Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS AUTORAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51689
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 599
    "inscrito_id" => 55003
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS AUTORAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Este artigo foi elaborado a partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID, realizado entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ? IFPA/Curso de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré, localizada no bairro do Marco em Belém do Pará. O objetivo do mesmo foi o de relatar as práticas desenvolvidas no ensino de Geografia, a partir do uso das tecnologias, como o uso do celular, enquanto uma ferramenta didático-pedagógica na produção dos saberes geográficos, envolvendo alunos no processo de construção do conhecimento. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica a edição de vídeos, além da análise de um questionário avaliativo inserido aos discentes ao final do projeto, a fim de perceber o envolvimento e aprendizado dos alunos mediante o desenvolvimento da metodologia. Verificamos grandes avanços nos aspectos associados a aprendizagem dos conteúdos geográficos, como também observamos respostas positivas no que tange ao envolvimento e motivação dos alunos ao produzir esses trabalhos. Palavras-Chave: Tecnologias digitais, Ensino de Geografia, Recurso didático."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-55003-30112018-122713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:16:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "Dexter André Santos da Gama"
    "autor_nome_curto" => "Dexter"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51689
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 599
    "inscrito_id" => 55003
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS AUTORAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Este artigo foi elaborado a partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID, realizado entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ? IFPA/Curso de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré, localizada no bairro do Marco em Belém do Pará. O objetivo do mesmo foi o de relatar as práticas desenvolvidas no ensino de Geografia, a partir do uso das tecnologias, como o uso do celular, enquanto uma ferramenta didático-pedagógica na produção dos saberes geográficos, envolvendo alunos no processo de construção do conhecimento. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica a edição de vídeos, além da análise de um questionário avaliativo inserido aos discentes ao final do projeto, a fim de perceber o envolvimento e aprendizado dos alunos mediante o desenvolvimento da metodologia. Verificamos grandes avanços nos aspectos associados a aprendizagem dos conteúdos geográficos, como também observamos respostas positivas no que tange ao envolvimento e motivação dos alunos ao produzir esses trabalhos. Palavras-Chave: Tecnologias digitais, Ensino de Geografia, Recurso didático."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-55003-30112018-122713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:16:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "Dexter André Santos da Gama"
    "autor_nome_curto" => "Dexter"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID, realizado entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ? IFPA/Curso de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré, localizada no bairro do Marco em Belém do Pará. O objetivo do mesmo foi o de relatar as práticas desenvolvidas no ensino de Geografia, a partir do uso das tecnologias, como o uso do celular, enquanto uma ferramenta didático-pedagógica na produção dos saberes geográficos, envolvendo alunos no processo de construção do conhecimento. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica a edição de vídeos, além da análise de um questionário avaliativo inserido aos discentes ao final do projeto, a fim de perceber o envolvimento e aprendizado dos alunos mediante o desenvolvimento da metodologia. Verificamos grandes avanços nos aspectos associados a aprendizagem dos conteúdos geográficos, como também observamos respostas positivas no que tange ao envolvimento e motivação dos alunos ao produzir esses trabalhos. Palavras-Chave: Tecnologias digitais, Ensino de Geografia, Recurso didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.