Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O LEGADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA ESCOLA ALVORADA: AS EXPECTATIVAS FRENTE ÀS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP)

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51537
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 423
    "inscrito_id" => 35780
    "titulo" => "O LEGADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA ESCOLA ALVORADA: AS EXPECTATIVAS FRENTE ÀS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP)"
    "resumo" => "O LEGADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA ESCOLA ALVORADA: AS EXPECTATIVAS FRENTE ÀS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) Thábata Saunders Uchôa Craveiro / thabatasuc@gmail.com / UFC Antônia Fernandes Ferreira / SME Francisca Janaina Dantas Galvão Ozório / SME Gessica Nunes Noronha / UFC Orientadora: Adriana Leite Limaverde Gomes Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo Este trabalho tem como foco apresentar os objetivos do Programa Residência Pedagógica (RP) e do subprojeto do curso de Pedagogia da UFC. Ele visa destacar as experiências exitosas do PIBID na Escola Municipal Alvorada, analisando as suas contribuições para os sujeitos participantes do programa, bem como identificar as contribuições do PIBID para o novo programa Residência Pedagógica. Fundamenta-se nos estudos de Farias (2016) e Franco (2015), nos documentos oficiais que norteiam ambos os programas, assim como nos estudos de Freire (1996) que discutem a prática educativa, segundo uma relação dinâmica crítico-reflexiva entre teoria e prática. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e O Programa de Residência Pedagógica são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ambos os programas desenvolvem ações que compõem a Política Nacional de Formação de Professores, cuja finalidade visa valorizar e aperfeiçoar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Estes programas promovem a imersão do licenciando na escola pública, apesar das diferenças entre eles quanto ao perfil do licenciando bolsista. No PIBID são aptos os estudantes que já cumpriram a primeira metade do curso de licenciatura. Enquanto o Programa de Residência Pedagógica destina-se aqueles estudantes que já cursaram 50% ou mais dos componentes curriculares de um determinado curso de licenciatura. Os procedimentos metodológicos deste trabalho se basearam em estudos bibliográficos dos documentos dos programas, assim como na escuta aos profissionais da escola Alvorada, campo de desenvolvimento destes programas. Neste trabalho, defende-se que a experiência do PIBID já desenvolvida na Escola Municipal Alvorada poderá pautar as ações do Programa de Residência Pedagógica (RP). Diante do exposto questiona-se: em que medida as experiências realizadas pelo PIBID, em parceria com a EM Alvorada podem ser referência para o programa Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia/UFC? O projeto do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia/UFC, intitulado Prática Docente Inclusiva na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visa desenvolver um programa de formação inicial dos residentes do curso de pedagogia para a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de uma abordagem colaborativa e da participação ativa na identificação e superação das problemáticas do processo de ensino-aprendizagem, em uma reflexão crítica e de articulação teórico-prática sobre o fenômeno educativo. Assim como, implementar, em co-construção com professores da escola pública, estratégias didáticas pautadas no atendimento às diferenças, com vistas à promoção de práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares. Nessa etapa inicial do Programa de Residência Pedagógica verificou-se que este tem desenvolvido com todos os bolsistas envolvidos uma formação baseada em uma abordagem colaborativa, com o propósito de refletir criticamente sobre a prática cotidiana nas escolas. Quanto às ações do PIBID já desenvolvidas na escola Alvorada, verificou-se, a partir da escuta aos profissionais envolvidos nessa escola, que o programa imprimiu um legado positivo, na medida em que promoveu experiências exitosas de docência, que contribuíram para a construção de uma escola mais inclusiva, além de uma formação docente inicial e continuada baseada na práxis. Essas experiências do PIBID impactaram positivamente no cotidiano da escola, contribuindo para a formação das crianças, dos professores e licenciados em pedagogia. Diante do exposto, percebeu-se que as ações desenvolvidas no âmbito do PIBID, despertam grandes expectativas em relação as práticas do Residência Pedagógica, no