GESTÃO ESCOLAR E SEUS OLHARES SOBRE O PIBID-UNICAMP
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52201 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2492 "inscrito_id" => 487687 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR E SEUS OLHARES SOBRE O PIBID-UNICAMP" "resumo" => " O objetivo do presente estudo consiste em analisar o Pibid sob a perspectiva da equipe gestora de escolas em que o Pibid-Unicamp estabeleceu parcerias quando da implementação do Edital no 61/2013. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado em 2007 e tem como objetivos, entre outros, o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, sendo que as propostas de trabalho do programa visam à inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas sob orientação de um professor da universidade e supervisão de um profissional da escola (BRASIL, 2018). As pesquisas referentes ao programa têm centrado sua atenção, especialmente, nos estudantes bolsistas de iniciação à docência (bolsistas ID) e nos professores supervisores (GATTI et al., 2014; CASTELA e BREDA, 2014). Considerando, contudo, que o papel do gestor é extremamente relevante para o sucesso das ações dos bolsistas ID na escola, buscamos investigar os olhares da equipe gestora a respeito do Pibid-Unicamp. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com membros da equipe gestora de escolas em que o Pibid-Unicamp esteve atuante por pelo menos um semestre. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para fins de análise, a qual foi feita com base no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). O seguinte roteiro serviu de base para as entrevistas: Parte 1 - informações gerais sobre o sujeito e sobre a escola. Parte 2 - informações sobre o Pibid-Unicamp na escola, que envolveu os seguintes pontos: qual subprojeto Pibid atua ou atuou na escola; quantos bolsistas participam ou participaram do programa; que tipo de atuação os bolsistas ID têm ou tinham na escola; são ou eram feitas reuniões na escola entre supervisores e bolsistas ID; os bolsistas ID participam ou participavam de reuniões de conselho de classe e reunião de pais. Parte 3 - avaliação do Pibid: para você, qual o maior objetivo do programa; o Pibid-Unicamp traz ou trouxe contribuições à escola; como percebeu a recepção do programa na escola, professores, funcionários, outros membros da equipe gestora e alunos; como é ou era a relação entre os bolsistas ID e os outros professores da escola; como avaliaria a atuação dos bolsistas ID; considera que o programa contribui para a formação dos futuros professores, justifique; se você pudesse alterar algo no Pibid, o que você mudaria; como avalia a formação dos licenciados; algum aspecto deveria ser melhorado na formação inicial. Foram entrevistadas, até o presente momento, três profissionais pertencentes às equipes gestoras de três escolas que receberam o Pibid-Unicamp, sendo uma coordenadora e duas diretoras. No que concerne aos resultados obtidos, destacamos inicialmente que todas afirmam conhecer o programa, embora em alguns momentos demonstrem dúvidas sobre até onde os bolsistas podem atuar, "até onde eles podem ir", o que nos leva a pensar a respeito dos limites e possibilidades de atuação dos bolsistas ID nas escolas. A forma de gestão em relação ao controle da presença dos bolsistas ID na escola varia entre assinatura de livro ponto pelos bolsistas ID e controle feito pelos próprios professores supervisores. Também o acompanhamento das atividades não segue um mesmo modelo, variando de uma escola para outra. Algumas estão mais próximas ao programa e outras acompanham especialmente por meio dos eventos organizados pelos participantes do Pibid. Sobre a relação entre os bolsistas ID e os professores supervisores, as gestoras afirmam que eles são bem recebidos, que os professores procuram acolher as propostas e colaboram para o sucesso do programa.Todas percebem o Pibid como relevante na formação dos futuros professores, sendo que o principal ponto mencionado foi o chamado "choque de realidade", tal como apresenta Garcia (2009). Ressaltaram que os estudantes, ao se aproximarem da escola, assustam-se com sua complexidade e o programa tem ajudado a que os bolsistas ID conheçam a escola durante a formação e não apenas ao ingressarem na carreira docente. Enfatizaram, igualmente, a relevância da aproximação entre a universidade e a escola (GABARDO e HAGEMEYER, 2010), afirmando que os bolsistas trazem novas propostas, atualizadas, que os alunos da escola e também os professores supervisores acabam se beneficiando dessa interlocução. Houve destaque para o fato dos bolsistas ID estarem muito