JOGO DIDÁTICO ECO TRILHA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ECOLOGIA Lya de Queiroz Ribeiro/lyadequeiroz08@gmail.com/Instituto Federal do Ceará Ellen Larissa Matos Costa/Instituto Federal do Ceará Ileane Oliveira Barros/Instituto Federal do Ceará Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica , metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES. Resumo A desmotivação, desatenção e o desinteresse dos discentes pelos assuntos ministrados durante as aulas, especialmente as exclusivamente expositivas, são dificuldades encontradas frequentemente no ensino/aprendizagem dos estudantes de nível médio. Entre os conteúdos abordados, a temática ecologia, por tratar-se do estudo das inter-relações dos seres vivos com o meio, contempla aspectos de diversas áreas e apresenta-se como um componente curricular potencialmente interdisciplinar (FONSECA, CALDEIRA, 2008). Essa natureza interdisciplinar pode por um lado facilitar a associação de informações, contribuindo para a aprendizagem, mas por outro, visto que exige o domínio de conhecimentos prévios, dificultar a aquisição de novos conceitos, caso àqueles que os embasam ainda não tenham sido completamente assimilados. Nesse sentido, Conrado et al. (2016) observaram que, na condução de uma investigação interativa de sequência didática, a falta de mobilização de conhecimentos prévios sobre o assunto limitou a discussão do caso. Entretanto, além do aspecto exclusivamente científico, é preciso considerar a natureza social da ecologia e sua contribuição para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e dos impactos de suas ações para o meio ambiente (FONSECA, CALDEIRA, 2008). Ao se tratar do meio ambiente, não devemos considerar apenas os aspectos biológicos e físicos, pois, o ser humano faz igualmente parte do meio ambiente e as relações sociais, econômicas e culturais também (MOTOKANE; TRIVELATO, 1999). Nessa perspectiva, Conrado e Nunes-Neto (2015) acreditam que para uma educação científica transformadora é necessário conceber o conteúdo de forma integral em suas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais e adotar estratégias de ensino capazes de mobilizar esses conteúdos. Entre as diversas estratégias de ensino possíveis, os jogos didáticos proporcionam uma significativa contribuição na aprendizagem, pois garantem trocas de conhecimentos de maneira lúdica, desenvolvimento cognitivo e a interação dos alunos entre si e destes com o professor (CALISTO; BARBOSA; SILVA, 2010). Pedroso (2009) argumenta que as atividades lúdicas são comumente agradáveis, motivadoras e prazerosas, o que possibilita a aprendizagem de habilidades e motiva a participação espontânea, além de estimular o desenvolvimento da cooperação, da socialização e das relações afetivas (PEDROSO, 2009). Assim, este projeto teve como finalidade construir e utilizar o jogo didático de tabuleiro ECO Trilha, analisar a receptividade dos discentes a este recurso didático e contribuir para o ensino/aprendizagem de ecologia dos alunos do ensino médio das escolas E. E. E. F. M. Hermínio Barroso, em Paracuru, e E. E. M. Engenheiro Ageu Romero, em Paraipaba - CE. O projeto foi idealizado e executado por bolsistas do PIBID e para a construção do jogo ECO Trilha foram utilizados uma caixa de madeira; tinta para artesanato, biscuit, papel 40kg e 3 dados. O jogo foi apresentado inicialmente pelos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas do IFCE - Paracuru em sua própria sala de aula, como produto a ser avaliado em uma disciplina. Posteriormente, diante das críticas e sugestões realizadas, ele foi ajustado para se tornar adequado ao Ensino Médio e aplicado aos estudantes no período do intervalo, no projeto BIOINTERVALO. Após a utilização do jogo, cuja temática abordou biomas e ecossistemas, foi realizado um questionário a fim de que fossem avaliados seus aspectos positivos, negativos, bem como sua contribuição para o aprendizado. Observou-se que os discentes se mostraram bastante motivados durante a execução do jogo e que este além da fixação de conceitos e definições, estimulou também discussões sobre o nosso papel na conservação dos ecossistemas. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que o jogo ECO Trilha contribuiu para uma revisão dos conteúdos ensinados em sala de aula sobre ecologia, e, portanto, para um melhor ensino/aprendizagem. Adicionalmente, o aspecto lúdico motivou a participação ativa dos estudantes e foi possível constatar que esta ferramenta pode ser adaptada para a abordagem de diversos conteúdos, bem como incentivar a discussão de temáticas sócio-ambientais relacionadas. Palavra-chave: ensino/aprendizagem, biomas, ecossistemas, ensino médio Referências: CALISTO, A.; BARBOSA, D.; SILVA, C. Uma Análise Comparativa entre Jogos Educativos Visando a Criação de um Jogo para Educação Ambiental. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa, PB, 2010. Disponível em: . Acesso em: 11/09/2018. CONRADO, D. M.; EL-HANI, C. H.; VIANA, B. F.; SCHNADELBACH, A. S.; NUNES-NETO, N. F. Ensino de biologia a partir de questões sociocientíficas: uma experiência com ingressantes em curso de licenciatura. Indagatio Didactica, Aveiro, v.8, n.1, p.1132-1147, 2016. CONRADO, D. M., NUNES-NETO, N. F. Dimensões do conteúdo em questões sociocientíficas no ensino de ecologia. In Atas do XVI ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências (pp. 432-435). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa: APEduC, 2015. FONSECA G. da; CALDEIRA, A. M. de A. Uma reflexão sobre ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 1, n. 3, p. 70-92, set-dez 2008. Disponível em: < https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/240/212>. Acesso em: 01/10/2018. MOTOKANE, M. T.; TRIVELATO, S. L. F. Reflexões sobre o ensino de ecologia no ensino médio. Anais II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999. Disponível em: . Acesso em: 11/09/2018. PEDROSO, C. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. ANAIS IX Congresso Nacional de Educação - EDUCARE, III Encontro Sul de Psicopedagogia, PUC/PR, 2009. Disponível em: . Acesso em: 11/09/2018.