Os cursos de graduação em Ciências Contábeis, segundo a Resolução CNE/CES 10 de 2004, devem ensejar condições para que os estudantes compreendam as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras das organizações, e apresentem domínio das responsabilidades funcionais e profissionais, desenvolvendo a capacidade avaliar criticamente diferentes realidades. No bojo dessa intenção, torna-se necessário que tais cursos possuam um currículo capaz de organizar conhecimentos e práticas de forma integrada, a fim de promover não só a formação profissional, mas também a acadêmica, sociocultural, e política dos sujeitos. Assim, a presente pesquisa assume como tema a relação teoria-prática no currículo de cursos de graduação em ciências contábeis, partindo do pressuposto de que o currículo, compreendido como um percurso formativo construído no entrelaçamento de campos distintos mas inter-relacionados da atividade humana (GIMENO SACRISTÁN, 2000), precisa ser capaz de suscitar uma articulação mais forte entre os recortes teóricos selecionados para o que-fazer educativo e a prática social e profissional dos estudantes. No estudo, em fase de desenvolvimento, pretende-se identificar os principais elementos que geram fissuras na relação teoria-prática de currículos de cursos de Ciências Contábeis e fatores podem contribuir para superação desse obstáculo. O referencial teórico adotado nesse estudo tem como base a educação crítica abordada por Michael Apple (2011, 1997), associada às obras de Paulo Freire (2014), o currículo integrado sugerido por Torres Santomé (1998) e as dimensões propostas por Gimeno Sacristán (1998) para o desenvolvimento de pesquisas e práticas curriculares. Para a elaboração da pesquisa, do tipo explicativa e abordagem qualitativa, foi inicialmente realizada uma revisão interativa de literatura, feita no acervo online disponibilizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, a fim de mapear dissertações e teses que tratam sobre currículos dos cursos de Ciências Contábeis, destacando suas especificidades, critérios de pesquisas, questões que estão sendo discutidas, assim como aquelas que ainda não foram abordadas. Por meio desta análise foi possível confirmar a relevância do tema, uma vez que se identificou, na maior parte das pesquisas analisadas, o foco recaiu sobre construção de matrizes curriculares adequadas a determinados cursos de Ciências Contábeis, não houve discussões mais aprofundada sobre a relação teoria-prática no currículo, e os autores da educação crítica não figuraram entre os mais utilizados nas análises. Contudo, dentre as dissertações e teses selecionadas para leitura, duas delas destacaram-se por sua proximidade com a temática proposta. Essas pesquisas foram realizadas na Universidade Federal do Ceará por Pinho (2010) e Peres (2017), e ajudaram a reforçar opções por alguns dos autores escolhidos para compor o referencial teórico dessa pesquisa. A etapa de coleta de dados do estudo será realizada em Juazeiro do Norte, interior do estado do Ceará, e terá como sujeitos os professores e os egressos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior, além dos profissionais de contabilidade que atuam nessa região. Os procedimentos que serão utilizados incluem levantamento e análise documental, aplicação de um questionário diagnóstico e entrevistas coletivas com os informantes-chave para aprofundar a compreensão da realidade. A interpretação dos dados será realizada com a técnica da triangulação e a análise de conteúdo dos documentos institucionais e das falas de sujeitos. Os dados obtidos serão organizados em categorias segundo as dimensões de análise curricular propostas por Gimeno Sacristán (1998): o currículo prescrito, planejado, organizado, em ação e o currículo avaliado. Espera-se que essa pesquisa contribua para o campo do currículo, apresentando informações relevantes para a tomada de decisão dos gestores dos cursos de graduação em ciências contábeis, assim como aqueles de áreas afins, sugerindo elementos que possibilitem a formulação de currículos construídos a partir de perspectivas críticas de educação, e possibilitando melhores aproximações entre a teoria e a prática. Palavras-chave: Currículo; Ciências Contábeis; Educação Crítica; Teoria e prática; Referências BRASIL. Resolução CNE/CES nº 10 de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. APPLE, Michael W. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1997. APPLE, Michael W.; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando (Org.). Educação Crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011. FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez Editora, 9ª edição, 2014. GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. GIMENO SACRISTÁN, José; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. PERES, Danielle Augusto. A integração da dimensão técnico-científica à dimensão crítico-reflexiva no currículo de graduação em Ciências Contábeis: um estudo na Universidade Federal do Ceará. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2017. PINHO, Ruth Carvalho de Santana. Racionalidade e Projeto Político-Pedagógico: um olhar a partir do Currículo e do relato das Práticas Docentes de professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. Tese (doutorado), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade - o Currículo Integrado. Porto Alegre: ArtMed, 1998.