ANÁLISE PRELIMINAR DA INSERÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS ESCOLAS RURAIS DE URUÇUÍ
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Por isso, essa escola tem que ser construída e organizada no Campo. Construir Educação do Campo significa também construir uma escola do Campo, significa estudar para viver no Campo, buscar desconstruir a lógica de que o aluno da zona rural estuda para sair do campo. O principal objetivo desse trabalho foi realizar um diagnóstico preliminar nas escolas rurais de Uruçuí, Piauí, para verificar a inserção dos princípios da Educação do Campo na rede municipal e estadual de ensino. Através da metodologia de pesquisa qualitativa foram aplicados questionários e realizadas entrevistas em cada uma das 17 comunidades onde se encontram as escolas da zona rural no município, entre março e junho de 2018. Evidencia-se o contexto de precariedade nas 17 escolas analisadas, sendo que em umas das mesmas não há sequer a figura de um diretor. Virtualmente em nenhuma escola são aplicados os princípios da educação do campo e da agroecologia, muito menos o ensino-aprendizagem contextualizado com temas relacionados às realidades locais e elementos do patrimônio agrobiocultural da região de Uruçuí, Piauí. Desse modo torna-se necessário a formação de políticas públicas voltadas para a Educação do Campo nessa região que é importante polo do agronegócio do MATOPIBA, e tem tido sua agricultura familizar camponesa relegada a um segundo plano nos planos de desenvolvimento do município. Os resultados do diagnóstico indicam que torna-se necessário buscar alternativas para melhorias no processo pedagógico de inserção e valorização da práxis da educação do campo em Uruçuí, buscando assim melhorar a qualidade do ensino e aprendizado nas escolas rurais adotando formas diferenciadas de trabalhar o processo de Ensino das Ciências e biologia, começando pela proposta de criação de um calendário escolar sintonizado ao agrícola e nele incluir atividades práticas voltadas para o ensino contextualizado. Aponta-se a necessidade da implantação de projetos voltados para as práticas agrícolas, disciplinas vinculadas com a educação ambiental e agroecologia, além de oficinas para a formação de professores voltadas para a Educação do Campo buscando assim trabalhar a preservação do Cerrado, bioma atualmente mais ameaçado das américas. 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