próximos da idade dos alunos, principalmente do ensino médio, e isso tem incentivado os alunos da escola a darem seguimento dos estudos no nível superior, aumentando o interesse pela participação no ENEM e mesmo em exames vestibulares. Destacam, por outro lado, a importância da continuidade do Pibid, assim como sua ampliação, justamente num momentos em que o programa corria o risco de ser encerrado. A partir dos resultados obtidos nesta investigação, sublinhamos a relevância da gestão em ações que objetivem o aperfeiçoamento da formação docente, não apenas no que diz respeito à garantia da estrutura, mas, principalmente, no apoio, na criação de um contexto acolhedor para o estudante em formação, em conformidade ao proposto por Almeida e Placco (2014). No presente estudo, tivemos acesso a gestores que acreditam no Pibid, que visualizam a importância da sua presença na escola e que valorizam as relações entre a escola e a universidade na formação inicial, sobretudo no sentido de contribuir no complexo processo de constituição do futuro professor. Palavras-chaves: Pibid, Gestores, Formação Docente, Escola. Referências ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Formação Continuada De Professores No Contexto De Trabalho: Do Prescrito Ao Executado. In Revista @mbienteeducação Universidade Cidade de São Paulo Vol. 7 nº 3 set/dez, 2014 - 485-93 BRASIL, Ministério da Educação, Capes, http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid, acesso 10/10/2018. CASTELA, Greice da Silva, BREDA, Regina. O PIBID SEGUNDO SEUS BOLSISTAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. In Revista Línguas & Letras - Unioeste - Vol. 15 - Nº 28 - Primeiro Semestre de 2014 e-ISSN 1981-4755, págs 97-116. GABARDO, Cleusa Valério e HAGEMEYER, Regina Cely C. Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR. In Educar, Curitiba, n. 37, p. 93-112, maio/ago. 2010. Editora UFPR GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo - Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009. GATTI, Bernardete, ANDRÉ, Marli E.D.A., GIMENES, Nelson, A.S. e FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). In - São Paulo: FCC/SEP, 2014. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:45" "updated_at" => "2020-08-11 17:21:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE PRODÓCIMO" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52201 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2492 "inscrito_id" => 487687 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR E SEUS OLHARES SOBRE O PIBID-UNICAMP" "resumo" => " O objetivo do presente estudo consiste em analisar o Pibid sob a perspectiva da equipe gestora de escolas em que o Pibid-Unicamp estabeleceu parcerias quando da implementação do Edital no 61/2013. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado em 2007 e tem como objetivos, entre outros, o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, sendo que as propostas de trabalho do programa visam à inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas sob orientação de um professor da universidade e supervisão de um profissional da escola (BRASIL, 2018). As pesquisas referentes ao programa têm centrado sua atenção, especialmente, nos estudantes bolsistas de iniciação à docência (bolsistas ID) e nos professores supervisores (GATTI et al., 2014; CASTELA e BREDA, 2014). Considerando, contudo, que o papel do gestor é extremamente relevante para o sucesso das ações dos bolsistas ID na escola, buscamos investigar os olhares da equipe gestora a respeito do Pibid-Unicamp. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com membros da equipe gestora de escolas em que o Pibid-Unicamp esteve atuante por pelo menos um semestre. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para fins de análise, a qual foi feita com base no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). O seguinte roteiro serviu de base para as entrevistas: Parte 1 - informações gerais sobre o sujeito e sobre a escola. Parte 2 - informações sobre o Pibid-Unicamp na escola, que envolveu os seguintes pontos: qual subprojeto Pibid atua ou atuou na escola; quantos bolsistas participam ou participaram do programa; que tipo de atuação os bolsistas ID têm ou tinham na escola; são ou eram feitas reuniões na escola entre supervisores e bolsistas ID; os bolsistas ID participam ou participavam de reuniões de conselho de classe e reunião de pais. Parte 3 - avaliação do Pibid: para você, qual o maior objetivo do programa; o Pibid-Unicamp traz ou trouxe contribuições à escola; como percebeu a recepção do programa na escola, professores, funcionários, outros membros da equipe