que concerne a inserção dos licenciandos em ações pedagógicas significativas na escola pública, na troca de saberes entre bolsistas, professores e crianças. Além disso, há expectativas quanto a vivência de projetos significativos, que colaborem para uma formação docente sólida em saberes e fazeres. Considera-se que o RP deve se alicerçar em experiências pautadas em uma formação inclusiva e em valores humanos que subsidiarão a continuidade do trabalho inovador e transformador, desempenhado anteriormente pelo PIBID e na atualidade pelo Programa Residência Pedagógica. Palavras-chave: Prática educativa, Formação docente, Políticas públicas. Referências BRASIL. Portaria da CAPES nº 38, de 28/02/2018, institui o Regulamento do Programa Residência Pedagógica. Brasília/DF: Ministério da Educação/CAPES, 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 23/09/2018. BRASIL. Portaria da CAPES nº 45, de 12/03/2018, institui o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília/DF: Ministério da Educação/CAPES, 2018. Disponível em:https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/16032018_Portaria_45_Regulamento_PIBID_e_Residencia_Pedagogica_SITE.pdf. Acesso em: 23/09/2018. FARIAS, I.M.S.; ROCHA, C.C.T.: Desenvolvimento profissional de professores da educação básica, reflexões a partir da experiência no PIBID. - Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz, v.24, n.3, p.123-140, set/dez. 2016. FRANCO, M.A.S.: Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. - Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul/set. 2015. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-35780-30112018-230609.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:40"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:15:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THÁBATA SAUNDERS UCHÔA CRAVEIRO"
    "autor_nome_curto" => "THÁBATA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51537
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 423
    "inscrito_id" => 35780
    "titulo" => "O LEGADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA ESCOLA ALVORADA: AS EXPECTATIVAS FRENTE ÀS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP)"
    "resumo" => "O LEGADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA ESCOLA ALVORADA: AS EXPECTATIVAS FRENTE ÀS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) Thábata Saunders Uchôa Craveiro / thabatasuc@gmail.com / UFC Antônia Fernandes Ferreira / SME Francisca Janaina Dantas Galvão Ozório / SME Gessica Nunes Noronha / UFC Orientadora: Adriana Leite Limaverde Gomes Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo Este trabalho tem como foco apresentar os objetivos do Programa Residência Pedagógica (RP) e do subprojeto do curso de Pedagogia da UFC. Ele visa destacar as experiências exitosas do PIBID na Escola Municipal Alvorada, analisando as suas contribuições para os sujeitos participantes do programa, bem como identificar as contribuições do PIBID para o novo programa Residência Pedagógica. Fundamenta-se nos estudos de Farias (2016) e Franco (2015), nos documentos oficiais que norteiam ambos os programas, assim como nos estudos de Freire (1996) que discutem a prática educativa, segundo uma relação dinâmica crítico-reflexiva entre teoria e prática. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e O Programa de Residência Pedagógica são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ambos os programas desenvolvem ações que compõem a Política Nacional de Formação de Professores, cuja finalidade visa valorizar e aperfeiçoar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Estes programas promovem a imersão do licenciando na escola pública, apesar das diferenças entre eles quanto ao perfil do licenciando bolsista. No PIBID são aptos os estudantes que já cumpriram a primeira metade do curso de licenciatura. Enquanto o Programa de Residência Pedagógica destina-se aqueles estudantes que já cursaram 50% ou mais dos componentes curriculares de um determinado curso de licenciatura. Os procedimentos metodológicos deste trabalho se basearam em estudos bibliográficos dos documentos dos programas, assim como na escuta aos profissionais da escola Alvorada, campo de desenvolvimento destes programas. Neste trabalho, defende-se que a experiência do PIBID já desenvolvida na Escola Municipal Alvorada poderá pautar as ações do Programa de Residência Pedagógica (RP). Diante do exposto questiona-se: em que medida as experiências realizadas pelo PIBID, em parceria com a EM Alvorada podem ser referência para o programa Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia/UFC? O projeto