ESTADO DA ARTE DO PIBID EM SUAS PRATICAS PEDAGOGICAS NA ESCOLA PÚBLICA CETI LIMA REBELO Antonia Maria Alves /antoniaama937@gmail.com/UFPI- Campus Parnaíba Antonio Carlos Pereira de Oliveira/UFPI- Campus Parnaíba Diego Almeida de Freitas/UFPI- Campus Parnaíba Inês Maria Rodrigues/UFPI- Campus Parnaíba Manoel Bruno Alves Sales/UFPI- Campus Parnaíba João Marcos de Góes/UFPI- Campus Parnaíba Eixo Temático: (Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes.) Agencia financiadora: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Resumo Embora os métodos de ensino em ciências biológicas tradicionais ou convencionais tenham possibilitado a aprendizagem, os alunos ainda sofrem dificuldades na assimilação do conhecimento praticado nas escolas. No entanto as práticas pedagógicas são formas de ensino que contribuem para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, mas a maioria das tentativas de mudanças pedagógicas tem se centrado na inovação educacional como reforma de métodos, técnicas e programas, deixando intocadas as práticas (FERREIRA, 2007). Desta forma, as práticas pedagógicas oriundas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) possibilitaram auxiliar os estudantes a compreender a ciência em vários aspectos, no desenvolvimento das áreas sociais, intelectuais e aprendizagem. Diante disso, segundo Neitzel, Ferreira e Costa (2013) para que aconteça o processo de ensino aprendizagem faz se necessário a percepção e o aproveitamento do estudante através do processo de mediação entre professor e o conteúdo pragmático, estimulando os mesmos a uma reflexão e compreensão de conhecimentos que ultrapassam a sala de aula, sendo assim a aprendizagem pode ser observada a partir da realização de práticas pedagógicas como atividades de desenvolvimento cognitivo. Portanto a utilização de meios não convencionais de ensino na educação tem como intuito de aprimorar o conhecimento e a assimilação dos estudantes frentes aos conteúdos ministrados pelos docentes em sala de aula e devem ser vista como uma metodologia necessária para a construção do educando critico social. O objetivo desse estudo é relatar a experiência com as práticas, que tiveram como finalidade o fortalecimento dos conteúdos ministrados pelos docentes. Estas atividades foram realizadas pelos Bolsistas do PIBID de ciências biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba, na escola pública CETI Lima Rebelo, na cidade Parnaíba, Piauí. A escola pertence à rede estadual estando localizada na zona urbana do município, com 400 alunos matriculados do 1º ao 3º ano do ensino médio. As atividades foram realizadas nos anos de 2014 a 2017, sendo que nesses anos foram ministradas 82 práticas pedagógicas que visaram o aprimoramento dos conhecimentos dos alunos. Foram aplicados 16 jogos lúdicos como jogos de memória, jogo de cartas e de tabuleiro que abordaram vários tipos de conteúdo. Concomitante aos os jogos lúdicos houve realização de aulas práticas, sendo um total de 66 que auxiliaram nos conteúdos ministrados pelos docentes, aplicadas em diferentes áreas do ensino de Biologia, tais como botânica, citologia, ecologia, embriologia, evolução, histologia, zoologia e genética. Com a atuação dos bolsistas na escola CETI Lima Rebelo foi possível constatar a importância das práticas pedagógicas como ferramenta no processo de ensino, auxiliando os docentes no âmbito de ensino aprendizagem. Os jogos lúdicos foram programados e trabalhados de maneira que abordassem assuntos referentes aos conteúdos recorrentes no exame nacional do ensino médio (ENEM), possibilitando um preparo adicional aos estudantes frente a essa experiência, sendo a genética básica e a citologia, os temas escolhidos como ponto de partida para esses estudos. Desse modo o uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino possibilita aos estudantes um desenvolvimento cognitivo e a sensação de prazer emocional por estar brincando enquanto adquire conhecimento (CAMPOS; BORTOLOTO; FELICIO, 2003). Depois da realização dos jogos lúdicos percebeu-se uma compreensão melhor e de forma mais clara dos conteúdos ministrados pelos docentes, embora muitas vezes tenham encontrado dificuldades, os alunos conseguiram realizar as atividades propostas pelos bolsistas, sendo esses responsáveis por apresentar o assunto de forma dinâmica. Já algumas práticas de citologia, genética, ecologia, entre outras, por meio de experimentos puderam reforçar de forma interativa o assunto visto em sala. As aulas práticas são essenciais para a construção do pensamento científico dos estudantes, pois isso promove estímulos diferenciados durante a realização de experimentos (BARTZIK; SANDER, 2016). Todas as práticas mostraram materiais em sua forma real e isso ampliou a visão dos alunos com relação ao que foi dado nos livros didáticos. A participação dos discentes e os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas contribuíram essencialmente para o bom rendimento da atividade, além disso, observou-se que os alunos interagiram bastante com a metodologia empregada e conseguiram compreender o que foi proposto. Essas atividades melhoraram a percepção dos alunos visto que se aliou teoria com a prática. Dessa forma as práticas pedagógicas funcionam como ferramenta de ensino, possibilitando uma transformação cognitiva e um aprendizado critico frente aos conhecimentos da rotina de sala de aula (FRANCO, 2015), proporcionando meios que induzam o indivíduo a participação ativa ao conhecimento pedagógico. Tendo em vista as atividades desenvolvidas pelo projeto do PIBID, na escola CETI Lima Rebelo, a atuação dos licenciados na escola possibilitou a expansão do conhecimento além da sala de aula, e ao mesmo tempo ampliou sua visão do cotidiano, promoveu a reativação estrutural dos ambientes educacionais da instituição, sendo eles o laboratório de práticas, um espaço adequado para pesquisa de literaturas e as áreas de convivência. Além disso, o programa proporcionou uma oportunidade para os bolsistas vivenciarem o espaço educacional e, fomentou no aluno a possibilidade de transformação da sua vida educacional oferendo um aprendizado ativo, crítico e um cidadão capaz de modificar a sua realidade, proporcionando de modo simultâneo uma discussão acerca do ensino e suas perspectivas de vida na sociedade em que ele está inserido. A participação no Programa maximizou as habilidades e competências dos discentes, sendo nos trabalhos em grupos e com o uso de ideias para assimilação do conteúdo pragmático. Palavras-chave: educação, experimentação, ensino-aprendizagem, jogos. Referências BARTZIK, L.; ZANDER, L. D. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Revista Arquivo Brasileiro de Educação. Belo Horizonte, v. 4, n. 1, 2016. CAMPOS, L. M. L.; BOTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino. 2003. FERREIRA, M. E. C. O enigma da inclusão: das interações e as práticas. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 3, 2007. FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por dentre resistências e resignações. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 3, 2015. NEITZEL, A. A.; FERREIRA, V. S.; COSTA, D. Os impactos do PIBID nas licenciaturas e na educação básica. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v. 18, n. especial, 2013. .