A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO BÁSICO Alderí Segundo de Lima Junior/juninho_fla00@hotmail.com/UERN Fernando Henrique Nogueira Amaral/UERN Nathália Araújo de Souza/UERN Processos de Ensino aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente artigo possui como objetivo principal a demonstração da importância do ensino da geometria espacial, bem como a utilização da ferramenta GeoGebra. Considerando a dificuldade que os alunos do ensino básico possuem quanto a visualização de figuras espaciais no plano, realizamos uma pesquisa de campo em uma escola estadual da cidade de Rafael Godeiro/RN, a fim de apresentar ao(s) aluno(s) a importância deste programa. Essa pesquisa enriquecedora só foi possível graças ao projeto Residência Pedagógica no qual os pesquisadores fazem parte, projeto esse que atua como um meio de conexão teórica e prática na formação docente, possibilitando aos graduandos de cursos de licenciaturas a oportunidade de pôr em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula e também aprimorar sua própria didática, para assim desenvolver métodos que tornem suas aulas mais dinâmicas e proveitosas para os alunos; além disso, os graduandos têm a oportunidade de contribuir positivamente com o quadro social no qual estão inseridos, possibilitando assim uma troca de experiências que beneficia a todos os envolvidos. Como aporte teórico, nos fundamentamos nos estudos sobre GeoGebra abordados por Branco (2017) e Ferreira (2017) sobre geometria espacial e, especificamente, nos trabalhos de Macêdo (2013) e Souza (2014). Os conceitos e definições sobre o GeoGebra são abordados, seguidos por uma breve introdução sobre o Princípio de Cavalieri; logo após, uma breve definição de alguns importantes sólidos geométricos, seguida de suas construções no software, mostrando o passo a passo de como cada figura é construída na nossa plataforma. O artigo em questão também teve como um de seus principais enfoques a importância da noção 3D (três dimensões) que o software GeoGebra propicia, atuamos em campo no âmbito escolar com uma amostra de sete alunos do ensino fundamental. O GeoGebra atua como facilitador quanto a compreensão dessas representações, isso porque age de modo interativo, ilustrando todas as dimensões da forma, promovendo uma análise mais ampla, tendo em vista a dificuldade de representar-se fidedignamente um objeto tridimensional em uma superfície plana. O programa de Matemática dinâmica GeoGebra que combina conceitos de geometria e álgebra em uma única interface gráfica possui distribuição livre, é escrito em linguagem Java, o que lhe permite estar disponível em várias plataformas. O mesmo permite realizar construções geométricas, utilizando pontos, retas, segmentos, polígonos, etc. Desse modo, este estudo está estruturado em três importantes tópicos, são eles: GeoGebra, ênfase em sua utilização e comandos básicos; construção, onde será mostrado passo a passo a construção dos sólidos geométricos no programa (prisma, paralelepípedo, pirâmide e cilindro); a pesquisa, em âmbito escolar, com o intuito de mostrar a importância da noção 3D para o entendimento do aluno. Utilizando essa ferramenta, observaremos o comportamento do aluno diante a noção 3D, praticando e resolvendo problemas diários usando o GeoGebra em sala de aula. Com o intuito de facilitar nossa pesquisa, trabalhamos com uma amostra aleatória, escolhida através de sorteio equivalente a sete, de quinze alunos, onde quatro desses cursam o 6º ano do ensino fundamental e os outros três, cursam o 8º ano, onde foi mostrado como usar a geometria a seu favor, também a usar o software em relação a construções dos sólidos, onde todos os alunos construíram alguns dos principais sólidos. O uso do GeoGebra facilitou na visualização e representação dos respectivos sólidos geométricos, dos alunos, fazendo com que tivessem mais interesse no assunto. Através da pesquisa de campo foi mostrado e comentado os problemas do nosso cotidiano, inclusive os desse estudo, onde eles mostraram uma facilidade significativa em entender e aplicar os conhecimentos, principalmente no problema que aborda a área total de um cubo. Segundo os alunos do 8º ano, se tivessem visto essa forma prática de construir e aprender geometria, teria sido tudo mais fácil no 6º ano, série onde o assunto é abordado inicialmente. Portanto, foi constatado que o uso do programa GeoGebra é de fundamental importância no ensino da Matemática, mais especificamente no âmbito da geometria espacial, com enfoque para o ensino na Educação Básica. As relevâncias das pesquisas utilizadas mostraram e comprovaram como esse programa colabora positivamente nos estudos em sala de aula, facilitando na compreensão de suas representações básicas e geométricas. Diante disso, utilizar softwares que desenvolvam a capacidade cognitiva do aluno, atuando como chave principal para o ensino/aprendizagem acadêmico e estudantil é algo a ser estimulado. Palavras - chave: GeoGebra, ensino, geometria espacial. REFERÊNCIAS BRANCO, N.; BRITO, N.; COLAÇO, S.; RABELO,M.C.; A utilização do GEOGEBRA em contexto de sala de aula. Disponível em: Acesso em: 03 de abr 2017. FERREIRA, Roberto Claudino. Ensinando Matemática com o Geogebra. Disponível em: . Acesso em: 03 de abr 2017. MACÊDO, Ian Santana. Facilitando o Estudo da Geometria Espacial com o Geogebra 3D. Salvador, 2013. 127 p. (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal da Bahia e Instituto de Matemática. Salvador- BA, 2013. [Orientação: Prof. Dr. Perfilino Eugênio Ferreira Jr]. ME-DGIDC (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Acedido em Janeiro, 12, 2008, de http://sitio.dgidc.min-edu.pt/matematica/Documents/ProgramaMatematica.pdf. MOURA, D. A. S.; SANTOS, A. S.; SILVA; J. J.; Tecnologia a Favor da Educação Matemática: Geogebra e suas Aplicações. Disponível em: . Acesso em: 05 de abr 2017. SOUZA, Loana Araújo. Uma Proposta Para o Ensino da Geometria Espacial Usando o Geogebra 3d. Campina Grande, 2014. 66p. (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, 2014. [Orientação: Prof. Dr. Aldo Trajano Lourêdo, Departamento de Matemática].