gestora e alunos; como é ou era a relação entre os bolsistas ID e os outros professores da escola; como avaliaria a atuação dos bolsistas ID; considera que o programa contribui para a formação dos futuros professores, justifique; se você pudesse alterar algo no Pibid, o que você mudaria; como avalia a formação dos licenciados; algum aspecto deveria ser melhorado na formação inicial. Foram entrevistadas, até o presente momento, três profissionais pertencentes às equipes gestoras de três escolas que receberam o Pibid-Unicamp, sendo uma coordenadora e duas diretoras. No que concerne aos resultados obtidos, destacamos inicialmente que todas afirmam conhecer o programa, embora em alguns momentos demonstrem dúvidas sobre até onde os bolsistas podem atuar, "até onde eles podem ir", o que nos leva a pensar a respeito dos limites e possibilidades de atuação dos bolsistas ID nas escolas. A forma de gestão em relação ao controle da presença dos bolsistas ID na escola varia entre assinatura de livro ponto pelos bolsistas ID e controle feito pelos próprios professores supervisores. Também o acompanhamento das atividades não segue um mesmo modelo, variando de uma escola para outra. Algumas estão mais próximas ao programa e outras acompanham especialmente por meio dos eventos organizados pelos participantes do Pibid. Sobre a relação entre os bolsistas ID e os professores supervisores, as gestoras afirmam que eles são bem recebidos, que os professores procuram acolher as propostas e colaboram para o sucesso do programa.Todas percebem o Pibid como relevante na formação dos futuros professores, sendo que o principal ponto mencionado foi o chamado "choque de realidade", tal como apresenta Garcia (2009). Ressaltaram que os estudantes, ao se aproximarem da escola, assustam-se com sua complexidade e o programa tem ajudado a que os bolsistas ID conheçam a escola durante a formação e não apenas ao ingressarem na carreira docente. Enfatizaram, igualmente, a relevância da aproximação entre a universidade e a escola (GABARDO e HAGEMEYER, 2010), afirmando que os bolsistas trazem novas propostas, atualizadas, que os alunos da escola e também os professores supervisores acabam se beneficiando dessa interlocução. Houve destaque para o fato dos bolsistas ID estarem muito próximos da idade dos alunos, principalmente do ensino médio, e isso tem incentivado os alunos da escola a darem seguimento dos estudos no nível superior, aumentando o interesse pela participação no ENEM e mesmo em exames vestibulares. Destacam, por outro lado, a importância da continuidade do Pibid, assim como sua ampliação, justamente num momentos em que o programa corria o risco de ser encerrado. A partir dos resultados obtidos nesta investigação, sublinhamos a relevância da gestão em ações que objetivem o aperfeiçoamento da formação docente, não apenas no que diz respeito à garantia da estrutura, mas, principalmente, no apoio, na criação de um contexto acolhedor para o estudante em formação, em conformidade ao proposto por Almeida e Placco (2014). No presente estudo, tivemos acesso a gestores que acreditam no Pibid, que visualizam a importância da sua presença na escola e que valorizam as relações entre a escola e a universidade na formação inicial, sobretudo no sentido de contribuir no complexo processo de constituição do futuro professor. Palavras-chaves: Pibid, Gestores, Formação Docente, Escola. Referências ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Formação Continuada De Professores No Contexto De Trabalho: Do Prescrito Ao Executado. In Revista @mbienteeducação Universidade Cidade de São Paulo Vol. 7 nº 3 set/dez, 2014 - 485-93 BRASIL, Ministério da Educação, Capes, http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid, acesso 10/10/2018. CASTELA, Greice da Silva, BREDA, Regina. O PIBID SEGUNDO SEUS BOLSISTAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. In Revista Línguas & Letras - Unioeste - Vol. 15 - Nº 28 - Primeiro Semestre de 2014 e-ISSN 1981-4755, págs 97-116. GABARDO, Cleusa Valério e HAGEMEYER, Regina Cely C. Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR. In Educar, Curitiba, n. 37, p. 93-112, maio/ago. 2010. Editora UFPR GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo - Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009. GATTI, Bernardete, ANDRÉ, Marli E.D.A., GIMENES, Nelson, A.S. e FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). In - São Paulo: FCC/SEP, 2014. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:45" "updated_at" => "2020-08-11 17:21:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE PRODÓCIMO" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }