USO DE INSTRUMENTO DE SONDAGEM COM FOCO NO CONHECIMENTO DE INGLÊS E APTIDÕES COMO AMOSTRA DE CENÁRIO GERAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO
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Seguindo o plano de ação do projeto, que teve como base a abordagem comunicativa do ensino de línguas (BROWN, 2007) que, por sua vez, propõe atividades de ensino centradas nos interesses se dificuldades dos alunos, a primeira fase do referido sub projeto tinha como objetivo proporcionar meios de familiarização dos alunos bolsistas com o contexto escolar do IFCE e com os alunos do Ensino Médio Técnico Integrado dessa instituição. Para isso, elegeu-se como instrumento de investigação o questionário de sondagem aplicados aos alunos via eletrônica e via impressa. Esse questionário foi elaborado pelos próprios alunos-bolsistas do Curso de Letras Inglês da UFC de modo colaborativo, em reunião semanal e com a orientação da coordenadora do projeto e da professora supervisora do IFCE, e que trouxe uma série de perguntas específicas referentes ao uso e conhecimento da língua inglesa dentro e fora da escola, para fins de levantamento de informações com objetivo final de traçar o perfil dos estudantes supracitados. O questionário foi aplicado de forma anônima e pôde ser respondido de duas maneiras: 1-através de um formulário online fornecido na plataforma digital, a qual os alunos têm acesso, chamada Q-acadêmico; 2- outra forma foi através de questionários impressos e aplicados em salas de aula. Foi obtido um total de 257 questionários respondidos, sendo 185 do questionário físico e 72 do questionário online. 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