do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia/UFC, intitulado Prática Docente Inclusiva na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visa desenvolver um programa de formação inicial dos residentes do curso de pedagogia para a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de uma abordagem colaborativa e da participação ativa na identificação e superação das problemáticas do processo de ensino-aprendizagem, em uma reflexão crítica e de articulação teórico-prática sobre o fenômeno educativo. Assim como, implementar, em co-construção com professores da escola pública, estratégias didáticas pautadas no atendimento às diferenças, com vistas à promoção de práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares. Nessa etapa inicial do Programa de Residência Pedagógica verificou-se que este tem desenvolvido com todos os bolsistas envolvidos uma formação baseada em uma abordagem colaborativa, com o propósito de refletir criticamente sobre a prática cotidiana nas escolas. Quanto às ações do PIBID já desenvolvidas na escola Alvorada, verificou-se, a partir da escuta aos profissionais envolvidos nessa escola, que o programa imprimiu um legado positivo, na medida em que promoveu experiências exitosas de docência, que contribuíram para a construção de uma escola mais inclusiva, além de uma formação docente inicial e continuada baseada na práxis. Essas experiências do PIBID impactaram positivamente no cotidiano da escola, contribuindo para a formação das crianças, dos professores e licenciados em pedagogia. Diante do exposto, percebeu-se que as ações desenvolvidas no âmbito do PIBID, despertam grandes expectativas em relação as práticas do Residência Pedagógica, no que concerne a inserção dos licenciandos em ações pedagógicas significativas na escola pública, na troca de saberes entre bolsistas, professores e crianças. Além disso, há expectativas quanto a vivência de projetos significativos, que colaborem para uma formação docente sólida em saberes e fazeres. Considera-se que o RP deve se alicerçar em experiências pautadas em uma formação inclusiva e em valores humanos que subsidiarão a continuidade do trabalho inovador e transformador, desempenhado anteriormente pelo PIBID e na atualidade pelo Programa Residência Pedagógica. Palavras-chave: Prática educativa, Formação docente, Políticas públicas. Referências BRASIL. Portaria da CAPES nº 38, de 28/02/2018, institui o Regulamento do Programa Residência Pedagógica. Brasília/DF: Ministério da Educação/CAPES, 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 23/09/2018. BRASIL. Portaria da CAPES nº 45, de 12/03/2018, institui o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília/DF: Ministério da Educação/CAPES, 2018. Disponível em:https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/16032018_Portaria_45_Regulamento_PIBID_e_Residencia_Pedagogica_SITE.pdf. Acesso em: 23/09/2018. FARIAS, I.M.S.; ROCHA, C.C.T.: Desenvolvimento profissional de professores da educação básica, reflexões a partir da experiência no PIBID. - Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz, v.24, n.3, p.123-140, set/dez. 2016. FRANCO, M.A.S.: Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. - Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul/set. 2015. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-35780-30112018-230609.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:40"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:15:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THÁBATA SAUNDERS UCHÔA CRAVEIRO"
    "autor_nome_curto" => "THÁBATA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O LEGADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA ESCOLA ALVORADA: AS EXPECTATIVAS FRENTE ÀS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) Thábata Saunders Uchôa Craveiro / thabatasuc@gmail.com / UFC Antônia Fernandes Ferreira / SME Francisca Janaina Dantas Galvão Ozório / SME Gessica Nunes Noronha / UFC Orientadora: Adriana Leite Limaverde Gomes Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo Este trabalho tem como foco apresentar os objetivos do Programa Residência Pedagógica (RP) e do subprojeto do curso de Pedagogia da UFC. Ele visa destacar as experiências exitosas do PIBID na Escola Municipal Alvorada, analisando as suas contribuições para os sujeitos participantes do programa, bem como identificar as contribuições do PIBID para o novo programa Residência Pedagógica. Fundamenta-se nos estudos de Farias (2016) e Franco (2015), nos documentos oficiais que norteiam ambos os programas, assim como nos estudos de Freire (1996) que discutem a prática educativa, segundo uma relação dinâmica crítico-reflexiva entre teoria e prática. