Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTEXTUALIZAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA

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A grande dificuldade de compreensão e até mesmo uma certa aversão à matéria, está no fato de não se conhecer os campos de aplicação dessa ciência, o que infelizmente reforça o modo como ela é trabalhada nas escolas, onde tem sido ensinada sem a preocupação em estabelecer vínculos com a realidade. Na verdade, o 'fazer matemática' está impregnado nas nossas ações todos os dias e as atividades aqui propostas tentaram justamente evidenciar este fato, mostrar o quão próximo é esta ciência do mundo real. Abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano dos alunos e, neste caso, viabiliza a interação da Matemática com a questão ambiental.Na verdade, o trabalho deste tema resulta não apenas numa preocupação, mas também em um problema, pois esbarra na falta de formação e de conhecimento por grande parte dos docentes para um trabalho efetivo nessa área. Além disso, há uma grande dificuldade em como aplicar este tema transversal nas diferentes áreas do saber, principalmente no campo das Ciências Exatas, como é o caso da Matemática.Nesse sentido, tem-se tornado cada vez maior a necessidade de que a Matemática, como disciplina escolar, acompanhar por um lado a evolução da sociedade e por outro, a evolução da própria ciência. As preocupações relatadas nos parágrafos anteriores orientaram o presente estudo para a busca de alternativas para o desenvolvimento do conteúdo matemático da primeira série do Ensino Médio relacionado com o tema transversal Educação Ambiental, educando em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável.Dessa forma a educação ambiental, não deve ser definida apenas como uma área específica das matérias, transcende as áreas formais escolares,e por isso que não seria necessário uma matéria especifica, porem pode ser trabalhado esse tema em conteúdos transversais em cada uma de suas disciplinas escolares, devido a sua importância (PEDRINI, 1998).Por isso que é importante tratar desse tema de Educação Ambiental nas escolas em todos os níveis, pois as crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão ser adultos mais preocupados com o meio ambiente, além de que serão transmissores dos conhecimentos que obterão na Escola.Trabalhar as questões ambientais nas aulas de matemática requer tempo, criatividade e pesquisa por parte do professor, para que não ocorra uma 'contextualização forçada' das questões relativas aos conteúdos matemáticos. Uma alternativa para esse trabalho está na Modelagem Matemática. O desafio para a educação contemporânea é justamente trabalhar um assunto de tamanha importância de forma significava para o processo de formação de conhecimento. A escola exerce um papel fundamental na garantia de um futuro sustentável para todos, na medida em que tem o poder de, ao educar os alunos, formar os cidadãos. Esse cidadão, ciente dos seus direitos e deveres, deve agir criticamente dentro da sociedade em busca do bem-estar de todos, exercendo diariamente sua cidadania.Lidar com as práticas pedagógicas de educação ambiental e com os saberes ambientais acaba sendo um propósito que cumpre o papel de atender à formação de estudantes que procuram uma qualificação à altura das atuais demandas socioeconômicas e ambientais, notadamente ligadas às tecnologias limpas, eficiência energética e mudança de matriz energética nos arranjos produtivos locais e regionais.Contudo, ao finalizar esse trabalho podemos analisar meios que podem ser utilizados para a elaboração de métodos de estudos com a concepção de matemática no contexto ambiental. O estudo, através da fundamentação teórica e das atividades, mostrou a possibilidade de viabilizar a interação da Matemática com a Educação Ambiental, além de sugerir modos de como fazer a relação entre estas áreas. Assim sendo, pode-se concluir que os objetivos aos quais este trabalho se propôs foram alcançados. Palavras-chave:Matemática, educação ambiental Referências BARCELOS, V. H. de L.; NOAL, F. O. A. A temática ambiental e a educação: uma aproximação necessária. In: NOAL, F. O.; REIGOTA, M.; BARCELOS, V. H. de L. (orgs). Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997. ________. Programa nacional de educação ambiental - ProNEA / Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação. 3. ed. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2005. BURAK, D. Modelagem matemática: Ações e Interações no Processo de Ensino-Aprendizagem. 1992. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas. CARRASCO, L. H.M. Leitura e escrita na matemática. In: NEVES, I. C.B. et al (orgs). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006. LISETE, Claudia O.G. Educação matemática e educação ambiental: educando para o desenvolvimento.Revista ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, SP, 2003."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

CONTEXTUALIZAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DA MATEMATICA. Marcia Rejane de Araújo Dias / araujo.marciarad40@gmail.com /Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió Carmen Catarina Santos Costa Silva / Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió José Edson da Rocha / Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió Everton de Cassio Alves Costa / Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió Eixo Temático: .Processos de Ensino e Aprendizagem - com ênfase em referenciais políticos e epistematológicos sobre a carreira e a valorização dos professores. RESUMO A grande dificuldade e aversão dos estudantes ao ensino da matemáticae seus métodos de aprendizados, nos impôs a utilização de dois temas de educações diferentes para a elaboração do estudo, a educação ambiental e a matemática. A grande dificuldade de compreensão e até mesmo uma certa aversão à matéria, está no fato de não se conhecer os campos de aplicação dessa ciência, o que infelizmente reforça o modo como ela é trabalhada nas escolas, onde tem sido ensinada sem a preocupação em estabelecer vínculos com a realidade. Na verdade, o 'fazer matemática' está impregnado nas nossas ações todos os dias e as atividades aqui propostas tentaram justamente evidenciar este fato, mostrar o quão próximo é esta ciência do mundo real. Abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano dos alunos e, neste caso, viabiliza a interação da Matemática com a questão ambiental.Na verdade, o trabalho deste tema resulta não apenas numa preocupação, mas também em um problema, pois esbarra na falta de formação e de conhecimento por grande parte dos docentes para um trabalho efetivo nessa área. 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