Titulo: Insetos uma ferramenta didática para o ensino de biologia João Batista Coelho[1] coelho_sobrinho@hotmail.com/UFPI-CPCE Sandra Ribeiro da Silva[2]sandra21.rsilva@gmail.com/UFPI-CPCE Alana Cavalcante da Silva[3]annacalvacante1122@hotmail.com/UFPI-CPCE Bianca Fernandes dos Santos[4]biancafernandeshta@gmail.com Luciana Barboza Silva[5]lubarbosabio@hotmail.com/UFPI-CPCE Eixo Termático: Processos de ensino e aprendizagem-com ênfase na inovação tecnológica, metodólogica e práticas docentes Resumo O desenvolvimento de modelos biológicos, técnicas e materiais didáticos são excelentes métodos de ensino que fomentam a integração entre conteúdo e prática, aprimorando o processo de aprendizagem em sala de aula. Dada à importância dos artrópodes, insetos mostram-se uma relevante ferramenta no ensino de Ciências e Biologia, diante da dificuldade apresentada pelos professores, pois a maioria dos conceitos se apresenta de forma abstrata o que leva o docente ao desafio de facilitar sua comunicação com os alunos fazendo com que compreendam e se aproximem dos conceitos propostos (SANTOS et al, 2009). Os insetos são animais extremamente bem-sucedidos e, apesar do seu pequeno tamanho, estão associados a diversos aspectos da vida do ser humano. Todos os tipos de ecossistemas naturais e modificados, terrestres e aquáticos, apresentam comunidades de insetos, que possuem grande variedade de estilos de vida, formas e funções (GULLAN & CRANSTON, 2008). O atual trabalho é fundamentado pelas discussões da Teoria de Desequilíbrio de Piaget, associadas ao desenvolvimento de procedimentos do Pensamento Científico, a partir de sugestões de atividades que compõem um material pedagógico que poderá ser utilizado por professores para o desenvolvimento de atividades na sala de aula. No ambiente de sala de aula o trabalho em grupo é de importância fundamental, pois favorece o desenvolvimento das estruturas mentais e da inteligência em geral (inclusive sensório motora), equilíbrio da afetividade e superação do egocentrismo inicial dos alunos. Como implicação disso vê que uma escola piagetiana se caracteriza pelo trabalho de grupo em oposição à aula de qualidade. (JUNIOR, et al 2013). Este estudo tem como objetivo mostrar aos alunos que é possível desenvolver uma metodologia alternativa e atrativa com o uso de modelos didáticos no ensino de ciências e Biologia, de modo a instigá-los a pensarem e produzirem novos conhecimentos, com enfoque principal na classe Insecta. Sendo essas técnicas, materiais acessíveis e de baixo custo, facilita seu uso nas instituições de ensino, pelos professores de diversas realidades sociais e econômicas. O modelo didático é um objeto descritivo que evidencia as proporções das dimensões ensinadas e também enfatiza que a sua construção é apenas uma das etapas para uma proposta mais ampla sobre o trabalho, assim utilizando como facilitadoras da aprendizagem (SILVA, 2009). O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do 2ª ano do ensino médio, na disciplina de Biologia do Colégio Estadual José Lustosa Elvas Filho, localizado no Bairro Centro no Município de Bom Jesus, Estado do Piauí. Para verificar a eficiência da aprendizagem dos estudantes foi aplicado dois questionários com questões subjetivas e objetivas. O questionário inicial para averiguar o conhecimento prévio sobre os insetos, interesse, motivação e o método com o qual o assunto é abordado em sala de aula e o questionário final, para constatar o que foi acrescentado no conhecimento dos estudantes após trabalhar o conteúdo com modelo didático. A produção do modelo foi realizada em três etapas: 1) aquisição dos materiais; 2) preparação e montagem do modelo didático e 3) Finalização do modelo. O modelo escolhido é representante dos artrópodes terrestres (abelha). Houve a necessidade de uma aula teórica - pratica, o assunto selecionado para a aula prática e apresentação do modelo didático foi Morfologia Externa e Interna dos insetos. O assunto da classe Insecta foi dividido em pequenos conteúdos para facilitar o aprendizado dos discentes, bem como prepará-los para as aulas práticas utilizando o modelo didático. Os resultados demonstraram a eficácia e significância de uma prática de ensino diferenciada na construção de conhecimento por meio do uso desses artifícios facilitadores da aprendizagem. Assim os alunos conseguiram desempenhar a atividade de forma satisfatória. Durante a apresentação foi possível observar que a realização de atividades práticas aliadas à teoria, além de facilitar o ensino, propicia uma melhora no aprendizado dos alunos. A aplicação das atividades foi importante na medida em que facilitou a identificação de erros conceituais e, a partir disso, a dedução das concepções alternativas que estão na base desses erros. A aplicação do material didático trouxe resultados de aprendizado positivos e de significância, outra abordagem importante foram os conceitos extracurriculares, e a proximidade com organismos representada pelo modelo e teorias biológicas pouco aprofundadas no currículo escolar comum. Assim através dos resultados obtidos que o uso do modelo didático na aula teórico-prática levou a um maior interesse dos participantes da pesquisa pelo conteúdo, o que sem dúvida contribuiu para uma melhor aprendizagem. Palavra-chave: Modelo didático, métodos alternativos, biologia, ensino médio. REFERÊNCIAS: DOS SANTOS SILVA, Mayara Larissa Lopes et al. "REDESCOBRINDO" O MUNDO DOS INSETOS NAS ESCOLAS DO SERTÃO DO PAJEÚ. SANTOS, Saulo Cézar Seiffert; TERÁN, Augusto Fachín. Possibilidades do uso de analogias e metáforas no processo de ensino-aprendizagem do ensino de zoologia no 7º ano do Ensino Fundamental. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática, Boa Vista. 2009. SADAVA, David E. et al. Life: the science of biology. Macmillan, 2009. CRANSTON, P. S.; GULLAN, Penny J. Os insetos um resumo de entomologia. Editora Roca Terceira Edição, v. 440, p. 02-03, 2008. SILVA, C.M.R. da. O Modelo Didático do Gênero Comentário Jornalístico Radiofônico: Uma Necessária Etapa Para a Intervenção Didática. Dissertação de Mestrado da Universidade Católica de São Paul, São Paulo, 2009.