinco IES mineiras (PUC Minas, UEMG, UFMG, UFSJ, UNIFAL), indagando a percepção desses sujeitos acerca dos saberes e práticas construídos, as experiências vivenciadas, os aprendizados realizados, os confrontos e desafios enfrentados, e suas perspectivas de entrada e permanência na profissão. Buscou ainda aprofundar a compreensão sobre como este Programa tem efetivamente impactado os processos de formação docente. Participaram da pesquisa 884 estudantes de licenciaturas bolsistas de I.D. do PIBID nestas cinco IES respondendo a um questionário e ainda foram realizados cinco grupos focais, cada um composto por oito estudantes de licenciatura. Desta pesquisa, foram recolhidos dados referentes a categoria "Identidade do PIBID", destacando alguns aspectos relacionados à dimensão da autonomia do licenciando bolsista de iniciação à docência. Tendo em vista o recorte escolhido para análise dos depoimentos dos bolsistas participantes da pesquisa, as impressões sobre a aprendizagem da docência possibilitadas pelas experiências de aproximação da Universidade com a Escola de Educação Básica consolidada nas práticas do PIBID, evidenciam a autonomia como elemento relevante de identidade do PIBID, aspectos que serão abordados neste texto. Como perspectiva para formação de professores, o artigo defende a ampliação da oferta de iniciação à docência para licenciandos, a aproximação crescente da Universidade com a Escola de Educação Básica, incluindo o investimento em trabalhos colaborativos envolvendo professores da Universidade e professores da Educação Básica. Palavras-chave: Formação de professores, relação universidade e escola de educação básica, Pibid, trabalho colaborativo. Referências ASSIS, Alessandra Santos de. Contribuições do PIBID para a valorização dos professores: o que dizem as teses e dissertações? GT08 - Formação de Professores, 38ª Reunião Anual da Anped, 2017. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF: CNE, 2015. BREZEZINSK, I., GARRIDO, E. Trabalho docente: mapeando a pesquisa em teses e dissertações brasileiras. Educação & Linguagem, n. 15, jan. //jul. 2007, p. 60-81. CAPES. Portaria 158 de 10 de agosto de 2017. Dispõe sobre a participação das Instituições de Ensino Superior nos programas de fomento da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, Brasília, DF, 11 de agosto de 2017. CAPES. Relatório: gestão 2009/2014. Brasília, 2014. 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