A EXPERIÊNCIA FORMATIVA VIVENCIADA NO MAISPAIC: SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE PROFESSORES DO 2º ANO DO MUNICÍPIO DE IGUATU CE
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O PAIC objetiva, principalmente, ofertar aos municípios formação continuada aos professores do ensino fundamental e apoio a gestão escolar. O programa iniciou em 2007 tendo como meta principal a garantia da alfabetização dos alunos matriculados até o 2º ano do ensino fundamental. Em 2011 ampliou para o PAIC +5, abrangendo ações para o ensino de Matemática e estendendo as ações do programa até o 5º ano do ensino fundamental. Por fim, em 2015 houve a última ampliação, incluindo todo o ensino fundamental, passando a se chamar MAISPAIC. Considerando que o programa MAISPAIC atrela à formação recebida aos resultados dos alunos nas avaliações, surge a necessidade de ouvir os professores sobre essa situação. Nesse sentido, emergem algumas indagações: como os professores significam a formação recebida pelo MAISPAIC? A formação tem contribuído para a prática dos professores participantes? Assim, o presente trabalho tem por objetivo compreender como professores de 2º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de Iguatu - CE, significam a formação recebida pelo MAISPAIC. A escolha por realizar a pesquisa junto aos professores do 2º ano se justifica em função da formação específica que é destinada ao docente desse ano de ensino, tendo em vista que no 2º ano os estudantes são submetidos a avaliação externa. Tal situação resulta em pressão e exigências ao professor, pois, muitas vezes, o sucesso ou insucesso na alfabetização dos alunos, é atribuído ao docente. A Educação e a formação de professores são proclamadas, no discurso político atual, como áreas estratégicas na promoção do desenvolvimento social de um mundo globalizado. Giroux (1997) já apregoava a ideia de que o apelo por mudança educacional aparece ao mesmo tempo como ameaça e desafio, tendo precedentes históricos. 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Também não foi mencionado, por nenhuma das docentes, espaço para reflexão sobre a atuação docente, dando a impressão, que a formação se constitui de ações eminentemente práticas, sem aprofundamento teórico. De um modo geral, as entrevistadas significam de maneira positiva, os momentos formativos vivenciados no MAISPAIC." 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