Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTRIBUIÇÕES DO WHATSAPP E DA LITERATURA DE CORDEL PARA AS AULAS FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

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Tais interações se dão fundamentalmente a partir do compartilhamento de conteúdos multimidiáticos nos formatos de mensagens de texto, áudio, vídeo, imagens, emojis, documentos, hiperlinks, chamadas de áudio /videoconferências (NERI, 2015). Além disso, após uma criar uma conta de usuário, o "aplicativo sincroniza com a lista de contatos e o número do celular, assim não é necessário memorizar nome de usuário e senha, bastando adicionar ou ter os números das outras pessoas salvas nos contatos do celular" (ALENCAR, et al., 2015, p. 789). Por suas potencialidades comunicacionais, o whatsapp tem sido apropriado pelos sujeitos e sobremaneira, pelo público jovem. Tal fenômeno pode ser observado no contexto do estágio supervisionado, ofertado no primeiro semestre de 2018 aos alunos do 8º período do curso de Física Licenciatura da Universidade federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Numa das ações desse estágio, foi desenvolvido um projeto de intervenção que foi implementado em 2 (duas) turmas do 3º ano do ensino médio. Tal projeto contemplava a exploração dos conceitos de Cargas Elétricas, Processo de Eletrização e Lei de Coulomb a partir do uso da literatura de cordel (SANTOS; et al. 2018). No decurso da intervenção didática, observou-se que cada uma das turmas havia criado um grupo no whatsapp, respectivamente, com o intuito de tirar dúvidas sobre os assuntos estudados. Os alunos convidaram a professora de Física da escola e o estagiário para integrarem esses grupos. Diante de tal experiência, emergiu o seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições do whatsapp e da literatura de cordel para as aulas física? Tal estudo teve por objetivos: realizar um estudo teórico-bibliográfico acerca das potencialidades do whatsaap e da literatura de cordel para o ensino de física; explorar os limites e potencialidades do whatsapp como sala de aula online; desenvolver atividades de ensino de física baseadas na literatura de cordel; avaliar os ganhos e dificuldades de tal experiência. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa (FLICK, 2009), do tipo exploratório (SAMPIERI; et al., 2012), que para responder à questão de pesquisa se valeu da análise da conversação dos sujeitos nos grupos do whatsapp (RECUERO, 2008). Como resultados, foi possível apontar que: além da interação em grupo (comunicação todos-todos), alguns alunos questionavam a professora e/ou o estagiário no privado (comunicação um-um). Além disso, a professora e o estagiário utilizaram o whatsapp para dar explicações conceituais, bem como para problematizar questões abordadas em sala de aula, como pode ser percebido no excerto seguinte: "Professora: Só é lembrar q existe uma força entre as cargas, pq elas estão carregadas eletricamente. Então n esqueçam q existe uma constante, obtida por meio do experimento. A força será igual a constante, multiplicando pelo módulo das duas cargas Qq dividido pela distância ao quadrado. F=kQq/d ao quadrado" e "Estagiário: Sobre o assunto de Campo Elétrico. Como ficam as linhas de Campo de uma carga positiva? E negativa?". O grupo do whatsaap foi utilizado ainda para exploração e debate sobre cordéis de física: Nesse sentido, no contexto do aplicativo, foi explorado o conceito de cordel e também folhetos de cordel que abordavam conceitos físicos. Como se pode verificar a partir do seguinte diálogo: "Professora: Já ouviram falar da Literatura de Cordel? O que é? Quais suas raízes?". Em paralelo a esses debates online, na sala de aula presencial foram distribuídas cópias do poema popular intitulado "Força Elétrica e Campo Elétrico, de autoria do estagiário. Na sequência foi realizada a récita e interpretação desse poema por meio de uma roda de conversa. E como atividade de sistematização os alunos foram desafiados a elaborarem xilogravuras que representassem o poema em tela. Ao final do projeto de intervenção, os alunos foram questionados no whatsapp acerca de suas impressões dessa experiência: "Professora: O que acharam de usar o WhatsApp Web como metodologia de ensino aprendizagem?". Destacamos a fala de A8: Muito bom, pois foi uma ponte entre nós especialmente em relação a dúvidas resolvidas a partir deste além das dicas que nos passou." Com relação ao uso do cordel, foi feita a seguinte provocação: "Professora: Falem sobre a experiência do Cordel em sala. De envolver Física. AA3: Fica mais fácil de compreender o assunto". Evidencia-se que esse tipo de experiência apresenta significativos ganhos parta o ensino por favorecer o trabalho colaborativo, potencializar a interação entre os sujeitos, a valorização cultural, transcender os limites físicos de tempo e espaço da sala de aula, o feedback rápido às dúvidas dos alunos, minimização da inibição em fazer perguntas e produzir argumentos, estimular a autonomia discente, o uso de recursos multimidáticos (vídeos, mensagem de textos, áudios, imagens, documentos, hiperlinks), além de contribuir com a popularização da ciência de uma maneira