A educação é essencial ao acesso à cidadania, por esta razão deve estar disponível a maior parte dos brasileiros e isto é um grande desafio, mesmo sendo uma garantia (DANTAS et al, 2012). No artigo 205 da Constituição Federal de 1988, é um direito de todos e dever da família e do estado de forma conjunta, ultimamente é perceptível que as polemicas políticas, crises, entre outros, vem sendo destaque, enquanto que a educação deixa de ser uma prioridade. È consenso que para que se usufrua do pleno desenvolvimento de um país, é necessária a valorização da profissão docente. A educação insere o individuo na sociedade, bem como concebe a transformação de vida, alcançando as melhores posições sociais e intelectuais tendo como efeito a possibilidade de ascensão do país (PIMENTA, 2008). Segundo Lobo (2012) a evasão é um dos maiores problemas das Instituições de Ensino Superior (IES) no país, seja no setor público ou privado, e as suas consequências são representadas por perdas sociais, como a de recursos e tempo de ambas as partes. Queiroz (2002) indica que a evasão constantemente está presente em pautas sobre a educação brasileira e que deve ser temática da sociedade, principalmente no que concerne aos cursos de formações de professores, pois seus índices de evasão são elevados. Diante disso, o trabalho tem como objetivo investigar e discutir as principais causas de evasão em cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa. Foram realizadas revisões bibliográficas mapeadas em artigos e trabalhos publicados em anais de eventos, teses e dissertações que tratem sobre esta temática, para a pesquisa foram utilizadas palavras-chave "evasão de discentes" e "evasões de licenciaturas". De acordo com André e Ludke (1996) para entender algo complexo, que tenha valor em si mesmo, o ideal na escolha para tal complexidade é o estudo de caso. Em relação ao tipo de pesquisa, Sampieri, Collado e Lucio, (2013, p. 51) indicam que o objeto estudado pode auxiliar na compreensão sobre "[...] a realidade objetiva (do ponto de vista quantitativo), a realidade subjetiva (do ponto de vista qualitativo) ou a realidade intersubjetiva (a partir da visão mista) [...]". O estudo realizado é do tipo misto que se utiliza de dados quantitativos e qualitativos, que de acordo com Creswell (2010) é o tipo de pesquisa que possibilita diversos modelos de dados que contemplam análises estatística e textual. Para coleta de dados foi realizado um roteiro base para a aplicação de questionários aos discentes dos três cursos de licenciatura Biologia; Ciências da Natureza - Habilitação em Química; Física do IFMT - Campus Confresa sobre a evasão, sendo que 71 desses participaram desta pesquisa. Foram coletadas informações como sexo, sendo 44 femininos e 27 masculinos. Na idade de 17 - 44 anos, destes 11 trabalham no período matutino, 2 no vespertino, 4 no noturno e 41 em período integral, e 13 deixaram a resposta em branco. Os discentes que alegaram ter concluído o primeiro semestre foram 32, o segundo semestre 2, o terceiro 12 e acima do quarto semestre 24, sendo que 1 deixou a resposta em branco. Sessenta e três alunos afirmaram querer prosseguir para o próximo semestre, exceto 3 que já estão concluído seu respectivo curso, e três afirmou que talvez continuará o próximo semestre, apenas dois deixou a resposta em branco. Quando questionados sobre a escolha de seus cursos, 10 evidência sua escolha pela realização pessoal, 10 pela melhoria salarial, 19 pela demanda profissional, 27 falta de opção de outro curso, á época da sua escolha e 5 por outros motivo, que não explicitaram. Desses totais, 66 declaram conhecer alguma pessoa que evadiu, sendo apontados por eles os seguintes motivos: sendo o primeiro a dificuldade de conciliação estudo e trabalho, em segundo a falta de identificação com o curso escolhido, e em terceiro alegaram falta de tempo para se dedicar aos estudos. Diante disso, concluímos que é necessário, investimentos para atrair jovens para a profissão docente, principalmente para a área de ciências. Esperamos que ao final do projeto, sejamos fomentadores de trabalhos posteriores que visam o engajamento de pesquisadores do IFMT- Campus Confresa, objetivando o desenvolvimento da educação. Visamos propor estratégias de ações no sentido de melhorar os índices, tanto positivo como negativos existentes em relação aos motivos da evasão. Pois é fundamental que o IFMT- Campus Confresa as IES venham ter conhecimento dos estímulos que levam os estudantes evadirem de seus cursos, para que se possa criar estrategias de permanência.