AS INTERFACES DA DIDÁTICA NA VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ARAGUATINS-TO: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE
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Resumo A formação e atuação docente atualmente são marcadas por grandes impasses, sendo um dos grandes desafios acabar com a concepção de que há um único modelo de ensinar. Uma das finalidades do processo de formação e aprimoramento de um profissional é refletir sobre sua prática, pois permiti analisar e rever suas contribuições no que diz respeito à arte de ensinar. Mediante esse cenário, a didática surge como uma ferramenta de fundamental importância à docência e ao processo de ensino e aprendizagem, estabelecendo conexões específicas entre o ato de ensinar e o ato de aprender. Esta pesquisa surgiu a partir da proposta da disciplina de Didática do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTO Campus Araguatins, objetivando analisar a prática docente, por meio de falas de docentes e discentes, fazendo um comparativo envolvendo professores de ensino fundamental, médio e superior. Nesse sentido, surgiu o seguinte questionamento: como se dá a prática docente nas escolas públicas de Araguatins -TO? Desse modo o estudo fez-se necessário para que o público acadêmico de licenciatura possa refletir sobre a importância desta prática para a formação profissional enquanto docente, contribuindo para a construção de um olhar renovado quanto o papel da didática. A didática tem um papel fundamental na formação dos professores, no entanto para que seus aspectos sejam utilizados de forma bem significativa é necessário, que o educador ou futuro educador tenha em mente objetivos, ou seja, propósitos educativos. Diante disso Pilleti (2004) enfatiza que "embora a Didática geral se preocupe primordialmente com o como ensinar, ou seja, com métodos e técnicas, julgamos importante, antes de estudá-los, refletir sobre o seu fundamento, sobre as razões do seu emprego e sobre os fatores que intervêm em sua aplicação. 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Foi concretizado ainda o levantamento bibliográfico, referente ao tema abordado, através de artigos, pesquisas on line, sendo realizado o estudo do material, para obter mais informações consistentes sobre o assunto. Diante dos dados coletados, pode-se perceber a concepção que cada professor tem sobre a didática. Quando questionados a respeito da relevância da didática na formação do professor, todos ressaltam que é importante, pois ajuda a transmitir o conteúdo e facilita o aprendizado, além de desenvolver métodos que chamem a atenção dos alunos: "A didática ajuda a direcionar melhor o conteúdo, onde facilita o aprendizado do aluno". (Professora de ensino superior, Escola C). Diante do que foi obtido, observou-se que os discentes tem uma metodologia de ensino tradicional como enfatizam os alunos do médio e superior em suas falas. "A metodologia é só leitura, escrita, seminário e mais aula expositiva, eles não utilizam métodos que facilitem a aprendizagem. 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