PERSPECTIVAS DE ANTÓNIO NÓVOA ACERCA DA FORMAÇÃO DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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É válido enfatizar que a escolha desta pesquisa se dá devido o autor ter um vasto acervo de publicações em língua portuguesa e espanhola, línguas latinas, as quais auxiliam e facilitam as discussões teóricas, para além dos aspectos de formação inicial docente, ou seja, universitária, como para a formação continuada da maioria dos professores da educação básica no Brasil, apesar do autor ser de origem européia, é possível compreendê-lo em seus textos e entrevistas. Após a construção desse recorte, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que envolveu etapas como: formular o problema, localizar e selecionar os estudos, avaliar a qualidade dos estudos e atualizar as revisões, e elencamos as três categorias de análise - desenvolvimento profissional, contexto, temporalidade - para dar andamento ao trabalho, que foram definidas após a reunião dos textos e a coleta de dados, com base na incidência de cada discussão dentro de cada um dos trabalhos. Pensar sobre a formação do docente, exige de quem se dispõe, ir além daquilo que hoje conhecemos como acadêmico, especificamente técnico, conformista e instrucional. Essa é ideia defendida por Nóvoa quando traz o conceito de "Desenvolvimento pessoal", levantando que, antes de um profissional, o professor é também pessoa. É preciso refletir sobre a identidade do professor como pessoa, para que a partir disso o docente construa a sua identidade profissional. Em busca de tais respostas, é necessário olhar por vários ângulos históricos e sociais e, assim, com base nos textos escritos pelo professor Nóvoa foi possível chegar a três categorias mais explanadas, as quais servem de guia para futuras pesquisas e para o mapeamento da pesquisa sobre a formação de professores na atualidade, sendo elas: (i) práticas formativas; (ii) instituições formativas; (iii) agentes na formação. 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