Este artigo tem como objetivo identificar os desafios e a evolução da Educação de Jovens e Adultos (EJA), conhecer o projeto implantado na escola concedente da pesquisa e também investigar como os alunos desta modalidade encaram as dificuldades enfrentadas por eles e pelos professores e coordenadores. A EJA é destinada para educação daqueles que não tiveram, na idade própria, acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio (BRASIL 2007). A Educação de Jovens e Adultos traz consigo uma trajetória envolvendo todos os processos de educação que perpassam um contexto que vem desde a ação dos jesuítas quanto ao seu comprometimento com o ensino religioso e cultural das populações indígenas (SALES 2010). Para alcançar os níveis de evolução no Brasil que competem com os interesses e as necessidades da sociedade, requer-se mudanças no contexto socioeconômico e implementações que visem transformar os processos de alcance e desenvolvimento das capacidades humanas, exigindo do indivíduo a capacidade de ser crítico e democrático no seu país (PAIVA, et al 1996-2004). Percebe-se que o quadro educacional ainda não tem alcançado toda a população como deveria, fazendo com que milhares de brasileiros retardem seus estudos prejudicando a formação e até mesmo o ingresso em faculdades. Schwartzman (2005) afirma que esses problemas referentes ao ensino e a educação no Brasil vão prosseguir se tornando até mesmo um desafio para o sistema educacional, como por exemplo, o investimento destinado a elites onde se ofertam vagas distribuídas desigualmente para atender privilégios de diferentes segmentos da população. Parte desse problema se dá devido a necessidades de trabalho, lotação em escolas, questões sobre o aprendizado do aluno, o aprimoramento da sua aprendizagem para viver em sociedade participando do mercado de trabalho e outros fatores que causam até mesmo a falta de interesse em dar continuidade nos seus estudos (SCHWARTZMAN 2005). A metodologia utilizada em prática sobre o estudo se deu através de pesquisas bibliográficas, que trouxeram ideias referentes ao tema proposto. Logo após o primeiro contato com a escola concedente, Colégio Estadual Osvaldo Franco, e apresentação do tema proposto, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com o uso de questionários com questões subjetivas, em que 10 questões foram para 15 alunos, 7 questões para 01 professor e 4 para 01 coordenador da modalidade, as respostas às questões subjetivas foram discutidas utilizando literatura sobre a temática. Os alunos em sua maioria relataram que além das dificuldades encontradas em relação a conciliação do trabalho com a escola, o horário reduzido tornando o ensino mais resumido dificultando o entendimento do assunto e dificuldades em algumas disciplinas, eles esperam que tanto os professores como a gestão escolar reflitam sobre como contribuir para que o aluno conclua essa modalidade de ensino, de forma que o aluno possa refletir em procurar um ensino superior ou crescimento profissional, e que o investimento nos alunos desta modalidade possa ser visto com olhar de oportunidade em meio aos desafios do dia a dia. Balzan et al (2010) dispõe de uma afirmação muito importante quanto à participação do professor neste processo, pois além de lidar com as dificuldades relatadas anteriormente outro fator intrigante é estar preparado para lidar com um público que abrange diversidade de faixa etária. O professor precisa planejar aulas considerando que a metodologia utilizada e os assuntos ministrados interessam tanto para o aluno mais jovem quanto para o mais velho. Nota-se que o avanço nesta modalidade de ensino foi à procura por fazê-la, ou seja, o índice de jovens e adultos que estão cursando o ensino médio na EJA que haviam parado em algum momento está crescendo, pois, para trabalhar nos dias de hoje as empresas buscam profissionais com no mínimo ensino médio completo. Com a criação da EJA foi possível observar o resgate e retorno visando à formação do educando na qual possa estar apto para uma futura vida profissional e ingresso em uma educação de ensino superior. Por isso, é importante a inovação nesse processo de resgate, valorizando o aluno segundo suas experiências. Com base nas informações adquiridas deste projeto foi possível observar que há muitas dificuldades e poucos avanços dentro desta modalidade de ensino. Desde o início da implantação das primeiras escolas destinadas a adultos vem se notando um grande e imenso déficit, e podemos ver que isso perpetua até nos dias de hoje, como foi relatado pelos resultados das perguntas dos questionários, vimos que a educação necessita de um grande apelo do governo para infraestrutura de materiais e recursos que são notoriamente importantes para a implantação adequada deste projeto, e, que mesmo com vários obstáculos, muitos alunos procuram reverter à situação em que se encontram na vida em relação aos estudos, que por meio de algum problema, tanto socioeconômico ou por outro motivo fizeram interromperem os estudos, vemos que há uma esperança de conclusão do ensino médio e a expectativa de um futuro ingresso em cursos superiores e técnicos, por parte da maioria dos alunos questionados. Palavras-chave: Avanços. Desafios. Ensino. EJA Referências BALZAN, C. F.P; MENEGOTTO, D.B; ZORFI, F; MARQUES, T.B.I; ARENHALDT, R; SANTOS, S.V. Refletindo sobre PROEJA: Produções de Bento Gonçalves. Pelotas: Editora universitária/UFPEL, 2010. BRASIL, Ministério da Educação. PROEJA: Formação inicial e continuada/Ensino Fundamental: Documento base. Brasília, agosto 2007. PAIVA, J; MACHADO, M. M; IRELAND, T. Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea. Brasília, UNESCO, MEC, 1996-2004. SALES, Fábio Henrique Borges. Ranços e avanços da Educação de Jovens e Adultos e a importância da formação de professores nesse processo. São Luís. 2010. SCHWARTZMAN, Simon; BROCK, Colin. Os desafios da educação no Brasil. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 9-51, 2005. Disponível em> http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1765 Acessado em 14/09/2018.