dinâmica e motivadora. Dentre os limites dessa experiência foi possível perceber que nem todos os alunos têm conta no aplicativo ou smartphones que deem suporte a esse tipo de recurso; além disso é necessário desenvolver estratégias para evitar o excesso de conversas paralelas no grupo do whatsaap (como em sala de aula presencial); e por fim, mesmo nesse contexto que se propõe a contribuir para a construção de uma sala de aula interativa, evidencia-se que é muito persistente a representação do professor como a figura para a qual se deve convergir a atenção dos alunos. Palavras-chave: Literatura de cordel, Whatsapp, Ensino de Física Referências ALENCAR, G. et al. Whatsapp como ferramenta de apoio ao ensino. In.: Anais... CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2015. ALMEIDA, G. J. Emprego do aplicativo WhatsApp no ensino de química. Universidade Federal de Brasília. Instituto de Química. Curso de Química Licenciatura. Trabalho de Conclusão de Curso. 2015. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. KAIESKI, N.; et al. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do whatsapp.Renote, v. 13, n. 2, 2016. MEDEIROS, A.; AGRA, J. T. A astronomia na literatura de cordel. Física na escola, v. 11, n. 1, 2010. NERI, J. H. Mídias sociais em escolas: uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino médio. Estação Científica, n. 14, v. 2, 2015. RECUERO, R. Elementos para a análise da conversação na comunicação mediada pelo computador.Verso e Reverso, v. 22, n. 51, 2008. SAMPIERI, R. H.; et al. Metodologia de pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Penso, 2013. SANTOS, E.;et al. Reflexões acerca das potencialidades didáticas da literatura de cordel para o ensino de ciências. Revista de Educação, Ciências e Matemática. (no prelo). 2018. SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In.: SILVA, M. (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4ª ed. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Contribuições do whatsapp e da literatura de cordel para as aulas Física no Ensino Médio Enadieliton dos Santos [1] / enadieliton.ufal@gmail.com /Universidade Federal de Alagoas Ivanderson Pereira da Silva [2] /Universidade Federal de Alagoas Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Resumo De acordo Kaieski et al. (2016, p.4), o whatsapp "é um aplicativo de mensagens multiplataforma lançado em 2009, que rapidamente se popularizou". Trata-sede um recurso de mídia digital por meio do qual os sujeitos podem interagir segundo estratégias de comunicação um-um (mensagens diretas), um-todos (encaminhamento de informações a mais um contato), ou todos-todos (por meio da criação de grupos) (SILVA, 2012). Tais interações se dão fundamentalmente a partir do compartilhamento de conteúdos multimidiáticos nos formatos de mensagens de texto, áudio, vídeo, imagens, emojis, documentos, hiperlinks, chamadas de áudio /videoconferências (NERI, 2015). Além disso, após uma criar uma conta de usuário, o "aplicativo sincroniza com a lista de contatos e o número do celular, assim não é necessário memorizar nome de usuário e senha, bastando adicionar ou ter os números das outras pessoas salvas nos contatos do celular" (ALENCAR, et al., 2015, p. 789). Por suas potencialidades comunicacionais, o whatsapp tem sido apropriado pelos sujeitos e sobremaneira, pelo público jovem. Tal fenômeno pode ser observado no contexto do estágio supervisionado, ofertado no primeiro semestre de 2018 aos alunos do 8º período do curso de Física Licenciatura da Universidade federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Numa das ações desse estágio, foi desenvolvido um projeto de intervenção que foi implementado em 2 (duas) turmas do 3º ano do ensino médio. Tal projeto contemplava a exploração dos conceitos de Cargas Elétricas, Processo de Eletrização e Lei de Coulomb a partir do uso da literatura de cordel (SANTOS; et al. 2018). No decurso da intervenção didática, observou-se que cada uma das turmas havia criado um grupo no whatsapp, respectivamente, com o intuito de tirar dúvidas sobre os assuntos estudados. Os alunos convidaram a professora de Física da escola e o estagiário para integrarem esses grupos. Diante de tal experiência, emergiu o seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições do whatsapp e da literatura de cordel para as aulas física? Tal estudo teve por objetivos: realizar um estudo teórico-bibliográfico acerca das potencialidades do whatsaap e da literatura de cordel para o ensino de física; explorar os limites e potencialidades do whatsapp como sala de aula online; desenvolver atividades de ensino de física baseadas na literatura de cordel; avaliar os ganhos e dificuldades de tal experiência. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa (FLICK, 2009), do tipo exploratório (SAMPIERI; et al., 2012), que para responder à questão de pesquisa se valeu da análise da conversação dos sujeitos nos grupos do whatsapp (RECUERO, 2008). Como resultados, foi possível apontar que: além da interação em grupo (comunicação todos-todos), alguns alunos questionavam a professora e/ou o estagiário no privado (comunicação um-um). 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