Durante as atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID na Escola Estadual João Godeiro, Patu/RN, percebeu-se que grande parte dos alunos do ensino fundamental II, apresentavam consideráveis dúvidas em relação às operações básicas da matemática. Assim, este trabalho tem como principal objetivo analisar o entendimento prático e interpretativo nas quatro operações fundamentais da matemática, dos alunos da referida escola, levando em conta que, segundo os autores Correa e MacLean (1999), Pacheco e Andreis (2018), muitas são as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem da matemática, e é de extrema importância a realização de estudos que possam contribuir de forma positiva para melhorar a qualidade da educação. Para a realização da pesquisa, foram aplicados dois questionários e levando em conta o que foi obtido, pôde-se comprovar o elevado grau de dificuldade que alunos do ensino fundamental II têm em relação à resolução de questões (tanto de cunho metódico, quanto problematizadas), e o quanto isso pode influenciar negativamente em seus estudos. Assim, é necessário rever o ensino-aprendizagem das operações básicas da matemática, levando em conta que a maioria dos discentes apresenta consideráveis dificuldades na resolução de questões que envolvem o assunto. Este é um problema educacional que perdura há muitos anos, portanto, se faz necessário buscar alternativas metodológicas eficazes que visem minimizar este quadro. Palavras-chave: Operações matemáticas, entendimento prático, entendimento interpretativo.