O Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - é uma iniciativa que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Esse projeto busca promover a inserção dos estudantes no contexto das Escolas Públicas desde o início de sua formação acadêmica e, com isso, desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação de um docente da licenciatura e um professor da rede pública de ensino. Nessa conjuntura, o subprojeto PIBID-Inglês da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, situada em Fortaleza, busca propor uma relação entre os discentes do curso Letras-Inglês desta universidade e os alunos dessa escola pública. Neste trabalho que aqui apresentamos, exploramos o atendimento a dois objetivos específicos do sub projeto PIBID-Inglês UFC, que são (i) implementar abordagens de ensino alicerçadas em princípios de natureza variada: sociocultural, cognitiva, afetiva, pedagógica identificando estratégias para contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas; e (ii) selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, sua cultura de origem, suas comunidades e seus grupos de socialização assim como criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Coerentemente com esses dois objetivos, primeiramente, e com base em Newby (2010), construímos um questionário de modo colaborativo entre bolsistas, professores e a coordenadora do projeto, com fins de sondagem das motivações dos alunos da escola referentes à aprendizagem da língua inglesa e, assim, compreender o perfil do aluno da escola, seus interesses, motivações e expectativas em relação a aprendizagem do inglês. Num universo de 1.989 alunos matriculados no ensino médio, 256 alunos responderam ao questionário, que foi aplicado via impresso e respondido presencialmente. A maioria dos alunos manifestou interesse em participar das atividades do PIBID no contra turno das aulas disciplinares, principalmente por atividades que envolvessem cultura e oralidade, tais como Song Club (42,6%), e Movie Club (37%). Acreditamos que esse interesse manifestado pelos alunos é fruto do contato diário da maioria dos alunos com música, séries, filmes internacionais em geral, como eles também revelaram no questionário, quando perguntados sobre os modos em que usam a língua inglesa no dia a dia. Isso serviu para orientar o planejamento de ações do oito bolsistas alocados nessa escola, juntamente com a professora de inglês supervisora PIBID. Tanto o Song Club quanto o Movie Club têm como objetivos específicos promover o estudo da língua inglesa por meio de debates sobre os temas abordados em canções e em filmes em língua inglesa, respectivamente, de uma perspectiva crítica, que leve tanto os alunos quanto os bolsistas a lideram com discursos da mídia numa perspectiva dialógica e investigativa. Espera-se que, com essas ações, possamos atender aos interesses e necessidades dos alunos também revelados no questionário: as habilidades linguísticas que os estudantes mais desejam desenvolver ou aprimorar estão as voltadas para fala, a escuta e a pronúncia, sendo 89,8% com interesse em aprimorar suas habilidades relacionadas a fala. Chamou-nos a atenção também o interesse dos estudantes em ler e escrever na língua inglesa, com quase 50% de respostas para essas habilidades. Acreditamos que isso se deva ao modo predominantemente escrito da comunicação mediada pelo computador que a sociedade cada vez mais pratica, principalmente a juventude. Além disso, foi revelado também que a maioria dos alunos apresenta habilidades básicas ou iniciantes em relação à língua inglesa: quase 80% deles afirmam ainda estar em um nível básico, e menos de 1% declara-se com um nível avançado de inglês. Essa informação amplia as possibilidades de impacto do projeto. Outra atividade apontada pelos estudantes foi um curso preparatório para o ENEM, o que se justifica pelo nível escolar dos estudantes e pelo desempenho da escola em resultados nacionais. Esta escola tem obtido altos índices de aprovação de seus alunos na universidade pública, consequência de uma orientação clara da direção e seus coordenadores locais. Com o apoio e o entusiasmo dos gestores escolares, o desenvolvimento das atividades PIBID Inglês acontece até o final do ano letivo vigente como forma de ação piloto. Ao final da implementação dessas ações, um novo questionário será aplicado para podermos avaliar o impacto delas e o nível de satisfação dos alunos da escola. Esperamos com esse projeto, proporcionar experiências diferentes tantos aos discentes de Letras/Inglês da UFC como também dos alunos da Escola Adauto Bezerra, visto que o projeto tende a presentar a língua inglesa aos alunos fora do cenário da sala de aula e não nos restringindo ao uso do livro didático e sim com propostas de cunho cultural, por meio de atividades didático-pedagógicas diferenciadas, com conteúdos que tenham a finalidade de suprir as necessidades básicas de compreender, ouvir e falar a língua por meio de mecanismos diversificados, explorando as linguagens verbais, sonoras, visuais e corporais de forma criativa. Referências NEWBY, P. Research Methods for Education. London: Routledge, 2010.