Este trabalho descreve um experimento, realizado no laboratório de Física do IFTO Campus Palmas que buscou associar a prática com a teoria, baseado em uma metodologia de ensino com o objetivo de visualizar de modo prático conceitos relacionados à lei de Ampère. Foram realizadas medidas utilizando aparato computacional e sensores, em uma turma do quinto período do curso de Licenciatura em Física, e discutem-se, no presente trabalho, as possibilidades e limitações desse recurso como apoio na formação de professores de Física. Os professores de física têm vários recursos didáticos hoje em dia para todas as áreas da física e mesmo assim muitos professores preferem as aulas tradicionais para ministrar os conteúdos das disciplinas de física (PUGLIESE, 2017). Podemos dizer que professores se mantem amarrados ao tradicionalismo, pois, a maioria das escolas não tem estrutura e o conteúdo programado para cada ano do ensino médio é muito extenso para a quantidade de aulas que são destinadas à essa disciplina. Conforme Braga (2004), o ensino de física seria mais atraente e eficiente para os alunos do ensino médio se fosse abordada uma temática mais conceitual, deixando os cálculos em segundo plano assim, possibilitando a eles uma aprendizagem significativa. Moreira & Pinto (2003) apontam, uns dos grandes problemas no ensino da lei de Ampère é a parte conceitual pois, para os alunos a lei de Ampère é apenas um cálculo do campo magnético para figuras geométricas e com difícil aprendizagem dos alunos na parte conceitual, assim deixando a resolução de exercícios de maneira mecânica, essa dificuldade devem que alunos tem uma visão desarticulada do assunto de eletromagnetismo, os alunos observam cada conceito de maneira isolada e sem relação entre si.Os experimentos que serão apresentados no trabalho estão relacionados com a lei de Ampère, o experimento realizado serve como apoio a material didática, para que o aluno consiga ter uma aprendizagem significativa. O experimento mostra as relações estudas de forma algébrica experimentalmente. O laboratório é uma tática essencial no ensino de física, no estudo de ciência tem quase sempre a parte teórica e pratica, o laboratório mostra para os alunos com erro experimental que não a sistema perfeito como é mostrado no livro. A prática realizada por tratar de uma pratica em que se mexe com valores muito peque nos precisa de uma precisão muito grande, assim fazendo que o aluno relacione que quanto maior for maior a medida realizada menor precisa ser a precisão, quando se trata de uma medida muito pequena tudo a sua volta pode interferir no resultado, levando os alunos ao pensar cientifico. Analisando os resultados e fazendo as perguntas corretas aos alunos podemos fazer eles perceberem a relação entre as medidas. Podemos falar sobre o campo magnético da terra como ele pode interferir nas medidas, fazendo parece que campo magnético seja maior ou menor que do que parece. Ocorreu a verificado da relação entre corrente elétrica, campo magnético e número de espiras, conseguindo ver claramente essa relação por meio dos dados e as tabelas montadas, em que mostra a questão da proporcionalidade que é citada na literatura. O método experimental para auxiliar no ensino é uma forma eficaz para aprendizagem dos alunos, pois incentiva os alunos a estudarem e buscarem o conhecimento. Uma forma dos alunos associarem os cálculos ensinados nas aulas de física com o a teoria, fazendo que não haja a mecanização do ensino, que o aluno não aprende os conceitos apenas a fazer a resolução de exercidos. A lei de Ampère por ser um tema bastante complicado e ter sua teoria deixada em segundo plano pelos alunos, pois, eles estão mais preocupados em mecanizar a resolução de exercidos o ensino de uma forma experimental faz com que os alunos aprendam a teoria (Moreira & Pinto, 2003). O experimento busca que o aluno saiba a teoria englobada com os cálculos e veja a parte pratica do conteúdo estudado assim tento mais chances de ocorre uma aprendizagem significativa. A experimentação na formação de professores é muito importante, pois os futuros docentes aprendem táticas para aplicar com seus alunos no futuro, fazendo que o ensino-aprendizagem seja melhor para os alunos desses docentes em formação.