Analisamos resultados de um projeto de implementação de uma metodologia ativa associada a tecnologias digitais em um Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição privada da cidade de Rio Verde, Estado de Goiás. O projeto teve como objetivo geral identificar novos meios de ensinar na aula universitária, almejando inovação na prática pedagógica. Seus objetivos específicos consistiram em: implantar a PBL em um curso de licenciatura, articulada a tecnologias digitais, e verificar se seria aceita pelos alunos universitários; averiguar em que medida a PBL contribui para aproximar o futuro professor dos anos iniciais da realidade que o aguarda em seu campo de atuação. As atividades ocorreram na disciplina "Prática Profissional Orientada I" e abrangeram as etapas: sondagem, organização dos grupos e proposição do problema, discussão e socialização. Dos vinte alunos que iniciaram apenas 12 permaneceram e concluíram as atividades, demonstrando dificuldade em trabalhar de modo colaborativo. Lidar com um problema do campo de atuação do professor pareceu favorecer a aprendizagem dos alunos de licenciatura. Durante todo o processo, as tecnologias possibilitaram comunicação síncrona e assíncrona e compartilhamento de material, mas não afetaram a prática de trabalho individual vigente na universidade e para além dela. Ressalvadas as limitações do projeto, seus resultados sugerem que é possível inovar na aula universitária, contudo há elementos a serem considerados em cada contexto. Palavra chave: Problem Based Learning, tecnologias digitais, aula universitária.