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e O Programa de Residência Pedagógica são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ambos os programas desenvolvem ações que compõem a Política Nacional de Formação de Professores, cuja finalidade visa valorizar e aperfeiçoar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Estes programas promovem a imersão do licenciando na escola pública, apesar das diferenças entre eles quanto ao perfil do licenciando bolsista. No PIBID são aptos os estudantes que já cumpriram a primeira metade do curso de licenciatura. Enquanto o Programa de Residência Pedagógica destina-se aqueles estudantes que já cursaram 50% ou mais dos componentes curriculares de um determinado curso de licenciatura. Os procedimentos metodológicos deste trabalho se basearam em estudos bibliográficos dos documentos dos programas, assim como na escuta aos profissionais da escola Alvorada, campo de desenvolvimento destes programas. Neste trabalho, defende-se que a experiência do PIBID já desenvolvida na Escola Municipal Alvorada poderá pautar as ações do Programa de Residência Pedagógica (RP). Diante do exposto questiona-se: em que medida as experiências realizadas pelo PIBID, em parceria com a EM Alvorada podem ser referência para o programa Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia/UFC? O projeto do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia/UFC, intitulado Prática Docente Inclusiva na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visa desenvolver um programa de formação inicial dos residentes do curso de pedagogia para a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de uma abordagem colaborativa e da participação ativa na identificação e superação das problemáticas do processo de ensino-aprendizagem, em uma reflexão crítica e de articulação teórico-prática sobre o fenômeno educativo. Assim como, implementar, em co-construção com professores da escola pública, estratégias didáticas pautadas no atendimento às diferenças, com vistas à promoção de práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares. Nessa etapa inicial do Programa de Residência Pedagógica verificou-se que este tem desenvolvido com todos os bolsistas envolvidos uma formação baseada em uma abordagem colaborativa, com o propósito de refletir criticamente sobre a prática cotidiana nas escolas. Quanto às ações do PIBID já desenvolvidas na escola Alvorada, verificou-se, a partir da escuta aos profissionais envolvidos nessa escola, que o programa imprimiu um legado positivo, na medida em que promoveu experiências exitosas de docência, que contribuíram para a construção de uma escola mais inclusiva, além de uma formação docente inicial e continuada baseada na práxis. Essas experiências do PIBID impactaram positivamente no cotidiano da escola, contribuindo para a formação das crianças, dos professores e licenciados em pedagogia. Diante do exposto, percebeu-se que as ações desenvolvidas no âmbito do PIBID, despertam grandes expectativas em relação as práticas do Residência Pedagógica, no que concerne a inserção dos licenciandos em ações pedagógicas significativas na escola pública, na troca de saberes entre bolsistas, professores e crianças. Além disso, há expectativas quanto a vivência de projetos significativos, que colaborem para uma formação docente sólida em saberes e fazeres. Considera-se que o RP deve se alicerçar em experiências pautadas em uma formação inclusiva e em valores humanos que subsidiarão a continuidade do trabalho inovador e transformador, desempenhado anteriormente pelo PIBID e na atualidade pelo Programa Residência Pedagógica. Palavras-chave: Prática educativa, Formação docente, Políticas públicas. Referências BRASIL. Portaria da CAPES nº 38, de 28/02/2018, institui o Regulamento do Programa Residência Pedagógica. Brasília/DF: Ministério da Educação/CAPES, 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 23/09/2018. BRASIL. Portaria da CAPES nº 45, de 12/03/2018, institui o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília/DF: Ministério da Educação/CAPES, 2018. Disponível em:https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/16032018_Portaria_45_Regulamento_PIBID_e_Residencia_Pedagogica_SITE.pdf. Acesso em: 23/09/2018. FARIAS, I.M.S.; ROCHA, C.C.T.: Desenvolvimento profissional de professores da educação básica, reflexões a partir da experiência no PIBID. - Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz, v.24, n.3, p.123-140, set/dez. 2016. FRANCO, M.A.S.: Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. - Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul/set. 2015. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.