ANÁLISE DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA POTIGUAR VINCULADA AO PIBID DA ÁREA DE PEDAGOGIA
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Este estudo em andamento está sendo realizado com base nos seguintes questionamentos: quais são as atividades previstas? O PPP está em conformidade com a legislação em vigor? Que questões envolvem o fazer pedagógico? Qual é a relação com o conhecimento? O currículo está sendo devidamente aplicado? Qual a função social da escola? Ao buscarmos respostas para essas indagações compreendemos inicialmente que se trata de uma ferramenta norteadora para o trabalho pedagógico dessa instituição, servindo como um instrumento de interação sobre os objetivos e as prioridades estabelecidas com a coletividade mediante um processo de reflexão, sendo pensada as ações necessárias para a construção de uma nova realidade. Por meio deste estudo, compreendemos que a escola deve criar um espaço democrático que não se limite a reproduzir a realidade educacional, mas criar um espaço para a participação e reflexão coletiva sobre as questões sociais, culturais e econômica que a mesma está inserida. 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Sendo assim, desde 2002 o PPP da Escola Espedito Alves está em processo contínuo de construção, pois na concepção da escola nenhum documento pode ser dado como pronto e acabado, e partem do pressuposto de que o mesmo norteará as ações pedagógicas para diminuir a lacuna que separa a comunidade da escola, fazendo com que esta passe a ser parte integrante desse processo educativo. Concluimos que é necessário abordar o PPP como peça fundamental no processo educativo na escola, considerando ainda que este cumpre um papel democrático de construção da cidadania, sendo necessário assegurar sua importância documental, de forma a ser efetiva entre linhas teóricas e burocráticas. 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