Este resumo, oriundo de um projeto de iniciação à docência em andamento, tem como objetivo apresentar uma análise sobre o Projeto Político Pedagógico da escola potiguar Espedito Alves, localizada na cidade de Angicos - RN. O objetivo geral é o de analisar e compreender o trabalho pedagógico que a instituição exerce com os alunos e a comunidade. Este estudo em andamento está sendo realizado com base nos seguintes questionamentos: quais são as atividades previstas? O PPP está em conformidade com a legislação em vigor? Que questões envolvem o fazer pedagógico? Qual é a relação com o conhecimento? O currículo está sendo devidamente aplicado? Qual a função social da escola? Ao buscarmos respostas para essas indagações compreendemos inicialmente que se trata de uma ferramenta norteadora para o trabalho pedagógico dessa instituição, servindo como um instrumento de interação sobre os objetivos e as prioridades estabelecidas com a coletividade mediante um processo de reflexão, sendo pensada as ações necessárias para a construção de uma nova realidade. Por meio deste estudo, compreendemos que a escola deve criar um espaço democrático que não se limite a reproduzir a realidade educacional, mas criar um espaço para a participação e reflexão coletiva sobre as questões sociais, culturais e econômica que a mesma está inserida. A metodologia que utilizamos foi a análise documento do PPP da escola com o auxilio de leituras complementares dos seguintes autores: Freire (1967) mediante a obra Educação como pratica de liberdade, Saviani (1983) no livro Escola e democracia, Freire (1970) mediante sua obra Pedagogia do oprimido, dentre outros. O PPP mostra que a Escola Municipal Espedito Alves é uma instituição publica da Educação Básica que pretende atender a comunidade se utilizando de uma proposta reflexiva baseada na prática pedagógica para que aja um melhor aprendizado e relação entre discentes e docentes. Em seus livros Educação como prática da liberdade (1967) e Pedagogia do Oprimido (1970), Paulo Freire mostra como os educandos precisam se utilizar dessa reflexão e criticidade para sair de sua zona de conforto tradicional e se introduzir no mundo social como sujeito e cidadão, e assim negarem a perspectiva de serem mero objeto de armazenamento e reprodução de supostos conteúdos neutros. Sendo assim, desde 2002 o PPP da Escola Espedito Alves está em processo contínuo de construção, pois na concepção da escola nenhum documento pode ser dado como pronto e acabado, e partem do pressuposto de que o mesmo norteará as ações pedagógicas para diminuir a lacuna que separa a comunidade da escola, fazendo com que esta passe a ser parte integrante desse processo educativo. Concluimos que é necessário abordar o PPP como peça fundamental no processo educativo na escola, considerando ainda que este cumpre um papel democrático de construção da cidadania, sendo necessário assegurar sua importância documental, de forma a ser efetiva entre linhas teóricas e burocráticas. Ressaltamos assim a importância documental do PPP, que passa por um constante processo de formulação, acompanhando as exigências atuais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9.394/1996, que rege a Educação Básica, pois este acompanha os momentos históricos que o produziram e contribuiu simultaneamente com elementos norteadores ao considerar aspectos pedagógicos e administrativos da unidade escolar, embora fosse necessário melhor destacar os processos participativos que contribuíram para sua elaboração. Referências BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Brasília: 1996. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio: Paz e Terra, 1967. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio: Paz e Terra, 1970. MAIA, Benjamin Perez; COSTAS, M. T. A. Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico.Curitiba: Editora InterSaberes, 2009. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983. SILVA, T. T. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica editora, 1999.